sexta-feira, 6 de março de 2020

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado


Arte rupestre


Arte rupestre: essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre.
Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças.
Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da arte como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a denominação "arte" rupestre por "registro" rupestre, considerando a incerteza que cerca seu significado. Permanece, de todo modo, como testemunho precioso de culturas que exercem grande fascínio contemporaneamente mas são ainda pouco conhecidas.

Entretanto, com base no novo pensamento darwin a respeito  da evolução das espécies,levaram em consideração , que os humanos primitivos  não poderiam ter sido suficientemente avançados para criar nenhuma arte. Émile Cartailhac, um dos mais respeitados e conhecido  historiador da Pré-História do final do século XIX, tinha quase certeza  que as pinturas tinham sido forjadas pelos criacionistas (que acreditavam e sustentavam que o homem foi  criação de Deus) para apoiar suas ideias e humilhar  Darwin, mas depois ele veio a se arrepender,se retratando reconheceu sua autenticidade.


  • Na época que  Marcelino Sanz de Sautuola encontrou pela primeira vez as pinturas da caverna de Altamira, na Espanha,mais ou menos uns  150 anos atrás, elas foram consideradas como mentiras pelos acadêmicos.
    Atuais avaliações têm atestado uma enorme antiguidade nas figuras pré-históricas encontradas. Faz-se uma estimativa  que a arte rupestre tcomeçou quando o homem de Cro-Magnon se implantou na Europa deslocando o homem de Neanderthal, surgindo no período Aurignaciano e crescendo  especialmente nos períodos Solutreano e Magdaleniano do Paleolítico, sendo provavelmente posterior ao aparecimento de objetos "artísticos" móveis, como artefatos em osso ou pedra esculpida. 
    Mas, o conceito de Pré-História é totalmente diferente quando se refere à Europa e às outras partes do planeta, pois se baseia  fortemente sobre as características da cultura material e não na cronologia. Na Europa a História começa em torno de 8 mil anos antes , quando surgem os primeiros registros de uma forma embrionária de escrita, segundo Funari & Noelli, nas Américas,  é considerado pré-histórico tudo o que veio antes da chegada dos europeus no final do século XV."embora os maias possuíssem escrita, os astecas uma protoescrita e os incas, um sistema de registro de eventos e contabilidade através de cordas com nós, os quipos." Porém são casos isolados. Para todas as outras culturas o que sobrevive para estudo são registros visuais em rochas e artefatos em pedra, cerâmica e outros materiais.[6] A questão da idade exata das imagens permanece, de fato, controvertida, dado que métodos como a datação por radiocarbono podem facilmente levar a resultados errôneos pela contaminação de amostras de material mais antigo ou mais novo. As cavernas e superfícies rochosas estão tipicamente atulhadas com resíduos de diversas épocas.

    Objetivos e temas

    Em geral as imagens são formadas por figuras de grandes animais selvagens, como bisõescavaloscervos, entre outros. A figura humana surge menos vezes, mas também é muito comum, sugerindo atividades como a dança, a luta e, principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais. Paralelamente encontram-se também palmas de mãos humanas e motivos abstratos.[15][16] Os pigmentos mais usados são o carvão, argilas de várias cores e minerais triturados. Os veículos para os pigmentos são de determinação mais difícil, mas presume-se que possam ter sido usados sangue, excrementos e gordura animal, ceras e resinas vegetais, clara ou gema de ovos e saliva humana.

    Sítios 
    Os sítios mais conhecidos e estudados encontram-se na Europa, sobretudo França e no norte da Espanha, a denominada arte franco-cantábrica; em Portugal, na Itália e na SicíliaAlemanhaBalcãs e Roménia. No norte mediterrâneo da África; na Austrália e Sibéria são conhecidas milhares de localidades, porém não tão estudadas, como é o caso do Brasil.

    Portugal

    Gravura rupestre em Vila Nova de Foz CôaPortugal
    Em Portugal são conhecidas mais de trezentas localidades de arte rupestre, destacando-se os complexos do Vale do rio Côa, Patrimônio Mundial, e do Vale do Tejo, dos mais antigos ao ar livre, a Gruta do Escoural, fundamental no estudo do Cro-Magnon e Neandertal, e gravuras rupestres como o cavalo de Mazouco. A Anta Pintada de Antelas, em Oliveira de Frades, é um monumento nacional que apresenta as pinturas rupestres melhor conservadas de toda a Península Ibérica.[26]

