segunda-feira, 11 de março de 2013

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR




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               ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR
Alguns itens que seguem podem ser observados  no Projeto Político –Pedagógico e no funcionamento da escola/turma .
Se você precisa observar uma determinada escola ou turma ,segue aí alguns pontos a ser seguidos.


1 Caracterização da instituição em relação á Educação  básica:estruturação e condições de  espaço físico,área externa,localização,área coberta,qualidade e quantidade de construção e    dependência,acervo bibliográfico(como é utilizado),material pedagógico.  .
2 Caracterização do corpo técnico administrativo,formação e quantidade de profissionais que atuam na gestão escolar:direto,supervisor,orientador,secretários.
3 Caracterização do(a)professor(a) da turma:formação,experiência profissional,relacionamento com os alunos,autores que norteiam sua prática,uso de recursos.
4 Caracterização  do planejamento realizado,diariamente,semanalmente,anualmente.
O planejamento é estruturado em nível de unidade,municipal/secretaria de educação ou do(a)professor(a).O referencial adotado.Qual a importância e o trato dado ao planejamento?Quais são as alternativas  que o professor busca para resolver as questões dos limites em relação ao espaço físico,falta de material pedagógico e número excessivo de alunos?
5 Caracterização da turma:números de alunos,faixa etária,saúde,lazer, condições de moradia,constituição familiar,nível socioeconômico,número de irmãos,quantos componentes da família trabalham,nível de escolaridade da família.Obs:fazer uma média desses dados ( se preferir  use gráficos).
6 Como está organizado e estruturado o espaço físico dos alunos na sala de aula:qual o material didático-pedagógico existente para os alunos,TV,retroprojetor,tamanho da sala.
7  Rotina:descrever todos os momentos das aulas observadas.

                              

sexta-feira, 8 de março de 2013


                            PROJETO DE LEITURA PARA 2013


 CAROS COLEGAS PROFESSORES ,USE E ABUSE DESTE PROJETO POIS ELE TE DARÁ GRANDE ALEGRIA:nossa melhor recompensa é ver nosso aluno alcançar os objetivos propostos.

COLÉGIO:Estadual Professor Carlos Valadares
PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida 
     
     PROJETO DE LEITURA-
                           minha turma lê.             
                                                    ABRACE ESSA IDÉIA!
                                                            PARTE  I
  Este projeto de leitura foi elaborado para alunos do ensino fundamental (6º Ano/ 5ª Série a que
tem o objetivo  de incentivar o hábito da leitura, estimular a criatividade dos alunos,despertar o leitor e o escritor dentro  de cada um,desenvolvendo as competências nas produções escritas .Assim a função do projeto é:
- promover a prática de leitura e produção de textos,
 Ampliar  o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao domínio da linguagem oral e escrita;
- envolvê-los em práticas de leitura e seus usos sociais (informar, entreter, argumentar e defender seu ponto de vista);
- ajudá-los a descobri-se como leitor e escritor
- envolvê-los em práticas de escrita a partir das próprias hipóteses, sentimentos e impressões acerca do mundo em que estão inseridos e/ou de outras culturas.
O objetivo desse projeto, é mais do que criar um  hábito de leitura, é criar o desejo da leitura por diversão e prazer.
A partir da leitura de obras de vários atores proponho aos alunos a produção de um
texto baseado na obra escolhida e lida por ele.
·         Cada aluno desenvolverá seu texto utilizando como  referência a obra do(a) autor(a) escolhendo  portanto, o receptor e a mensagem a ser escolhida
 Os textos produzidos pelos alunos serão avaliados.  Os textos selecionados concorrerão a
prêmios e serão divulgados no site da escola e da professora
 
