sábado, 11 de dezembro de 2021

Educação Especial e Educação Inclusiva: Saiba Agora! O que é Educação Especial e qual diferença para a Educação Inclusiva?-Educa Bahia



Educação Especial e Educação Inclusiva: Saiba Agora! O que é Educação Especial e qual diferença para a Educação Inclusiva?


Saiba Agora! O que é educação especial e qual diferença para a educação inclusiva?

Todos nós somos sabedores que para que tenhamos um bom convívio em sociedade  temos que ter a base ,a educação. Porém pouquíssimas vezes refletimos sobre isso, inclusive na educação especial. Foi através da necessidade de um olhar mais específico para esse tipo de aluno que essa modalidade se tornou muito importante.


Saiba mais neste artigo!

Educação Especial - Saiba agora a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva.

Será que que sua unidade de ensino está em condições e preparada para compreender  os alunos com necessidades especiais?

´É extremamente necessário  que se entenda  na íntegra ao que é Educação Especial  e qual a sua importância  para o aluno portador de deficiências, é muito decisivo para a escola que deseja ter essa classe em seu âmbito.

Algumas escolas se dedicarão  apenas a uma especialidade, ou seja, a uma única necessidade, haverá outras que  adotarão várias .Não importa o tipo  de trabalho que elas farão ,o importante é que o objetivo é o mesmo , promover oportunidades igualitárias para todos  os indivíduos ,sem importar as diferenças ,tenham acesso a uma educação de qualidade .

Eu falarei um pouco sobre educação especial neste artigo e mostrarei a diferença entre educação especial e educação inclusiva, falarei sobre suas diretrizes básicas, como  aplicar na sua escola ,como fazer que todos na comunidade escolar se envolva neste processo e como lidar com esse tipo de aluno.

Se você tiver  alguma ou várias dúvidas ,coloca teu comentário no final do post.

Vamos lá!

O que é Educação Especial?

Educação Especial, nada mais é que uma educação voltado para  para o acompanhamento e atendimento de pessoas com algum tipo de  deficiência. Isso acontece em preferência nas instituições de ensino regulares  ou em âmbitos especializados ,como: escolas para CEGOS, Escolas para surdos e escola para outros tipos de deficiências intelectuais.


Crianças portadoras de transtornos globais  de desenvolvimento, super dotação / altas habilidades  ,são  consideradas também como alvo  das escolas, de acordo com o art.58 da lei de diretrizes e base da educação nacional,nº9394 de 20 de dezembro de 1996,que diz:

Mas  o que é Educação Especial ?

Diz a lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996:

“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação.”  

Sendo assim, as duas modalidades tem os mesmos objetivos. A diferença  é que a educação geral  cuida  e astende todas as modalidades de  alunos e a Educação Especial ,no entanto é voltado o atendimento de acordo com as diferenças de cada aluno individualmente.

Na Educação Especal ,se trabalha em torno da igualdade ,trazendo oportunidades  para todos ,atendendo  as diferenças individuais  de forma  adaptada do sistema educativo .Trabalhando assim ,todos aprenderão e terão acesso  a educação de acordo as suas necessidades.

Nas últimas década a Educação Especial tem ganhado  muita visibilidade ,graças ao movimento constate feito para educação inclusiva. Porém tem também recebido muitas críticas por acreditarem que essa  tem exclusividade  e por acharem que não promove a inteiração  com aas demais crianças .

Entretanto ,as escolas que comportam essa modalidade de ensino tem  materiais, tecnologias ,professores especializados, equipamento  adequados. Porém o ensino regular precisa ainda ser  transformado pedagogicamente e adaptado ,para que possa atender de forma inclusiva.


Educação especial x Educação Inclusiva



Educação Especial não deve em hipótese nenhuma ser confundido com Educação Inclusiva, pois diferentemente do Inclusivo ,a Educação especial tem uma grande variedade de formas   que agregam escolas especiais, pequenas escola e integram crianças com apoio especializados .

Fiz um post específico que falo  sobre a Educação Inclusiva trazendo  todas informações, detalhes e como implantar na sua escola. Confira!

Desde do seu inicio ,a Educação Especial  é um sistema baseado na noção que as necessidades das crianças especiais não pode ser supridas  nas unidades regulares. Esse sistema é separado  do ensino das crianças com deficiências ,fora da educação regular. São três as categorias :

_ Educáveis - são aqueles alunos que frequentam a escola especial .Eles possuem habilidades de se adaptar pessoal e socialmente. São indivíduos que possuem vocabulário necessário para  para a vida diária .Esses indivíduos alcançam na fase adulta um desenvolvimento mental de pessoas de sete a doze anos.

_Treináveis - Esses alunos conseguem se defender da maioria dos perigos ,frequentam a classe especial, já conseguem repetir e respeitar o próximo. São os alunos que já adquiriram o hábito de higiene, necessitam apenas de  supervisão e ajuda  de terceiros. No caso desses alunos  o retardo é sempre descoberto nos primeiros dias de vida .

_ Dependentes  -São alunos que são atendidos somente nas clinicas ,pois, dependem exclusivamente de terceiros para realizar todos os serviços necessários para sua sobrevivência. Eles não  conseguem nem ter hábitos de higiene. Esses alunos precisam de acompanhamento 24 horas .


Implantar educação especial na sua escola: é possível?

A Organização das Nações Unidas – ONU, estima que  pessoas com deficiências representam 10% da população mundial, esse percentual é mais elevado quando se fale de países como o Brasil ,países que  em que a população que tem condições socioeconômica bastante precária.

Sendo assim ,a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação (9.394/96) ,de 1996 garante  o direito de educação pública e gratuita para deficientes .Mesmo sendo conquistado esse direito ,existem muitos indivíduos  com necessidades especiais fora do sistema regular de ensino. Aquelas que de uma certa maneira a família tem recursos ,estão em escolas especializadas para o tipo de deficiência existente.

Vale ressaltar  que nosso pais ,Brasil ,diferente dos outros países ,tem uma Política  Nacional da Educação especial  na perspectiva da Educação Inclusiva. Além dos alunos com deficiência ,o movimento almeja a inclusão de outros tipos de alunos .Também  acompanha os progressos do conhecimento e das lutas sociais  afim de construir políticas públicas  que promova Educação de qualidade para todos os educandos.

Para que tenhamos um ensino pedagógico ,dinâmico e flexível precisa-se muitas mudanças no funcionamento e na estrutura dos âmbitos escolares  da atualidade    nas relações escola-família. ,na formação  humana dos educadores .

A Escola regular precisa se organizar para que aconteça a inclusão de alunos com necessidades educacionais  especiais, como:

Oferecer Possibilidade de aprendizagem a todos os alunos, em especiais  àqueles com deficiências.

Facilidades oferecidas pela tecnologias  para que cada vez mais os alunos com deficiências  possa ter seu processo educacional e  formação integral.

Uma equipe  de profissionais qualificados  em educação especial, como professor, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagogo.

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...