Pular para o conteúdo principal

PROJETO: LENDAS

                                                                 PROJETO: LENDAS



Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 8ª
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa


TEMA: Folclore Regional
MÉTODO: Ler a História e produzir HQ; teatro de sombras; recontar lendas.
MATERIAL:
· Papel sulfite;
· Lápis de cor ou giz de cera;
· Lendas;
· Lápis, régua e borracha;
·

JUSTIFICATIVA:
Alguns alunos pouco conhecem do folclore regional. Através da leitura de livros da biblioteca da Escola que contenham essas histórias, primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie o seu gibi, baseado em uma das Lendas lidas.

OBJETIVOS:
Deseja-se que o aluno:
1- leia diferentes Lendas para observar os elementos que as estruturam o foco narrativo e o ponto de vista do autor;
2- escolha uma das Lendas de seu agrado e reescreva-a do ponto de vista de um dos personagens, narrando-a em primeira pessoa. Poderá acrescentar fatos, informações, dando asas a sua imaginação.
3- ilustre-a a gosto.

PÚBLICO-ALVO - alunos de quinta a oitava séries.

DURAÇÃO- de seis a dez aulas, dependendo do desenvolvimento da classe.

MATERIAL UTILIZADO
Lendas;
Retroprojetor;
Papel almaço;
Lápis e caneta;
Papel sulfite;
Lápis de cor;
Régua;
Borracha.
Computador e internet para pesquisa


.
ESTRATÉGIAS:
1- O professor fará uma breve explicação sobre o que é uma Lenda e citará as mais conhecidas.
2- Dividirá a classe em duplas e distribuirá um livro de Lendas, se possível diferente, para cada uma e se não for possível, os levará para sala de informática para pesquisar.
3- As duplas farão um rodízio de livros, para que todas leiam o maior número possível de Lendas.
4- Cada dupla escolherá a Lenda com o qual quer trabalhar colocando o personagem principal para contar a história e dirá para a classe. Por exemplo: O Curupira irá contar a história em primeira pessoa.
5- Os dois componentes da dupla elaborarão juntos os textos, que serão escritos numa folha de papel almaço. Poderão ser acrescentados fatos, personagens, de acordo com o gosto e a criatividade dos alunos. O narrador-personagem poderá intervir na história.
6- O professor corrigirá o texto, que deverá ser passado em folhas de papel sulfite em formato de gibi. As ilustrações serão feitas de acordo com a vontade da dupla.


Depois de prontas as confecções das lendas  serão expostas no grêmio da escola para todos  os outros lerem.
Após a exposição ,serão retiradas e  os alunos vão confeccionar um livro de lendas  e doarão a biblioteca da escola.



Obs.se possível       expor na biblioteca municipal e em outros lugares públicos

Diretor  Hugo Damasceno
Autor do projeto: Edileusa Paiva

Fonte de pesquisa :livros e internet





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado

Arte rupestre Arte rupestre:  essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre. Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a   pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a   gravura rupestre , imagens gravadas em incisões na própria rocha. Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças. Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da  arte  como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a den...

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas.  Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto. Mostre que se importa com a pessoa Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é. Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pess...