Colégio Estadual Professor Carlos Valadares
PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida
Conteúdo: Gênero discursivo – e-mail
Língua Portuguesa-Ensino fundamental | Análise linguística: organização estrutural |
Dados da Aula
Objetivos gerais
§ conhecer a origem de e mail e suas caracteristicas
§ identificar e-mail como gênero discursivo
§ Criar seu próprio e mail para para se comunicar com pessoas
§ Transmitir mensagens por e-mail.
§ Analisar as características da escrita e da linguagem na internet
Tempo
03 aulas de 50 minutos cada
Recursos
.TV
.Video
.Computador
.Quadro branco
Papel
Lápis ou caneta
.Recursos humanos(professor e aluno)
Preparação para introdução do assunto pelo professor
§ Composição de bilheites,convitese carta pessoal.
Estratégias
§ Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
§ Dividir a turma em grupos para fazer pesquisar
§ utilização de tiras veiculadas na internet.
Aula 01 (50 minutos)
E- mail:conhecido como correio eletrônico é um meio de fazer,enviar e receber mensagens através sistema eletrônico de comunicação(celular,PC,net book,notebook,tablet) esse sistema tem também seus limites mais é mais rápido que o correio convencional .
Atividade
I - Para começar a aula – o gênero discursivo e-mail – o professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas apresentadas na sequência
Tirinha A –A era digital
Disponível em:
II – Em grupo ou em dupla dupla, os alunos deverão responder questões sobre as tirinhas:
§ O professor deverá xerografar as questões para os alunos
1. Observe a tirinha A – A era digital
a. Como as meninas manteriam contato ?
bPor que motivo ela apresenta uma expressão de desapontamento no último quadrinho? Explique.
2. Observe a tirinha B - Problogger - o blogueiro profissional.
O Google é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje é o site de busca mais usado no mundo.
a. O que os balõezinhos em branco – no segundo quadrinho – sugerem como resposta à pergunta – “Consegue imaginar o mundo sem o Google?”
b. Como você interpreta a fala do blogueiro no último quadrinho: “Talvez digitando no Google ‘Como seria o mundo sem o Google’ eu encontre algo”.
c. Qual é acrítica que se pode apreender da leitura dessa tira?
4 Estudos comprovam que o uso dos meios digitais tem pontos positivos e pontos negativos
Você acha que o E- mail - correio eletrônico - pode ser considerado um ponto positivo? Justifique sua resposta.
5. Como você se comunica com amigos, familiares e pessoas queridas que estão distantes?
6. Quem costuma escrever cartas? Esse tipo de correspondência é comum nos dias atuais? Por quê?
7. Quem se comunica por email com outras pessoas ? . Você sabe como funciona um e-mail? Como esse tipo de correspondência surgiu?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para em dupla, pesquisarem sobre:
(i) a história do e-mail;
(ii) e como criar um e-mail.
II - O alunos pesquisarão os seguintes tópicos:
a. Quando e como foi criado o correio postal
b. O que é, como e quando surgiu o correio eletrônico.
c. A importância do correio eletrônico para a rede internacional de computadores.
.
e. Características e função do e-mail;
g. Tipos de e-mail: restrito, com privacidade segura, especial e gratuito.
Aula 03 ( 50 minutos)
Atividade
I– O professor deverá reproduzir a cópia do E- mail feito por ele mesmo e enviado aos grupos de alunos ?
O professor deverá expor um roteiro a ser cumprido:
b. Todos deverão trocar endereços de e-mail com um colega. Se ele não tiver um, abrir uma conta de e-mail gratuita na internet, com a ajuda de seu professor ou de um colega.
c Suponha que você e seu (sua) amigo(a) foram ao cinema, no dia anterior. Agora envie a ele/ela um e-mail, comentando o que você achou do filme.
. Observe se a mensagem está de acordo com o que você pretende comunicar antes de enviar
d.Verifique se a linguagem está adequada ao interlocutor e ao grau de intimidade entre vocês.
e. Copie a mensagem de seu e-mail em uma folha separada para ser entregue ao professor para que você possa ser avaliado.
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das tirinhas e de um e-mail fictício e, individualmente, por meio da produção de uma mensagem a ser enviada por e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário