Pular para o conteúdo principal

A brincadeira na educação infantil.

A brincadeira é importante na educação infantil,ela deve ser a atividade principal da criança na pré escola,pois ela desenvolve a cultura,o psíquico e o social da criança.



Segundo Leontiev (2001) a brincadeira é a atividade principal do período pré-
escolar da infância.Essa Atividade segundo Leontiev (2001, p. 122) é
designada como:

Não apenas a atividade freqüentemente encontrada em dado nível do
desenvolvimento de uma criança. O brinquedo, por exemplo, não
ocupa, de modo algum, a maior parte do tempo de uma criança. A
criança pré-escolar não brinca mais do que três ou quatro horas por
dia. Assim, a questão não é a quantidade de tempo que o processo ocupa. Chamamos atividade principal aquela em conexão com a qual ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança e dentro da qual se desenvolvem processos psíquicos que
preparam o caminho da transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. Simplificando a definição de Leontiev (2001), Mukhina (1996, p. 155) afirma que:
O jogo é a atividade principal; não porque a criança de hoje passa a maior parte do tempo se divertindo, o que não deixa de ser verdade, mas porque o jogo dá origem a mudanças qualitativas na psique infantil.


Por isso é considerado que a criança torna-se mais humana através da brincadeira quando esta lhe oferece a oportunidade DE APRECIAÇÃO DE uso de objetos a ,interagir com outros de sua especie .
De acordo com ASSIS, 2004, p. 196 .Ainda que na fase pré-escolar a brincadeira seja a atividade principal da criança para o referencial histórico-cultural, pelos depoimentos coletados, ela ainda ocupa papel secundário na escola de Educação Infantil e nem sempre é compreendida como promotora de aprendizagem e desenvolvimento. Brincadeira é conhecida como importante, mas essa importância esta relacionada à crença de que a brincadeira é uma necessidade inata da criança e que por isso ela precisa brincar. Ou que a brincadeira é uma atividade prazerosa de entretenimento para a criança. Ou, ainda, que a brincadeira é o
momento da criança expressar seus sentimentos. A brincadeira que educa é o jogo didático, é o bingo de letras, é a contagem dos números da amarelinha e não toda e qualquer brincadeira realizada pela criança desta faixa etária como nos permite compreender o referencial
histórico-cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado

Arte rupestre Arte rupestre:  essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre. Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a   pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a   gravura rupestre , imagens gravadas em incisões na própria rocha. Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças. Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da  arte  como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a den...

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas.  Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto. Mostre que se importa com a pessoa Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é. Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pess...