sexta-feira, 8 de março de 2013


                            PROJETO DE LEITURA PARA 2013


 CAROS COLEGAS PROFESSORES ,USE E ABUSE DESTE PROJETO POIS ELE TE DARÁ GRANDE ALEGRIA:nossa melhor recompensa é ver nosso aluno alcançar os objetivos propostos.

COLÉGIO:Estadual Professor Carlos Valadares
PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida 
     
     PROJETO DE LEITURA-
                           minha turma lê.             
                                                    ABRACE ESSA IDÉIA!
                                                            PARTE  I
  Este projeto de leitura foi elaborado para alunos do ensino fundamental (6º Ano/ 5ª Série a que
tem o objetivo  de incentivar o hábito da leitura, estimular a criatividade dos alunos,despertar o leitor e o escritor dentro  de cada um,desenvolvendo as competências nas produções escritas .Assim a função do projeto é:
- promover a prática de leitura e produção de textos,
 Ampliar  o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao domínio da linguagem oral e escrita;
- envolvê-los em práticas de leitura e seus usos sociais (informar, entreter, argumentar e defender seu ponto de vista);
- ajudá-los a descobri-se como leitor e escritor
- envolvê-los em práticas de escrita a partir das próprias hipóteses, sentimentos e impressões acerca do mundo em que estão inseridos e/ou de outras culturas.
O objetivo desse projeto, é mais do que criar um  hábito de leitura, é criar o desejo da leitura por diversão e prazer.
A partir da leitura de obras de vários atores proponho aos alunos a produção de um
texto baseado na obra escolhida e lida por ele.
·         Cada aluno desenvolverá seu texto utilizando como  referência a obra do(a) autor(a) escolhendo  portanto, o receptor e a mensagem a ser escolhida
 Os textos produzidos pelos alunos serão avaliados.  Os textos selecionados concorrerão a
prêmios e serão divulgados no site da escola e da professora
 
PRODUÇÃO DO TEXTO
Os alunos deverão produzir um texto escrito sobre a proposta acima a partir da leitura e análise de um dos livros lidos(livre escolha)
Critérios
1. Desenvolvimento da proposta, garantindo a relação com o livro  escolhido e analisado.
2. Linguagem compatível com o gênero narrativo.
3. Coerência, coesão e clareza no desenvolvimento do texto.
4. Originalidade revelada pela abordagem criativa da proposta.
5. Emprego da língua culta.  
6. Obediência às regras essenciais da escrita: parágrafos, pontuação adequada, ortografia e
observação das regras relativas ao Novo Acordo Ortográfico.
7. O texto pode ser crítico, mas não deve ser ofensivo, nem causar constrangimento ao leitor.
Apresentação
1. Entregar a atividade manuscrita.
2. A produção do texto deverá ter no mínimo 02(duas) páginas e no máximo 03 páginas (papel almaço).
3. Junto com a produção do texto, o aluno deverá entregar uma Ficha de Leitura da obra.
4. Data da entrega : Somente no dia 22/03/2013.
Obs.:  1- Esse trabalho substituirá a Avaliação Bimestral de Redação do 4º Bimestre.
 2- A melhor produção de texto de cada série será premiada. FICHA DE LEITURA
I - DADOS SOBRE A OBRA:
    1- Título -___________________________________________________________
    2- Autor - ___________________________________________________________
    3- Editora- ____________________________________Edição- _______________
    4- Dados sobre o autor (Resumo) _______________________________________
II- DADOS SOBRE AS PERSONAGENS:
     1- Personagem Principal
 a) Características físicas
 b) Características Psicológicas (Como é interiormente, personalidade, caráter)
     2- Persongens Secundários
     3- Personagem que mais lhe chamou a atenção. Por quê?
III- RESUMO DA OBRA
     1- Mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas.
IV- ORGANIZAÇÂO DA OBRA
      1-  Relacionar palavras desconhecidas ou interessantes  e dar seu significado (mínimo de 5 palavras).
V- CRÍTICA SOBRE A OBRA
     1- Avaliação dos aspectos positivos e negativos (conteúdo, vocabulário e outras observações que julgar adequadas).  Mínimo -  8 linhas

                
           PROJETO DE LEITURA-minha turma ler
                                                 ABRACE ESSA IDÉIA!
                                           PARTE II                            SEGUNDA          PARTEII
Enquanto dramatiza, a criança sonha. Quando faz teatro ela tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo à tona sentimentos e emoções que estão guardados ou escondidos. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive e interpreta personagens diversas, dando asas à imaginação e vivenciando ricas experiências com os demais. Fazer teatro, para a criança, nem precisa ser algo muito elaborado, um ato de ensaios cansativos onde o "aprontamento" final da peça chega junto com a exaustão e o enfado total. Fazer teatro pode ser algo dinâmico, sem muitos rodeios, pode ser improviso, criação espontânea, deixar a fala vir e criar uma personagem! Pode também ter um cenário confeccionado com sucatas, nem precisa ser algo muito rico ou elaborado. O caso é que nós, adultos, nos preocupamos demasiadamente com as aparências e transferimos isto às inocentes crianças. Pode-se fazer tudo muito bem feito e ensaiado, mas não cansativamente sempre, e nunca abrindo mão da alegria, da felicidade, da criação, do sonho." (Liza)

  Depois da produção de texto baseado no livro lido ,fará –se-a uma escolha entre os livros lidos e o escolhido  faremos uma peça teatral
 OBJETIVOS:.
– desenvolvimento integral e harmônico do aluno (criança);
- integração no meio ambiental.
-Estimular o aluno à leitura, adquirindo expressão verbal e corporal através da representação artística.
ESTRATÉGIA :  Fazer uma pesquisa nas 5ª  séries vespertina de qual aluno se interessará por fazer peças teatrais ,ou poderar também ser critério do professor de indicar alunos com baixo rendimento escolar, indisciplina ou introspecção a fim de que o educando pudesse ter mais atividade social.
Selecionando esses alunos, verificaria o horário dos ensaios e finalmente a peça a ser realizada. Quanto à confeccção da peça teatral, será baseado na historia do livro escolhido , perguntar aos alunos quem poderia emprestar vestuário, objetos de decoração para enriquecer a peça teatral.( Nas escolas públicas, nada pode ser cobrado pois pode constranger o aluno. Se vier da parte deles em querer ajudar, tudo bem)

                                    PEÇA A SER DESENVOLVIDA?

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...