Pular para o conteúdo principal

Postagens

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR

www.uniasselvi.com.br                 ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR Alguns itens que seguem podem ser observados  no Projeto Político –Pedagógico e no funcionamento da escola/turma . Se você precisa observar uma determinada escola ou turma ,segue aí alguns pontos a ser seguidos. 1 Caracterização da instituição em relação á Educação  básica:estruturação e condições de  espaço físico,área externa,localização,área coberta,qualidade e quantidade de construção e    dependência,acervo bibliográfico(como é utilizado),material pedagógico.  . 2 Caracterização do corpo técnico administrativo,formação e quantidade de profissionais que atuam na gestão escolar:direto,supervisor,orientador,secretários. 3 Caracterização do(a)professor(a) da turma:formação,experiência profissional,relacionamento com os alunos,autores que norteiam sua prática,uso de recursos. 4 Caracterização  do planejame...
                            PROJETO DE LEITURA PARA 2013   CAROS COLEGAS PROFESSORES ,USE E ABUSE DESTE PROJETO POIS ELE TE DARÁ GRANDE ALEGRIA:nossa melhor recompensa é ver nosso aluno alcançar os objetivos propostos. COLÉGIO:Estadual Professor Carlos Valadares PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida              PROJETO DE LEITURA-                            minha turma lê.                                                                    ABRACE ESSA IDÉIA!                                                ...

PROJETO: LENDAS

                                                                  PROJETO: LENDAS Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 8ª Assunto: Leitura Tipo: Texto Onde encontrar: Língua Portuguesa TEMA: Folclore Regional MÉTODO : Ler a História e produzir HQ; teatro de sombras; recontar lendas. MATERIAL : · Papel sulfite; · Lápis de cor ou giz de cera; · Lendas; · Lápis, régua e borracha; · JUSTIFICATIVA : Alguns alunos pouco conhecem do folclore regional. Através da leitura de livros da biblioteca da Escola que contenham essas histórias, primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie o seu gibi, baseado em uma das Lendas lidas. OBJETIVOS: Deseja-se que o aluno: 1- leia diferentes Lendas para observar os elementos que as estruturam o f...

PLANO DE AULA -5ª A 9ªSÉRIE

Colégio Estadual Professor Carlos Valadares PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida Conteúdo:                   Gênero discursivo – e-mail Língua Portuguesa-Ensino fundamental Análise linguística: organização estrutural Dados da Aula Objetivos  gerais §   conhecer a origem de e mail e suas caracteristicas §   identificar  e-mail como gênero discursivo §   Criar seu próprio e mail para para se comunicar com pessoas §    Transmitir mensagens  por e-mail. §   Analisar as características da escrita e da linguagem na internet Tempo 03 aulas de 50 minutos cada Recursos .TV .Video .Computador .Quadro branco Papel Lápis ou caneta .Recursos humanos(professor e aluno) Preparação para introdução do assunto pelo professor §   Composição de bilheites,convitese   carta pessoal. Estratégias §   Utilização do laboratório de informática e sala de víde...

Professor-Pesquisador

Os professores pesquisadores são temas amplamente analisados e discutidos nos meios acadêmicos  e profissionais, mas embora isso aconteça o que vimos não é bastante. Precisamos avançar consideravelmente analisando trabalhos de naturezas diversas. Mas embora muito enfatizada podemos perceber que se trata de um problema cada vez mais presente e atual nos nossos meios, onde o professor é chamado a cada dia rever sua função, seu papel enquanto docente frente a uma sociedade de constante mudanças onde impõe exigências diferenciadas. É de fundamental importância também pensar formação continuada desses profissionais como mola propulsora de inovações da prática docente. Ter consciência de sua prática e agir sobre ela de maneira individual e coletiva. Enquanto a interdisciplinaridade deve ser voltada para os conteúdos selecionados para uma aproximação do conhecimento da realidade do alunado, sem esquecer a importância da transmissão dos conhecimentos brasileiros e mundiais. É imp...