quinta-feira, 7 de março de 2013

PROJETO: LENDAS

                                                                 PROJETO: LENDAS



Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 8ª
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa


TEMA: Folclore Regional
MÉTODO: Ler a História e produzir HQ; teatro de sombras; recontar lendas.
MATERIAL:
· Papel sulfite;
· Lápis de cor ou giz de cera;
· Lendas;
· Lápis, régua e borracha;
·

JUSTIFICATIVA:
Alguns alunos pouco conhecem do folclore regional. Através da leitura de livros da biblioteca da Escola que contenham essas histórias, primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie o seu gibi, baseado em uma das Lendas lidas.

OBJETIVOS:
Deseja-se que o aluno:
1- leia diferentes Lendas para observar os elementos que as estruturam o foco narrativo e o ponto de vista do autor;
2- escolha uma das Lendas de seu agrado e reescreva-a do ponto de vista de um dos personagens, narrando-a em primeira pessoa. Poderá acrescentar fatos, informações, dando asas a sua imaginação.
3- ilustre-a a gosto.

PÚBLICO-ALVO - alunos de quinta a oitava séries.

DURAÇÃO- de seis a dez aulas, dependendo do desenvolvimento da classe.

MATERIAL UTILIZADO
Lendas;
Retroprojetor;
Papel almaço;
Lápis e caneta;
Papel sulfite;
Lápis de cor;
Régua;
Borracha.
Computador e internet para pesquisa


.
ESTRATÉGIAS:
1- O professor fará uma breve explicação sobre o que é uma Lenda e citará as mais conhecidas.
2- Dividirá a classe em duplas e distribuirá um livro de Lendas, se possível diferente, para cada uma e se não for possível, os levará para sala de informática para pesquisar.
3- As duplas farão um rodízio de livros, para que todas leiam o maior número possível de Lendas.
4- Cada dupla escolherá a Lenda com o qual quer trabalhar colocando o personagem principal para contar a história e dirá para a classe. Por exemplo: O Curupira irá contar a história em primeira pessoa.
5- Os dois componentes da dupla elaborarão juntos os textos, que serão escritos numa folha de papel almaço. Poderão ser acrescentados fatos, personagens, de acordo com o gosto e a criatividade dos alunos. O narrador-personagem poderá intervir na história.
6- O professor corrigirá o texto, que deverá ser passado em folhas de papel sulfite em formato de gibi. As ilustrações serão feitas de acordo com a vontade da dupla.


Depois de prontas as confecções das lendas  serão expostas no grêmio da escola para todos  os outros lerem.
Após a exposição ,serão retiradas e  os alunos vão confeccionar um livro de lendas  e doarão a biblioteca da escola.



Obs.se possível       expor na biblioteca municipal e em outros lugares públicos

Diretor  Hugo Damasceno
Autor do projeto: Edileusa Paiva

Fonte de pesquisa :livros e internet





Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...