segunda-feira, 11 de março de 2013

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR




www.uniasselvi.com.br
               ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR
Alguns itens que seguem podem ser observados  no Projeto Político –Pedagógico e no funcionamento da escola/turma .
Se você precisa observar uma determinada escola ou turma ,segue aí alguns pontos a ser seguidos.


1 Caracterização da instituição em relação á Educação  básica:estruturação e condições de  espaço físico,área externa,localização,área coberta,qualidade e quantidade de construção e    dependência,acervo bibliográfico(como é utilizado),material pedagógico.  .
2 Caracterização do corpo técnico administrativo,formação e quantidade de profissionais que atuam na gestão escolar:direto,supervisor,orientador,secretários.
3 Caracterização do(a)professor(a) da turma:formação,experiência profissional,relacionamento com os alunos,autores que norteiam sua prática,uso de recursos.
4 Caracterização  do planejamento realizado,diariamente,semanalmente,anualmente.
O planejamento é estruturado em nível de unidade,municipal/secretaria de educação ou do(a)professor(a).O referencial adotado.Qual a importância e o trato dado ao planejamento?Quais são as alternativas  que o professor busca para resolver as questões dos limites em relação ao espaço físico,falta de material pedagógico e número excessivo de alunos?
5 Caracterização da turma:números de alunos,faixa etária,saúde,lazer, condições de moradia,constituição familiar,nível socioeconômico,número de irmãos,quantos componentes da família trabalham,nível de escolaridade da família.Obs:fazer uma média desses dados ( se preferir  use gráficos).
6 Como está organizado e estruturado o espaço físico dos alunos na sala de aula:qual o material didático-pedagógico existente para os alunos,TV,retroprojetor,tamanho da sala.
7  Rotina:descrever todos os momentos das aulas observadas.

                              

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...