sábado, 11 de dezembro de 2021

Educação Inclusiva: entenda o que é e por que aplicá-la nas escolas-Educa Bahia

 



Educação Inclusiva: entenda o que é e por que aplicá-la  nas escolas.

 

Educação inclusiva.

Educação Inclusiva: entenda o que é e por que aplicá-la  nas escolas.

 

Educação inclusiva.

A sociedade constantemente  vem  se preocupando em compreender ,entender  e abraçar as pessoas do jeito que são ,com suas particularidades, individualidades e suas necessidades. E  com esse intuito, o de se relacionar bem com todos  está sendo estudadas maneiras de incluí-las  nos mais variados segmentos das vidas delas.  

Todavia, isso não poderia ser diferente na área da educação infantil.

As escolas estão iniciando atualmente a usar recursos da Educação Inclusiva, que justamente tem se preocupado em espalhar o conhecimento para toda e qualquer criança, de um jeito coletivo ,baseado no fato que ,quando uma criança é inserida no ensino-que é extenso para todos ela terá melhores e boas condições  favoráveis ao seu desenvolvimento.

   

As prés escolas e as creches que implantam a Educação Inclusiva tem ajudado muito as inúmeras crianças com necessidades especiais  a terem qualidade de vida e conhecimento, através do ensino. Esse processo tem trazido consequentemente  muitas melhorias na autoestima ,na segurança e na autonomia das crianças.


Ao continuar a leitura desse artigo ,você verá como funciona a Educação Inclusiva, e como essa mesmo Educação ,fará abrir novos horizontes para essa clientela ,que as vezes ,muitas das  instituições os desconsideram.

Sequencialmente ,caso você tenha ainda dúvida, verá como funciona e se tiver alguma sugestão ou sugestões ,deixe n o comentário no final desse post. 

Boa leitura!


O que é, afinal, a Educação Inclusiva?

A Educação Inclusiva é a que Educação que tem muita preocupação em levar o conhecimento para todas as crianças com necessidades especiais social ,capacidade intelectual ou mental, ou comunidade a que se encere.

 Então, é uma forma de ensino que procura distribuir um aprendizado coletivo, envolvendo também as muitas crianças portadoras de necessidades  especiais como crianças superdotadas, autistas, crianças com necessidades especiais  por formações congênitas (crianças com síndrome de down, por exemplo)ou mesmo por falta de saúde 

Adotar uma Educação Inclusiva é  considerar povos de diversas culturas como, povos  indígenas, os ribeirinhas, os quilombolas, entre outros. Educando com necessidades especiais como mudos, surdos, paraplégicos, tetraplégicos e afins, todos eles são apreciados neste tipo de educação.

Resumindo, a Educação Inclusiva procura atender e identificar  as necessidades de todos os alunos que estão em sala de aula comum ,proporcionando o ensino aprendizagem ,juntamente com o desenvolvimento individual de todos os alunos inseridos. 


Como e por que promover a Educação Inclusiva em sua escola?

Ante de qualquer iniciativa se faz necessário o entendimento que ,todos tem direito a educação pública e gratuita.

O intuito da Educação Inclusiva é que todas as crianças se sintam iguais e conquiste  harmonia entre si.

Vejam esse exemplo: crianças que não são do grupo de crianças especiais entendem, com o passar do tempo, que esses coleguinhas são apenas diferentes deles, e que não precisa temê-los ,não precisa excluí-los e tão pouco evitá-los. Quanto aos alunos do grupo especiais não vão se sentirem um estranho ,um bicho de sete cabeças" que os colegas tem medo, acham feios ,esquisitos e incapazes 

Entende-se que para que a criança especial se sentir contextualizada na sociedade ,se faz necessário conviver com crianças "normais" em escolas regulares.

Vivendo desse jeito ,a criança com deficiência especiais será autônoma ,melhorará sua autoestima  e consequentemente tornear-se-á um indivíduo independente ,e em um futuro não muito longe ,tornara-se -a um cidadão capaz de exercer uma profissão ,uma carreira na sociedade.

