quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos


Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas. 

Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto.


Mostre que se importa com a pessoa

Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é.

Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pessoas não gosta deste comportamento e o percebem. Dê sorrisos sinceros e quando realmente gostar de algo que a pessoa fez ou disse demonstre, não deixe para depois. Faça a pessoa se sentir especial apenas por ser quem ela é.


Ouça com atenção

Quando estiver conversando com outra pessoa não desvie sua atenção para outras coisas, como o celular, por exemplo. Ninguém gosta de ser ignorado, procure estar presente na conversa escute ativamente, faça perguntas pertinentes sobre o assunto, reforce que está prestando atenção enfatizando o que a pessoa disse, exemplo:

- Zezinho: ontem fui à uma hamburgueria muito gostosa, comi um lanche com muito queijo e uma porção de batata monstra

- Você: é mesmo? Como é o nome da hamburgueria que tem esses lanches tão maravilhosos?

Quando você prova que estava escutando o que o outro fala, a pessoa se sente importante para você e gostará de tê-lo por perto.


Elogie 

Todos gostam de um elogio sincero, não precisa forçar uma situação, mas quando gostar de algo em relação ao outro fale, não guarde para você. Talvez o seu elogio possa melhorar o dia de alguém, sem nem você saber.


Cuidado com as críticas

Existem pessoas que adoram criticar o que os outros fazem, ou mesmo a aparência dos colegas e amigos, mas isso é uma coisa muito chata e ninguém gosta de fato de receber críticas.

Criticar só por criticar pode até destruir a autoestima de uma pessoa, por isso pense bem se vale a pena tecer comentários sem ser solicitado. Procure dar sua opinião crítica apenas quando solicitado, não esquecendo de dar seu verdadeiro veredicto, mas com cuidado, de uma forma que leve a uma evolução para a pessoa e não apenas a faça se sentir mal.


Evite dar ordens

Não seja a pessoa autoritária que quer tudo ao seu modo, peça com educação tudo que precisar, exemplo: ao invés de falar – vai lá e faça tal coisa para mim - troque por – você poderia fazer o favor de fazer tal coisa para mim, isso me ajudaria muito! 

Pessoas autoritárias passam a impressão de se achar superior as outras, no mundo empresarial mesmo é considerado um bom líder aquele que sabe guiar sem ser autoritário, que sabe pedir ao invés de impor.


Seja autêntico

Mostre do que gosta e do que não gosta. Conte sobre seus hobbys e paixões, deixe os outros saberem quem você é de verdade, não crie um personagem apenas para agradar. Quanto mais mentir sobre você mesmo, mais as pessoas perceberão que não é autêntico. É preferível confessar que não gosta de algo do que mentir e ser pego na mentira.


Peça conselhos

Como já disse aqui, as pessoas gostam de se sentir validadas e nada melhor do que pedir conselhos para a pessoa sentir que você se importa com a opinião dela, além de demonstrar respeito e admiração pelo outro.


Fique perto de quem gosta de você

É impossível agradar 100% das pessoas, mas é possível ser amado por todos que estão ao seu redor, não se sinta mal se tiver que se afastar de pessoas que não são tão boas assim. Existem pessoas tóxicas, que contaminam o ambiente em que estão e você não as quer perto de você.

Por isso, procure estreitar os laços com que gosta de você e te faz se sentir bem ao estar com ela. Vale mais ter amigos sinceros e positivos do que tentar agradar a todos e se permitir ficar próximo de quem não te faz bem.


Não fale de você mesmo o tempo inteiro

É chato conversar com quem transforma tudo em um assunto sobre si mesmo! Não monopolize a conversa, troque informações, faça perguntas, interaja sem se achar o centro das atenções. Dê espaço para que os outros também possam brilhar.

Principalmente se alguém estiver contando algo doloroso que aconteceu com ele, não use isso para contar algo sobre você e ignorar a dor do outro, as pessoas vão gostar muito mais de você se souber dar atenção ao invés de só receber atenção.


Além de tudo que já foi dito, não esqueça de sempre dar bom dia, boa tarde, boa noite; não se esqueça de dizer por favor e obrigado; sorria para as pessoas, não se isole. Todos gostam de se sentir queridos e gostam de ser respeitados. Quanto mais respeitar quem está ao seu redor, mais as pessoas vão gostar de você!


Você pode gostar disso =Como superar 



Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...