PRODUÇÃO DO TEXTO
Os alunos deverão produzir um texto escrito sobre a proposta acima a partir da leitura e análise de um dos livros lidos(livre escolha)
Critérios
1. Desenvolvimento da proposta, garantindo a relação com o livro  escolhido e analisado.
2. Linguagem compatível com o gênero narrativo.
3. Coerência, coesão e clareza no desenvolvimento do texto.
4. Originalidade revelada pela abordagem criativa da proposta.
5. Emprego da língua culta.  
6. Obediência às regras essenciais da escrita: parágrafos, pontuação adequada, ortografia e
observação das regras relativas ao Novo Acordo Ortográfico.
7. O texto pode ser crítico, mas não deve ser ofensivo, nem causar constrangimento ao leitor.
Apresentação
1. Entregar a atividade manuscrita.
2. A produção do texto deverá ter no mínimo 02(duas) páginas e no máximo 03 páginas (papel almaço).
3. Junto com a produção do texto, o aluno deverá entregar uma Ficha de Leitura da obra.
4. Data da entrega : Somente no dia 22/03/2013.
Obs.:  1- Esse trabalho substituirá a Avaliação Bimestral de Redação do 4º Bimestre.
 2- A melhor produção de texto de cada série será premiada. FICHA DE LEITURA
I - DADOS SOBRE A OBRA:
    1- Título -___________________________________________________________
    2- Autor - ___________________________________________________________
    3- Editora- ____________________________________Edição- _______________
    4- Dados sobre o autor (Resumo) _______________________________________
II- DADOS SOBRE AS PERSONAGENS:
     1- Personagem Principal
 a) Características físicas
 b) Características Psicológicas (Como é interiormente, personalidade, caráter)
     2- Persongens Secundários
     3- Personagem que mais lhe chamou a atenção. Por quê?
III- RESUMO DA OBRA
     1- Mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas.
IV- ORGANIZAÇÂO DA OBRA
      1-  Relacionar palavras desconhecidas ou interessantes  e dar seu significado (mínimo de 5 palavras).
V- CRÍTICA SOBRE A OBRA
     1- Avaliação dos aspectos positivos e negativos (conteúdo, vocabulário e outras observações que julgar adequadas).  Mínimo -  8 linhas

                
           PROJETO DE LEITURA-minha turma ler
                                                 ABRACE ESSA IDÉIA!
                                           PARTE II                            SEGUNDA          PARTEII
Enquanto dramatiza, a criança sonha. Quando faz teatro ela tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo à tona sentimentos e emoções que estão guardados ou escondidos. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive e interpreta personagens diversas, dando asas à imaginação e vivenciando ricas experiências com os demais. Fazer teatro, para a criança, nem precisa ser algo muito elaborado, um ato de ensaios cansativos onde o "aprontamento" final da peça chega junto com a exaustão e o enfado total. Fazer teatro pode ser algo dinâmico, sem muitos rodeios, pode ser improviso, criação espontânea, deixar a fala vir e criar uma personagem! Pode também ter um cenário confeccionado com sucatas, nem precisa ser algo muito rico ou elaborado. O caso é que nós, adultos, nos preocupamos demasiadamente com as aparências e transferimos isto às inocentes crianças. Pode-se fazer tudo muito bem feito e ensaiado, mas não cansativamente sempre, e nunca abrindo mão da alegria, da felicidade, da criação, do sonho." (Liza)

  Depois da produção de texto baseado no livro lido ,fará –se-a uma escolha entre os livros lidos e o escolhido  faremos uma peça teatral
 OBJETIVOS:.
– desenvolvimento integral e harmônico do aluno (criança);
- integração no meio ambiental.
-Estimular o aluno à leitura, adquirindo expressão verbal e corporal através da representação artística.
ESTRATÉGIA :  Fazer uma pesquisa nas 5ª  séries vespertina de qual aluno se interessará por fazer peças teatrais ,ou poderar também ser critério do professor de indicar alunos com baixo rendimento escolar, indisciplina ou introspecção a fim de que o educando pudesse ter mais atividade social.
Selecionando esses alunos, verificaria o horário dos ensaios e finalmente a peça a ser realizada. Quanto à confeccção da peça teatral, será baseado na historia do livro escolhido , perguntar aos alunos quem poderia emprestar vestuário, objetos de decoração para enriquecer a peça teatral.( Nas escolas públicas, nada pode ser cobrado pois pode constranger o aluno. Se vier da parte deles em querer ajudar, tudo bem)

                                    PEÇA A SER DESENVOLVIDA?

quinta-feira, 7 de março de 2013

PROJETO: LENDAS

                                                                 PROJETO: LENDAS



Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 8ª
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa


TEMA: Folclore Regional
MÉTODO: Ler a História e produzir HQ; teatro de sombras; recontar lendas.
MATERIAL:
· Papel sulfite;
· Lápis de cor ou giz de cera;
· Lendas;
· Lápis, régua e borracha;
·

JUSTIFICATIVA:
Alguns alunos pouco conhecem do folclore regional. Através da leitura de livros da biblioteca da Escola que contenham essas histórias, primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie o seu gibi, baseado em uma das Lendas lidas.

OBJETIVOS:
Deseja-se que o aluno:
1- leia diferentes Lendas para observar os elementos que as estruturam o foco narrativo e o ponto de vista do autor;
2- escolha uma das Lendas de seu agrado e reescreva-a do ponto de vista de um dos personagens, narrando-a em primeira pessoa. Poderá acrescentar fatos, informações, dando asas a sua imaginação.
3- ilustre-a a gosto.

PÚBLICO-ALVO - alunos de quinta a oitava séries.

DURAÇÃO- de seis a dez aulas, dependendo do desenvolvimento da classe.

