Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 23, 2013

O Professor Pesquisador

Uma educação de qualidade, em que corpo docente e discente esteja motivado, todos se empenhando para um melhor resultado no processo ensinar e aprender é o desejo de todos os que  compõem uma equipe escolar. No entanto, o que fazer  diante da situação-problema enfrentada pela ESCOLA RUMO AO FUTURO Primeiramente, sabe-se que conteúdos que sejam do interesse do alunado já é um grande avanço no processo ensino-aprendizagem. Então, essa ideia, diga-se de passagem, ultrapassada,  de que o currículo é algo pronto é inaceitável, como diz o texto base" o currículo não é estático, mas dinâmico, está sempre inacabado" e " nós, professores, somos sujeitos que influenciamos e fazemos parte da construção do currículo e não meros executores deste".    É certo que os alunos precisam aprender/conhecer, dominar os conteúdos referentes às disciplinas Português, Matemática, FÍsica, Química entre outras, pois esses conhecimentos eles irão precisar vida afora, em diferentes ...

O Curriculo Escolar

O currículo escolar é um dos instrumentos pedagógicos mais importantes na mediação deste processo tão encantador que é o ensino aprendizagem. O grande lance é que infelizmente ele ainda não é pensando na perspectiva de se contemplar as especificidades dos educandos e a realidade da comunidade escolar,uma vez que ainda insistimos em seguir fórmulas e receitas prontas,deixando de considerar as nuances que constroem ou ajudam a construir a escola em sua essência.Esse currículo precisa ser construído dentro da Unidade Escolar com todos os atores que serão participantes deste processo, desta forma realidades de espaços como o da escola supra citada no estudo de caso, minimizará em grande parte,como por exemplo questões como altos índices de repetência e evasão escolar uma vez que mais próximo da realidade destes atores, mais significativa será a aprendizagem. Assim desenvolvendo por exemplo atividades que despertem o interesse em aprender através de métodos metacognitivos onde esses edu...
Observa-se a semelhança das inquietações, questionamentos e responsabilidades, independente de onde  se mora .Considera-se como Inclusão Digital o processo mediante o qual as pessoas obtêm acesso à tecnologia digital e se capacitam para utilizá-la de modo a desenvolver competências que resultem na melhoria da qualidade de sua vida, e, no  caso dos professores, na melhoria da qualidade do ensino. Baseado nisso , o fato de que a Inclusão Digital envolve alguns componentes que contribuem para  o aperfeiçoamento pedagógico: acesso à tecnologia digital, capacidade de manejar essa tecnologia do ponto de vista técnico e a capacidade de integrar essa tecnologia nos afazeres diários. É  de suma importância  colocar computadores nas escolas e dar acesso à Internet para professores e alunos, ajudando-os a construir competências essenciais para melhorar a qualidade do ensino, como já citado anteriormente, mas o que preocupa também, é que o investimento de oito anos de...
http://hospedandosites.com.br/?ref=edyx

Depoimento de um homossexual

  Olá,meu nome é JJ,tenho 23 anos ,mora em uma cidadezinha baiana,sou publicitário e sou homossexual.Aos 12 anos de idade descobri que me interessava por  pessoas do mesmo sexo que eu,no começo me senti estranho,com muito medo das minhas atitudes,pois elas eram  denunciadoras do meu gosto sexual.Tentei esconder o máximo ,pois tinha medo das reações das pessoas ,principalmente dos meus pais que eram bastante conservadores.No colégio,começou a surgir as piadinhas,os xingamentos,as recusas e até mesmo afastamento de pessoas que eu considerava meus amigos.As  pessoas me perguntavam se eu era gay e eu prontamente negava e me chateava com tudo isso,deixei de ir a escola por alguns dias alegando está doente  para me livrar da situação em que eu estava vivendo,sim,porque isso só acontecia na escola,a minha família nada desconfiava.      Passou o tempo e cada vez mais eu gostava de está junto com os meninos e até mesmo com rapazes e homens,ti...