Colégio_______________________________________________________________
Prof.______________________________________data_______________________
Aluno(a)______________________________________________Série 5ª_______
Avaliação da II unidade- Língua Portuguesa
Leia o texto abaixo para responder as questões 1 a 5.
01- O título do texto é uma pergunta. Os argumentos apresentados no texto defendem que ponto de vista a respeito dos morcegos?
a) () Eles são vilões b) () Eles são vítimas c) () Eles são maus
02- Segundo o texto, os morcegos foram associados à ideia do mal porque
( ) vivem em cavernas, têm hábitos noturnos e não gostam da luz.
( ) são seres extraordinários e não sobrevivem em clima muito frio.
( ) porque sobrevivem em quase todas as regiões.
( ) porque têm grande capacidade de adaptação.
03- O segundo parágrafo chama atenção pela repetição excessiva do termo “morcegos”. Reescreva-o fazendo as adequações necessárias.
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
“Os morcegos só não sobrevivem em regiões de clima muito frio”
A expressão em destaque pode ser substituída pelo pronome:
1. ( ) Elas b) ( ) Eles c) ( ) Ele d) ( ) Nós
05-Considere:
“Os morcegos surgiram há milhões de anos”.
A expressão em destaque indica:
1. ( ) tempo b) ( ) lugar c) ( ) negação d) ( ) modo
06- Lembrando que pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo analise se os pronomes seus e esses encontrados no primeiro parágrafo estão acompanhando n ou substituindo o nome? Classifique-os
_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
07- Que sentido o pronome algum indica?
( ) posse ( ) direção ( ) demonstração ( ) indefinição
08-Assinale a alternativa correta:
Os monossílabos são acentuados quando terminados em:
( ) i-u-s com ou sem o S ( )a-p-e com ou sem o S ( )a-e-o com ou sem o S
Observe as duplas de palavras e justifique a acentuação em uma das palavras de cada dupla.
(esta está) (metro-metrô) (pele-pelé)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09-Agora ,relembrando a fábula assistida (o irmão urso) reconte –a.
Não se esqueça de inventar um título para sua fábula
______________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa Sorte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia
6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...
-
SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ Análise geográfico da cidade de Santa Bá...
-
Arte rupestre Arte rupestre: essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas paredes,nos tetos das carvernas e outras ...
-
Luto: como ser forte e superar essa dor Afinal, o que é o luto? A principal forma de luto que pensamos é a morte. Desde os primórdios da h...
Nenhum comentário:
Postar um comentário