Todavia, para que uma escola possa implantar essa modalidade de educação ,será necessário que os educadores e professores se adaptem as tecnologias ,que as famílias dos educandos especiais modifiquem a relação  com a escola. Já as escolas precisam oferecer recursos adequados para receber as crianças desse grupo como:

1-Suporte tecnológico(conhecido como Tecnologia Assistida)

2-Uso de tablet, notbok para que possam acessar jogos educativos e interativos.

3-Uso de jogos e aplicativos para auxiliar a criança nas diversas necessidades.

4- Espaços acessíveis ,planejados receber os paraplégicos ,tetraplégicos e cadeirantes.

5- Tablet que traduz simultaneamente para mudos e surdos.

6- Sistemas que tenham comando de voz para uso dos tetraplégicos.

7- Aparelhos especiais para cegos.


A proposta grandiosa e o benefício que a Educação Inclusiva oferece, ainda é algo muito complexo e ainda precisa de muitas pesquisas ,requer muitos ajuste para abranger a escola em grande escala.

Entretanto, existem muitas escolas que já implantaram a Educação Inclusiva no nosso país, mesmo que com muita escassez de recursos ,tecnologia e sem muitas informações de como receber esses alunos no seu âmbito escolar. O Brasil  ainda está em processo de engatinhar.

Porém já existe também ,bons projetos que estão sendo colocado em práticas em algumas escolas que está dando resultados muitos bons para alunos especiais.

Deixar claro aqui, não se deve em hipótese nenhuma confundir ensino especial com ensino Inclusivo, ainda que  Ensino Especial faça parte de ensino Inclusivo.


Qual a diferença de Ensino Especial e Ensino Inclusivo?

Vou resumir :Ensino Especial está focado em trazer ,formação, conhecimento, cuidados, igualdade, autonomia, entre outros ,somente para alunos portadores de necessidades especiais. Já o Ensino 16 .search form{ 917 z-index:101 918 } 919 .search h3{ Processando... The widget settings in widget with id BloggerButton1 is not valid. The specified logo URL is not allowed. Inclusivo está focado em levar   conhecimento, formação, cuidados, igualdade, etc ,para todos os alunos.

Veja a diferença entre Educação Inclusiva e  Educação Especial AQUI

O PNE e seu posicionamento em relação à educação inclusiva

Como dito anteriormente neste post ,o Brasil está  engatinhando ,em fase de desenvolvimento da educação Inclusiva,  mesmo assim, o PNE( Plano Nacional da Educação)assegura que todos os alunos com necessidades especiais (surdos, cegos, mudos, com deficiência mental, alunos com transtornos psicológicos ou altamente hábeis (superdotados e autistas)possam frequentar classes regulares desde a educação infantil até a superior.

Mesmo o governo brasileiro tendo um grande trabalho a fazer nos projetos relacionados a educação, a Secretaria de Educação e o  MEC(Ministério da Educação e Cultura) Criaram bons projetos que tem dado excelentes resultados para Educação Inclusiva em mais de 48 mil escolas. 

Eis alguns exemplos: Projeto Diferenças ,Criação do Dia Nacional da Inclusão Social (10 de dezembro),Programa Escola Acessível.


Conclusão

A Educação Inclusivo seu a é hoje considerada fundamental no ensino para crianças especiais. Uma criança com necessidades especiais inserida em uma escola regular adquire respeito, e dignidade e será muito mais desenvolvido o seu lado sócio emocional e psicológico.


Enfim ,beneficiará a todos os envolvidos: a criança além de todos os benefícios  citados acima, ela ficará muito feliz, sem contar que seus familiares não mais sofrerá pós ver seus filhos serem descriminados.

Justa e abençoada é a escola que trabalha em prol de uma sociedade mais igualitária e feliz.


Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...