O currículo escolar é um
dos instrumentos pedagógicos mais importantes na mediação deste processo tão
encantador que é o ensino aprendizagem. O grande lance é que infelizmente ele
ainda não é pensando na perspectiva de se contemplar as especificidades dos
educandos e a realidade da comunidade escolar,uma vez que ainda insistimos em
seguir fórmulas e receitas prontas,deixando de considerar as nuances que
constroem ou ajudam a construir a escola em sua essência.Esse currículo precisa
ser construído dentro da Unidade Escolar com todos os atores que serão
participantes deste processo, desta forma realidades de espaços como o da
escola supra citada no estudo de caso, minimizará em grande parte,como por
exemplo questões como altos índices de repetência e evasão escolar uma vez que
mais próximo da realidade destes atores, mais significativa será a
aprendizagem. Assim desenvolvendo por exemplo atividades que despertem o
interesse em aprender através de métodos metacognitivos onde esses educandos
passarão a ter consciência de que de fato podem construir o seu conhecimento
tendo como ponto de partida um currículo próximo, ou seja aquilo que para ele é
tangível. De acordo com Arroyo (2007), os educandos devem ser reconhecidos como
sujeitos da ação educativa.Desta forma o professor precisa estar sempre na
posição de pesquisador,buscando dar sentido a sua pratica docente,
retroalimentando-a constantemente, buscando suas bases filosóficas e ajuizando
a sua pratica com a elaboração de hipóteses e experiências visando a eficacia
de seu fazer pedagógico. Claro que aqui não estamos a tratar em sucessos na
aprendizagem mais sim em tentativas planejadas e coerentes com os reais
objetivos que ,neste caso os professores,desejam passar em seu processo de
ensinagem,ou seja um planejamento estratégico de seu currículo. Não se deve
entender currículo próximo a realidade do aluno e da escola com a minimização
de conteúdos ou a eliminação de uns em detrimento de outros, aqui a discussão é
voltada para a necessidade de se respeitar questões especificas que interferem
neste currículo, buscando desenvolver método e planejamentos que visem superar
esses desafios.Se por exemplo um aluno não desenvolveu a sua competência leitora
ou tem dificuldades nas questões lógicas e isso já foi detectado previamente,á
de se lançar mão de alternativas interdisciplinares para superar essas
barreiras impeditivas para o avanço e desenvolvimento deste educando.Os
instrumentos avaliadores do processo de ensinagem em nosso país são perversos,
pois não levam em consideração o nível cognitivo nem as condições sociais de
cada individuo, partem do pressuposto que já se fora apresentado, a esses
determinados seres cognoscentes com respectivas idades e series, para ser mais
especifico 5ª/6º, 8ª/9ª e 3º Ano do Ensino Médio, conteúdos curriculares
necessários estando os mesmos aptos a responde-las, o que em muita das vezes é
uma inverdade pois esse alunos além de, por tantos motivos,inclusive os supra
citados não assimilarem os respectivos conteúdos ,em sua grande maioria em si
tratando de escola publica, estão até sem saber o real significados dessas
avaliações não as encarando com a sua devida seriedade, mascarando dados,apenas
desta reflexão retira-se o Enem pela enfase a sua importância também na mídia,
instrumento de um poder de alcance imensurável para os nossos educandos. Assim
buscar a construção através da discussão com a comunidade escolar, de um
currículo real em uma perspectiva,inter-multidisciplinar é um dos caminhos que
premitirá a esse corpo escolar transcender em sua pratica pedagógica, onde o
desenvolvimento do estudante impactará de forma positiva naturalmente nos
resultados coletados através dos instrumentos avaliadores,prova brasil, Enem, provinha
Brasil etc.... uma vez que de fato aprendizagem foi significativa.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia
6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...
-
SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ Análise geográfico da cidade de Santa Bá...
-
Arte rupestre Arte rupestre: essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas paredes,nos tetos das carvernas e outras ...
-
Luto: como ser forte e superar essa dor Afinal, o que é o luto? A principal forma de luto que pensamos é a morte. Desde os primórdios da h...
Nenhum comentário:
Postar um comentário