MATERIAL UTILIZADO
Lendas;
Retroprojetor;
Papel almaço;
Lápis e caneta;
Papel sulfite;
Lápis de cor;
Régua;
Borracha.
Computador e internet para pesquisa


.
ESTRATÉGIAS:
1- O professor fará uma breve explicação sobre o que é uma Lenda e citará as mais conhecidas.
2- Dividirá a classe em duplas e distribuirá um livro de Lendas, se possível diferente, para cada uma e se não for possível, os levará para sala de informática para pesquisar.
3- As duplas farão um rodízio de livros, para que todas leiam o maior número possível de Lendas.
4- Cada dupla escolherá a Lenda com o qual quer trabalhar colocando o personagem principal para contar a história e dirá para a classe. Por exemplo: O Curupira irá contar a história em primeira pessoa.
5- Os dois componentes da dupla elaborarão juntos os textos, que serão escritos numa folha de papel almaço. Poderão ser acrescentados fatos, personagens, de acordo com o gosto e a criatividade dos alunos. O narrador-personagem poderá intervir na história.
6- O professor corrigirá o texto, que deverá ser passado em folhas de papel sulfite em formato de gibi. As ilustrações serão feitas de acordo com a vontade da dupla.


Depois de prontas as confecções das lendas  serão expostas no grêmio da escola para todos  os outros lerem.
Após a exposição ,serão retiradas e  os alunos vão confeccionar um livro de lendas  e doarão a biblioteca da escola.



Obs.se possível       expor na biblioteca municipal e em outros lugares públicos

Diretor  Hugo Damasceno
Autor do projeto: Edileusa Paiva

Fonte de pesquisa :livros e internet





sábado, 2 de março de 2013

PLANO DE AULA -5ª A 9ªSÉRIE


Colégio Estadual Professor Carlos Valadares

PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida

Conteúdo:                   Gênero discursivo – e-mail
Língua Portuguesa-Ensino fundamental
Análise linguística: organização estrutural
Dados da Aula
Objetivos  gerais
§  conhecer a origem de e mail e suas caracteristicas
§  identificar  e-mail como gênero discursivo
§  Criar seu próprio e mail para para se comunicar com pessoas
§   Transmitir mensagens  por e-mail.
§  Analisar as características da escrita e da linguagem na internet
Tempo
03 aulas de 50 minutos cada
Recursos
.TV
.Video
.Computador
.Quadro branco
Papel
Lápis ou caneta
.Recursos humanos(professor e aluno)
Preparação para introdução do assunto pelo professor
§  Composição de bilheites,convitese carta pessoal.
Estratégias
§  Utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
§  Dividir a turma em grupos para fazer pesquisar
§  utilização de tiras veiculadas na internet.
Aula 01 (50 minutos)
E- mail:conhecido como correio eletrônico  é um meio de fazer,enviar e receber mensagens através sistema eletrônico de comunicação(celular,PC,net book,notebook,tablet) esse sistema tem também seus limites mais é mais rápido que o correio convencional .
Atividade
I - Para começar a aula – o gênero discursivo e-mail –   o professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas apresentadas na sequência
Tirinha A –A era digital
http://img98.imageshack.us/img98/1237/35hv8.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000065/md.0000013509.jpg
Disponível em:
II – Em grupo ou em dupla  dupla, os alunos deverão responder questões sobre as tirinhas:
§  O professor deverá xerografar as questões para os alunos
1.  Observe a tirinha A – A era digital
a.  Como as meninas manteriam contato ?
bPor que motivo ela apresenta uma  expressão de desapontamento no último quadrinho? Explique.
2.  Observe a tirinha B - Problogger - o blogueiro profissional.
O Google  é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje  é o site de busca mais usado no mundo.
a.   O que os balõezinhos em branco – no segundo quadrinho – sugerem como resposta à pergunta – “Consegue imaginar o mundo sem o Google?”
b. Como você interpreta a fala do blogueiro no último quadrinho: “Talvez digitando no Google ‘Como seria o mundo sem o Google’ eu encontre algo”.
c. Qual é acrítica que se pode apreender da leitura dessa tira?
4 Estudos comprovam que o uso dos meios digitais tem pontos positivos e pontos negativos
Você acha que o E- mail  - correio eletrônico - pode ser considerado um ponto positivo? Justifique sua resposta.
5.  Como você se comunica com amigos, familiares e pessoas queridas que estão distantes?
6. Quem  costuma  escrever cartas? Esse tipo de correspondência  é comum nos dias atuais? Por quê?
7. Quem se comunica por email  com outras pessoas ? . Você sabe como funciona um e-mail? Como esse tipo de correspondência surgiu?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática, para em dupla, pesquisarem  sobre:
(i) a história do e-mail;
(ii) e como criar um e-mail.
II - O alunos pesquisarão os seguintes  tópicos:

a. Quando e como foi criado o correio postal
b. O que é, como e quando surgiu o correio eletrônico.
c. A importância do correio eletrônico para a rede internacional de computadores.
.
e. Características e função do e-mail;
g. Tipos de e-mail:  restrito, com privacidade segura, especial e gratuito.

