Educação Especial e Educação Inclusiva: Saiba Agora! O que é Educação Especial e qual diferença para a Educação Inclusiva?
Saiba Agora! O que é educação especial e qual diferença para a educação inclusiva?
Todos nós somos sabedores que para que tenhamos um bom convívio em sociedade temos que ter a base ,a educação. Porém pouquíssimas vezes refletimos sobre isso, inclusive na educação especial. Foi através da necessidade de um olhar mais específico para esse tipo de aluno que essa modalidade se tornou muito importante.
Saiba mais neste artigo!
Educação Especial - Saiba agora a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva.
Será que que sua unidade de ensino está em condições e preparada para compreender os alunos com necessidades especiais?
´É extremamente necessário que se entenda na íntegra ao que é Educação Especial e qual a sua importância para o aluno portador de deficiências, é muito decisivo para a escola que deseja ter essa classe em seu âmbito.
Algumas escolas se dedicarão apenas a uma especialidade, ou seja, a uma única necessidade, haverá outras que adotarão várias .Não importa o tipo de trabalho que elas farão ,o importante é que o objetivo é o mesmo , promover oportunidades igualitárias para todos os indivíduos ,sem importar as diferenças ,tenham acesso a uma educação de qualidade .
Eu falarei um pouco sobre educação especial neste artigo e mostrarei a diferença entre educação especial e educação inclusiva, falarei sobre suas diretrizes básicas, como aplicar na sua escola ,como fazer que todos na comunidade escolar se envolva neste processo e como lidar com esse tipo de aluno.
Se você tiver alguma ou várias dúvidas ,coloca teu comentário no final do post.
Vamos lá!
O que é Educação Especial?
Educação Especial, nada mais é que uma educação voltado para para o acompanhamento e atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência. Isso acontece em preferência nas instituições de ensino regulares ou em âmbitos especializados ,como: escolas para CEGOS, Escolas para surdos e escola para outros tipos de deficiências intelectuais.
Crianças portadoras de transtornos globais de desenvolvimento, super dotação / altas habilidades ,são consideradas também como alvo das escolas, de acordo com o art.58 da lei de diretrizes e base da educação nacional,nº9394 de 20 de dezembro de 1996,que diz:
Mas o que é Educação Especial ?
Diz a lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996:
“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação.”
Sendo assim, as duas modalidades tem os mesmos objetivos. A diferença é que a educação geral cuida e astende todas as modalidades de alunos e a Educação Especial ,no entanto é voltado o atendimento de acordo com as diferenças de cada aluno individualmente.
Na Educação Especal ,se trabalha em torno da igualdade ,trazendo oportunidades para todos ,atendendo as diferenças individuais de forma adaptada do sistema educativo .Trabalhando assim ,todos aprenderão e terão acesso a educação de acordo as suas necessidades.
Nas últimas década a Educação Especial tem ganhado muita visibilidade ,graças ao movimento constate feito para educação inclusiva. Porém tem também recebido muitas críticas por acreditarem que essa tem exclusividade e por acharem que não promove a inteiração com aas demais crianças .
Entretanto ,as escolas que comportam essa modalidade de ensino tem materiais, tecnologias ,professores especializados, equipamento adequados. Porém o ensino regular precisa ainda ser transformado pedagogicamente e adaptado ,para que possa atender de forma inclusiva.
Educação especial x Educação Inclusiva
Educação Especial não deve em hipótese nenhuma ser confundido com Educação Inclusiva, pois diferentemente do Inclusivo ,a Educação especial tem uma grande variedade de formas que agregam escolas especiais, pequenas escola e integram crianças com apoio especializados .
Fiz um post específico que falo sobre a Educação Inclusiva trazendo todas informações, detalhes e como implantar na sua escola. Confira!
Desde do seu inicio ,a Educação Especial é um sistema baseado na noção que as necessidades das crianças especiais não pode ser supridas nas unidades regulares. Esse sistema é separado do ensino das crianças com deficiências ,fora da educação regular. São três as categorias :
_ Educáveis - são aqueles alunos que frequentam a escola especial .Eles possuem habilidades de se adaptar pessoal e socialmente. São indivíduos que possuem vocabulário necessário para para a vida diária .Esses indivíduos alcançam na fase adulta um desenvolvimento mental de pessoas de sete a doze anos.
_Treináveis - Esses alunos conseguem se defender da maioria dos perigos ,frequentam a classe especial, já conseguem repetir e respeitar o próximo. São os alunos que já adquiriram o hábito de higiene, necessitam apenas de supervisão e ajuda de terceiros. No caso desses alunos o retardo é sempre descoberto nos primeiros dias de vida .
_ Dependentes -São alunos que são atendidos somente nas clinicas ,pois, dependem exclusivamente de terceiros para realizar todos os serviços necessários para sua sobrevivência. Eles não conseguem nem ter hábitos de higiene. Esses alunos precisam de acompanhamento 24 horas .
Implantar educação especial na sua escola: é possível?
A Organização das Nações Unidas – ONU, estima que pessoas com deficiências representam 10% da população mundial, esse percentual é mais elevado quando se fale de países como o Brasil ,países que em que a população que tem condições socioeconômica bastante precária.
Sendo assim ,a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação (9.394/96) ,de 1996 garante o direito de educação pública e gratuita para deficientes .Mesmo sendo conquistado esse direito ,existem muitos indivíduos com necessidades especiais fora do sistema regular de ensino. Aquelas que de uma certa maneira a família tem recursos ,estão em escolas especializadas para o tipo de deficiência existente.
Vale ressaltar que nosso pais ,Brasil ,diferente dos outros países ,tem uma Política Nacional da Educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Além dos alunos com deficiência ,o movimento almeja a inclusão de outros tipos de alunos .Também acompanha os progressos do conhecimento e das lutas sociais afim de construir políticas públicas que promova Educação de qualidade para todos os educandos.
Para que tenhamos um ensino pedagógico ,dinâmico e flexível precisa-se muitas mudanças no funcionamento e na estrutura dos âmbitos escolares da atualidade nas relações escola-família. ,na formação humana dos educadores .
A Escola regular precisa se organizar para que aconteça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, como:
Oferecer Possibilidade de aprendizagem a todos os alunos, em especiais àqueles com deficiências.
Facilidades oferecidas pela tecnologias para que cada vez mais os alunos com deficiências possa ter seu processo educacional e formação integral.
Uma equipe de profissionais qualificados em educação especial, como professor, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagogo.
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