sábado, 2 de março de 2013

PLANO DE AULA -5ª A 9ªSÉRIE


Colégio Estadual Professor Carlos Valadares

PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida

Conteúdo:                   Gênero discursivo – e-mail
Língua Portuguesa-Ensino fundamental
Análise linguística: organização estrutural
Dados da Aula
Objetivos  gerais
§  conhecer a origem de e mail e suas caracteristicas
§  identificar  e-mail como gênero discursivo
§  Criar seu próprio e mail para para se comunicar com pessoas
§   Transmitir mensagens  por e-mail.
§  Analisar as características da escrita e da linguagem na internet
Tempo
03 aulas de 50 minutos cada
Recursos
.TV
.Video
.Computador
.Quadro branco
Papel
Lápis ou caneta
.Recursos humanos(professor e aluno)
Preparação para introdução do assunto pelo professor
§  Composição de bilheites,convitese carta pessoal.
Estratégias
§  Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
§  Dividir a turma em grupos para fazer pesquisar
§  utilização de tiras veiculadas na internet.
Aula 01 (50 minutos)
E- mail:conhecido como correio eletrônico  é um meio de fazer,enviar e receber mensagens através sistema eletrônico de comunicação(celular,PC,net book,notebook,tablet) esse sistema tem também seus limites mais é mais rápido que o correio convencional .
Atividade
I - Para começar a aula – o gênero discursivo e-mail –   o professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas apresentadas na sequência
Tirinha A –A era digital
http://img98.imageshack.us/img98/1237/35hv8.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000065/md.0000013509.jpg
Disponível em:
II – Em grupo ou em dupla  dupla, os alunos deverão responder questões sobre as tirinhas:
§  O professor deverá xerografar as questões para os alunos
1.  Observe a tirinha A – A era digital
a.  Como as meninas manteriam contato ?
bPor que motivo ela apresenta uma  expressão de desapontamento no último quadrinho? Explique.
2.  Observe a tirinha B - Problogger - o blogueiro profissional.
O Google  é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje  é o site de busca mais usado no mundo.
a.   O que os balõezinhos em branco – no segundo quadrinho – sugerem como resposta à pergunta – “Consegue imaginar o mundo sem o Google?”
b. Como você interpreta a fala do blogueiro no último quadrinho: “Talvez digitando no Google ‘Como seria o mundo sem o Google’ eu encontre algo”.
c. Qual é acrítica que se pode apreender da leitura dessa tira?
4 Estudos comprovam que o uso dos meios digitais tem pontos positivos e pontos negativos
Você acha que o E- mail  - correio eletrônico - pode ser considerado um ponto positivo? Justifique sua resposta.
5.  Como você se comunica com amigos, familiares e pessoas queridas que estão distantes?
6. Quem  costuma  escrever cartas? Esse tipo de correspondência  é comum nos dias atuais? Por quê?
7. Quem se comunica por email  com outras pessoas ? . Você sabe como funciona um e-mail? Como esse tipo de correspondência surgiu?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para em dupla, pesquisarem  sobre:
(i) a história do e-mail;
(ii) e como criar um e-mail.
II - O alunos pesquisarão os seguintes  tópicos:

a. Quando e como foi criado o correio postal
b. O que é, como e quando surgiu o correio eletrônico.
c. A importância do correio eletrônico para a rede internacional de computadores.
.
e. Características e função do e-mail;
g. Tipos de e-mail:  restrito, com privacidade segura, especial e gratuito.

Aula 03 ( 50 minutos)
 Atividade
I– O professor deverá reproduzir a cópia do E- mail  feito por ele mesmo e enviado aos grupos de alunos  ?
O professor  deverá expor um roteiro a ser cumprido:
b. Todos deverão  trocar endereços de e-mail com um colega. Se ele não tiver um, abrir uma conta de e-mail gratuita na internet, com a ajuda de seu professor ou de um colega.
c Suponha que você e seu (sua) amigo(a) foram ao cinema, no dia anterior.  Agora envie a ele/ela um e-mail, comentando o que você achou do filme.
.   Observe se a mensagem está de acordo com o que você pretende comunicar antes de enviar
d.Verifique se a linguagem está adequada ao interlocutor e ao grau de intimidade entre vocês.
e. Copie  a mensagem de seu e-mail em uma folha separada para ser entregue ao professor para que você possa ser avaliado.  
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das  tirinhas e de um e-mail fictício e, individualmente, por meio da produção de uma mensagem a ser enviada por e-mail.

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...