sábado, 4 de setembro de 2021

Quais são os tipos textuais? Você conhece todos?

 Quais são os tipos textuais? Você conhece todos?

A tipologia textual é a área que se ocupa em diferenciar os textos de acordo com sua estrutura e objetivos comunicacionais. 





Neste artigo veremos:

1. A tipologia textual

2. Diferença entre tipos textuais, gêneros textuais e gêneros literários

3. Os 5 tipos textuais

3.1. O tipo narrativo

3.1.1. O tempo

3.1.2. O espaço

3.1.3. O narrador

3.1.4. Os personagens

3.2. O tipo descritivo

3.3. O tipo dissertativo

3.4. O tipo expositivo

3.5. O tipo injuntivo

Exercício



  1. A tipologia textual


A tipologia textual é a área da língua que estuda os tipos de texto de acordo com suas estruturas sintáticas e as funções que apresentam. 


Em cada tipo de texto existem características quanto à sintaxe, organização estrutural e função comunicativa que diferem uns dos outros. Por isso a tipologia textual foi divida em 5 tipos de textos.


Esses 5 tipos textuais são imutáveis, ou seja, independente da época em que se viver, todos os gêneros textuais que surgirem se enquadrarão de alguma forma dentro dos tipos textuais.


2. Diferença entre tipos textuais, gêneros textuais e gêneros literários


Dentro os tipos textuais existem os gêneros textuais, e dentro destes, por sua vez, os gêneros literários. No entanto, os gêneros textuais e literários podem se utilizar de tipologias textuais diferentes.


Os gêneros textuais tratam de gêneros de texto que desempenham uma função em meio a um contexto. Por exemplo: o gênero textual biografia é um gênero do tipo narrativo que visa contar a história completa da vida de uma pessoa.


Portanto, a biografia tem um objetivo comunicativo e social específico. O público alvo de uma biografia é conhecer a vida de determinada pessoa.


Já os gêneros literários são aqueles tipos de gêneros textuais que desempenham somente papel literário. Exemplos: conto, romance, poesia


Essas três classificações, tipos  textuais, gêneros textuais e gêneros literários, são interdependentes e devem ser estudadas juntamente para que se compreenda o tema de forma mais completa.


Como as três classificações se interconectam, comecemos pelos tipos textuais.


3. Os 5 tipos textuais


Como já foi dito, existem 5 tipos de texto, cada um com uma estrutura, organização e função distinta, servindo a um propósito. 


São eles: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. 


3.1. O tipo narrativo




O texto narrativo, como o nome sugere, narra um fato, independente se é real ou não. Esse tipo de texto se utiliza de elementos como o tempo, espaço, narrador e personagens para narrar uma história. 


3.1.1. O tempo


O tempo na narrativa se refere tanto à cronologia - expressa por meio da contagem de dias ou horas -, quanto a um tempo subjetivo (chamado também de tempo psicológico) que se expressa na memória dos personagens através de lembranças ou flashbacks.


3.1.2. O espaço


O espaço na narrativa é representado por espaços físicos, como cidades, países, etc. Ou por espaços sociais, por exemplo: no romance O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, o espaço narrativo é um cortiço onde vivem pessoas muito pobres.


Como existem histórias diferentes, também existem narrativas diferentes que são representadas pelos gêneros textuais narrativos


Por exemplo: um romance e uma notícia são gêneros textuais diferentes, certo? No entanto, ambos pertencem a tipologia narrativa.


Apesar de terem contextos comunicativos diferentes, ambos têm uma estrutura que visa narrar um fato. A notícia, um fato real; o romance, um fato fictício. 


3.1.3. O narrador


O narrador é uma entidade que tem o ponto de vista que conduz a história. É importante não confundir o narrador com o autor. O autor é aquele que escreve a história, no entanto, ele cria um narrador para contar essa mesma história.


O narrador pode se apresentar em 1ª pessoa: o narrador personagem que vive os fatos e os conta ao leitor.


Ou pode ser apresentar em 3ª pessoa: o narrador que conta a história de fora dela como se assistisse de longe os acontecimentos.


3.1.4. Os personagens


Os personagens são aqueles seres que participam da história narrada. Podem ser protagonistas ou secundários e não necessariamente são pessoas. Ao se contar uma fábula, por exemplo, os personagens podem ser animais.


O maior exemplo de gênero narrativo são os sub-gêneros literários. Para saber mais sobre os gêneros literários clique aqui.


3.2. O tipo descritivo




O texto descritivo é aquele que fornece uma descrição precisa de um elemento. Esse elemento pode ser um objeto, uma situação, uma paisagem, etc.


São exemplos de textos descritivos os gêneros textuais: 


  • Cardápio: Descreve uma série de pratos e os alimentos que os compõem;

  • Currículo: Descreve informações profissionais de um indivíduo;

  •  Qualquer tipo de lista que tenha um objetivo em comum, por exemplo, uma lista de compras.


Também é muito comum que o tipo descritivo se apresente de forma híbrida juntamente com outros tipos, principalmente o narrativo.


Em uma narrativa é comum se utilizar de descrição para narrar melhor um fato. Um exemplo de gênero híbrido é a notícia/reportagem. 


Esse gênero se utiliza de narração para contar uma história e ao mesmo tempo de descrição para descrever o acontecimento com maior detalhes para o leitor. 


3.3. O tipo dissertativo


A redação do ENEM é o exemplo de texto dissertativo mais comum.


O tipo dissertativo, também chamado de argumentativo, é um tipo textual que tem o objetivo de apresentar uma posição ou argumento sobre um tema. 


Nesse tipo de texto se apresenta uma tese sobre determinado assunto e essa tese precisa ser embasada com argumentos, conceitos e exemplos para se sustentar.


As dissertações apresentam uma estrutura específica que segue a seguinte ordem: apresentação do tema; desenvolvimento da problemática; conclusão ou considerações finais.


São exemplos de textos dissertativos o artigo científico e acadêmico, a redação dissertativa-argumentativa do ENEM, entre outros.


3.4. O tipo expositivo




O texto expositivo, assim como o dissertativo, visa apresentar um tema ou assunto, no entanto, não há nenhum tipo de argumentação ou opinião sobre ele.


São exemplos de textos expositivos um texto de livro didático que visa somente expor um tema sem opinar sobre, ou um texto de verbete de dicionário que expõe os conceitos e usos de uma palavra.


3.5. O tipo injuntivo


A receita é um exemplo de texto injuntivo que está muito presente no nosso dia.


O texto injuntivo é aquele que tem o objetivo de apresentar instruções ao leitor. Geralmente se apresenta nos gêneros textuais de forma híbrida com a exposição de um tema para fazer com que o leitor compreenda melhor. 


São exemplos de textos injuntivos os manuais e receitas que visam instruir o leitor sobre determinado assunto.


O texto injuntivo é determinado por verbos no modo imperativo que exprimem ordem e/ou pedidos.


Exercício


1 – (Universidade Estácio de Sá – RJ) Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.

  1. Narrar 2. Argumentar 3. Expor

4. Prescrever 5. Descrever

(    ) Ato próprio de textos em que há a presença de conselhos e indicações de como realizar ações, com emprego abundante de verbos no modo imperativo.

(    ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.

(    ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido num determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.

(    ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.

(    ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.

a) 3, 5, 1, 2, 4 b) 5, 3, 1, 4, 2 c) 4, 2, 3, 1, 5 d) 5, 3, 4, 1, 2

e) 2, 3, 1, 4, 5


Gabarito: b) 5, 3, 1, 4, 2


Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...