    Brasil

    No Brasil são encontradas manifestações de arte rupestre em todo o território nacional. Com base em suas características e localização, o acervo foi dividido em "tradições": Agreste, Planalto, Nordeste, São Francisco, Litorânea, Geométrica, Meridional e Amazônica, mas verificam-se muitas interpenetrações entre esses grupos.[23] O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados.[6] No estado de Pernambuco encontram-se pinturas no Parque Nacional do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil.[27] Outros sítios importantes são os Lajedos de Corumbá, no Mato Grosso do Sul; a Pedra do Ingá, na Paraíba; a Lapa do Boquete, a Lapa do Caboclo, e as regiões de Varzelândia e Lagoa Santa, em Minas Gerais. Em Santa Catarina se destacam registros em várias ilhas litorâneas, como Campeche e Corais. No Rio Grande do Norte são encontrados principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, com destaque para o Lajedo de Soledade. Muitos registros estão em condições precárias, outros têm sofrido vandalismo, ou são destruídos em obras de infaestrutura como barragens e estradas.[28][29]

    Itália

    Líbia

    Arábia Saudita

    Espanha

    Argentina

    • Cueva de las Manos, Patrimônio Mundial da UNESCO

    Índia

    • Abrigos na Rocha de Bhimbetka, Patrimônio Mundial da UNESCO

    França

    • Grutas decoradas do vale do Vézère, Patrimônio Mundial, incluindo, entre outras, LascauxLes Combarelles e Font de Gaume
    • La Marche, perto de Lussac-les-Chateaux
    • Caverna de Chauvet, perto de Vallon-Pont-d'Arc
    • Caverna de Cosquer, perto de Marselha
    • Caverna de Pech Merle
    • Caverna de Les Trois-Frères

    Inglaterra

    • Creswell Crags
    Texto copiado e baseado no site da Wikipédia  https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_rupestre


    Exercício

    1-

    pintura rupestre
    A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
    (a)o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
    (b)a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
    (c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
    (d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
    (e)a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
    Resposta: As figuras da imagem fazem parte de um conjunto de pinturas do período neolítico, cujas características principais são figuras mais leves com apreensão do movimento e captação de cenas cotidianas. Portanto a resposta certa está na letra C.
    2-
                                                                   
                 pintura rupestre 1
    Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes. Existem vastas áreas nas quais há dominância de uma ou outra técnica no Brasil, o que não impede que ambas coexistam no mesmo espaço. Mas em todas as regiões há mãos, pés, antropomorfos e zoomorfos. Os grafismos realizados em blocos ou paredes foram gravados por meio de diversos recursos: picoteamento, entalhes e raspados.
    Nas figuras que representam a arte da pré-história brasileira e estão localizadas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, estado do Piauí, e, com base no texto, identificam-se
    a) imagens do cotidiano que sugerem caçadas, danças, manifestações rituais.
    b) cenas nas quais prevalece o grafismo entalhado em superfícies previamente polidas.
    c) aspectos recentes, cujo procedimento de datação indica o recuo das cronologias da prática pré-histórica.
    d) situações ilusórias na reconstituição da pré-história, pois se localizam em ambientes degradados
    e) grafismos rupestres que comprovam que foram realizados por pessoas com sensibilidade estética.
     Resposta: Como na questão anterior, o foco é a captação, na pedra, da vida cotidiana. Portantoletra A.
    3. Sobre a arte pré-histórica produzida no Brasil, encontramos os estilos naturalista e geométrico, onde o naturalista mostrava desenhos de cenas cotidianas e o geométrico explorava forma abstratas. Esse desenhos encontram-se, em grande parte, situados no Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato, no
    (a) Geopark Araripe
    (b) Parque da serra do estrago
    (c) Parque Nacional serra da capivara
    (d) Parque Nacional de São Raimundo Nonato.
    (e) Lapa da serra grande
    Resposta: Um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil é o Parque Nacional Serra da Capivara, no PiauíItem C
    04. O período conhecido como pedra lascada guardou impressões de como poderia ter sido as expressões artísticas dos povos que viveram nessa época(Como na imagem da mão em negativo). A arte produzida durante o paleolítico é chamada de
    Mão em negativo
    (A) funcional
    (B) expressiva
    (C) religiosa
    (D) naturalista
    (E) abstrata
    Resposta: Imagens com cenas do cotidiano ou figuras de animais e objetos são chamadas de naturalista. Resposta no Item D.

    05. Não se sabe, com exatidão, as razões para que o homem primitivo fizesse desenhos nas paredes das cavernas. Um das teorias mais aceitas sobre tais razões é que
    (A) havia necessidade de decorar suas casas, já que eles moravam nessas cavernas
    (B) possa ser um código linguístico complexo, ainda não traduzido pelo pesquisador moderno.
    (C) podem ser expressões de arte popular, semelhante ao praticado por artistas modernos de arte urbana.
    (D) possa ser trabalho de adolescentes pré-históricos, estudando as primeiras técnicas de desenho.
    (E) tenham sido utilizadas em rituais religiosos ou de caça, ou ainda gravação de cenas cotidianas.
    Resposta: Embora seja impossível precisar todos os motivos que levavam o homem primitivo a desenhar, os itens A, B, C e D são muito improváveis. O mais lógico e aceito por estudiosos é a resposta contida no Item E

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...