Aula 03 ( 50 minutos)
 Atividade
I– O professor deverá reproduzir a cópia do E- mail  feito por ele mesmo e enviado aos grupos de alunos  ?
O professor  deverá expor um roteiro a ser cumprido:
b. Todos deverão  trocar endereços de e-mail com um colega. Se ele não tiver um, abrir uma conta de e-mail gratuita na internet, com a ajuda de seu professor ou de um colega.
c Suponha que você e seu (sua) amigo(a) foram ao cinema, no dia anterior.  Agora envie a ele/ela um e-mail, comentando o que você achou do filme.
.   Observe se a mensagem está de acordo com o que você pretende comunicar antes de enviar
d.Verifique se a linguagem está adequada ao interlocutor e ao grau de intimidade entre vocês.
e. Copie  a mensagem de seu e-mail em uma folha separada para ser entregue ao professor para que você possa ser avaliado.  
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das  tirinhas e de um e-mail fictício e, individualmente, por meio da produção de uma mensagem a ser enviada por e-mail.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Professor-Pesquisador



Os professores pesquisadores são temas amplamente analisados e discutidos nos meios acadêmicos 
e profissionais, mas embora isso aconteça o que vimos não é bastante. Precisamos avançar consideravelmente analisando trabalhos de naturezas diversas. Mas embora muito enfatizada podemos perceber que se trata de um problema cada vez mais presente e atual nos nossos meios, onde o professor é chamado a cada dia rever sua função, seu papel enquanto docente frente a uma sociedade de constante mudanças onde impõe exigências diferenciadas. É de fundamental importância também pensar formação continuada desses profissionais como mola propulsora de inovações da prática docente. Ter consciência de sua prática e agir sobre ela de maneira individual e coletiva.
Enquanto a interdisciplinaridade deve ser voltada para os conteúdos selecionados para uma aproximação do conhecimento da realidade do alunado, sem esquecer a importância da transmissão dos conhecimentos brasileiros e mundiais. É importante ressalta que essa prática aconteça a partir de sala de aula para que possamos demonstrar as diferente formas de etnias do aprendizado de várias culturas, dando a oportunidade para que o aluno possa se socializar nas diversas áreas de culturas e etnias, respeitando o direito de todos uma vez que a aprendizagem é vista como um direito de todo cidadão.
Espera-se que os conteúdos propostos sirvam de suporte para que o professor possa contemplar, a abrangência solicitada pelo tema a adequando-os, ao mesmo tempo aos objetivos e a realidade do seu trabalho.
Quanto as diferentes formas de avaliações nacionais, nos permite obter dados que norteiam os professores à novos caminhos dando-nos oportunidades de avaliar os níveis de aprendizagem do estudantes, pois as diferentes formas de avaliar o alunado são caminhos que oferecem suportes para nortear o professor no momento do seu planejamento. Sendo assim, fica mais claro detectar algumas falhas e corrigi-las, aos quais nos faltam para aprimorar nossos conhecimentos.
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

O uso das TICs na Educação


No mundo globalizado já não é possível à sociedade caminhar sem o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NITCs). A comunidade escolar já percebe a importância das tecnologias como uma ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino e aprendizagem.
O espaço escolar é o ambiente especifico para ser visto como um campo de constantes mudanças, onde o aluno possa construir seus conhecimentos na troca de experiências, na busca de informações revelantes para o estudo em questão, ou seja, aluno e professor no manejo tecnológico de forma participativa, aonde acontecerá agregados informações nos resultados adquirido. A internet é uma fonte rica e diversificada de pesquisa de conteúdo, uma fonte inesgotável de atividades diferentes, inovadoras e interessantes – multimídia, imagens, mapas, sons, textos, software, etc., sendo o educador uma peça fundamental no processo pedagógico como mediador, conselheiro, gerenciador e orientador, por meio de um plano bastante claro, preciso e definido dos temas abordados, fornecendo pistas, questionando estratégias, buscando promover perspectivas de análise mais críticas por parte de quem a usa.
É preciso ter os objetivos definidos para que se possa ter as TICs e a internet como uma ferramenta poderosa e rica na construção do conhecimento, ou seja, uma ferramenta aliada que ajude o desenvolvimento e o alcance dos objetivos.´
A escola não deve ser gaiola e sim asas (RUBEM ALVES). Neste sentido a escola deve ser um espaço para adquirir e produzir conhecimento.


6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...