Pular para o conteúdo principal

Postagens

Educação de Jovens e Adultos

Sabendo que o Brasil passa por um processo de crescimento econômico, porém ,vivemos com uma grande desigualdade social. Durante um grande período ,a EDUCAÇÃO DE jovens e adultos ficou só nos debates sobre educação,só depois da criação do FUNDEB,Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica ,que podemos ver uma mudança favorável para a educação de jovens e adultos(EJA). O governo federal reconheceu a educação como direito de todos independente da idade,incluindo assim o EJA no sistema financeiro da educação ,surgindo também muitos programas associados a SECADI. (Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão) como: Proeja,pro jovem,Programa Brasil Alfabetizado, Educação na prisão . O EJA é voltado para os jovens e adultos que não podem ou não se adéqua ao ritmo normal da educação ou seja,pessoas que trabalham durante o dia por diversas razões ,mães de famílias,pessoas com idades avançadas para o diurno . O analfabetismo na maioria das vezes ocorrem...

A brincadeira na educação infantil.

A brincadeira é importante na educação infantil,ela deve ser a atividade principal da criança na pré escola,pois ela desenvolve a cultura,o psíquico e o social da criança. Segundo Leontiev (2001) a brincadeira é a atividade principal do período pré- escolar da infância.Essa Atividade segundo Leontiev (2001, p. 122) é designada como: Não apenas a atividade freqüentemente encontrada em dado nível do desenvolvimento de uma criança. O brinquedo, por exemplo, não ocupa, de modo algum, a maior parte do tempo de uma criança. A criança pré-escolar não brinca mais do que três ou quatro horas por dia. Assim, a questão não é a quantidade de tempo que o processo ocupa. Chamamos atividade principal aquela em conexão com a qual ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança e dentro da qual se desenvolvem processos psíquicos que preparam o caminho da transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. Simplificando a definição de L...

Plano de aula-Bullying- temdetudo24hs

Disciplina: Língua Portuguesa/ Atividade Interdisciplinar Público Alvo: 3º Ano – Ensino Médio Tema: Bullying Tempo Estimado: 06 Aulas Justificativa: A prática do bullying é uma realidade presente tanto nas nossas escolas como fora dos seus muros. As vítimas dessa prática carregam marcas profundas por toda a vida e muitos acabam até, cometendo suicídio. É papel também da escola conscientizar os seus educados sobre o tema, ensinando-os a não praticar ou tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo. Objetivo Geral: Propiciar ao alun, a oportunidade de aprofundamento no tema proposto, preparando-o para o debate e posicionamento crítico sobre o mesmo. Objetivos Específicos: 1. Reconhecer o bullying como uma realidade presente dentro e fora das escolas. 2. Identificar as características do bullying. 3. Analisar o comportamento e as práticas violentas entre os jovens. 4. Perceber o bullying como resultado de preconceitos enraizados...

Limão,mais que uma fruta,

Segundo um blog muito bom que era saúde agora, não é conhecida fruta mais eficiente na área da medicina que o LIMÂO.Ele previne e combate enfermidades,ele é antisséptico,é rico em ácido cítrico .O limão é um das principais fontes de vitamina C.Ele age como rejuvenescedor,combate a fermentação gastrointestinal , ele previne equimose ,promove cicatrização da pele,mantém os tendões fortes e sadios . Homens e mulheres são recomendados a usar 60 mg de vitamina contida no limão ,sendo que os fumantes precisam usar 100mg ou mais para repor as vitaminas gastas pelo fumo,ou seja,em condições normais só precisamos ingerir apenas dois limões para suprir a necessidade de vitamina C. Ele favorece também na produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas O limão previne contra o Câncer e doenças cardíacas. Os ácidos do limão - cítrico,oxálico e málico – encontram se combinados com potássio, formando sais neutros.Pesquisadores descobriram que em frutas ácidas ,principalmente o Limão ...

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS

Atividade avaliativa da I unidade -CIÊNCIAS 1- No que se refere a propriedade gerais da matéria ,leia com muita atenção as afirmações a seguir e escreva V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas (0,5) a)( ) Um material fosco é aquele que permite a passagem de luz . b)( )Os eletricistas utilizam luvas de borracha para realizar consertos na rede elétrica e, portanto protegem-se de possíveis choques elétricos. c) ( ) Flexibilidade e elasticidade são duas propriedades ligadas ao comportamento dos matérias quando eles interagem com esforços que atuam no sentido de dobra-los e/ou estica-los . d) ( ) Permeabilidade é uma propriedade caracterizada pela passagem de um material através de outro. 2-Com relação com as substancias químicas enumere as palavras da coluna direita com as informações da coluna da esquerda(0,25) ( 1 ) substanc...

Avaliação da Aprendizagem: concepção de aprendizagem

Durante muito tempo a noção de ensinar e de aprender ou apreender, tem sido mal interpretada. Fernando Becker concebe a pedagogia diretiva – concepção tradicional como um processo fragmentado, fechado e centrado no papel do professor. Há quem ainda afirme que ensinou, mas o aluno que não aprendeu essa ainda é a realidade na prática educacional de muitos professores. O professor é considerado o detentor do saber e o aluno mero receptor, o conhecimento é passado de forma passiva, no qual foi chamado por Paulo Freire de “Educação Bancária”. Nesta concepção os conhecimentos trazidos pelos alunos não são valorizados. E a avaliação nesse processo visa meramente classificar o aluno em bom ou ruim, possuindo aspectos punitivos e excludentes. Já na concepção emergente ou construtivista o professor é mediador do processo de ensino-aprendizagem, e o educando é co-autor deste processo. Os erros são considerados como instrumentos para a construção do conhecimento. E a avaliação é concebida como...

Modelo de avaliação de Língua Portuguesa

Colégio_______________________________________________________________ Prof.______________________________________data_______________________ Aluno(a)______________________________________________Série 5ª_______ Avaliação da II unidade- Língua Portuguesa Leia o texto abaixo para responder as questões 1 a 5. 01- O título do texto é uma pergunta. Os argumentos apresentados no texto defendem que ponto de vista a respeito dos morcegos? a) () Eles são vilões b) () Eles são vítimas c) () Eles são maus 02- Segundo o texto, os morcegos foram associados à ideia do mal porque ( ) vivem em cavernas, têm hábitos noturnos e não gostam da luz. ( ) são seres extraordinários e não sobrevivem em clima muito frio. ( ) porque sobrevivem em quase todas as regiões. ( ) porque têm grande capacidade de adaptação. 03- O segundo parágrafo chama atenção pela repetição excessiva do termo “morcegos”. Reescreva-o fazendo as adequações necessárias. ________________________________...