Pular para o conteúdo principal

O que são gêneros textuais?-Educa Bahia

 O que são gêneros textuais?

Os gêneros textuais são classificações  que indicam o contexto ao qual o gênero serve e sua função dentro do contexto.




O que veremos neste artigo:

1. O que é gênero textual?

2. A diferença entre gêneros textuais, tipos textuais e gêneros literários

2.1 O contexto e a função social

2.2 Os gêneros textuais estão inseridos dentro de tipos textuais

2.3 Como os gêneros textuais se relacionam com os gêneros literários?

2.4 A interdependência dos temas

3. A quantidade de gêneros textuais

4. Os gêneros textuais de acordo com os tipos textuais

4.1 Tipo narrativo (narração de uma história)

4.1.1 Romance

4.1.2 Crônica

4.1.3 Fábula

4.2 Tipo descritivo (descrição detalhada de qualquer coisa)

4.2.1 Currículo

4.2.2 Cardápio

4.3 Tipo expositivo (exposição de um tema sem argumentos)

4.3.1 Resumo

4.3.2 Dicionário

4.3.3 Sinopse

4.4 Tipo dissertativo (defende uma opinião com argumentos)

4.4.1 Redação dissertativa-argumentativa

4.4.2 Artigo acadêmico

4.5 Tipo injuntivo (contém instruções, pedidos ou ordens)

4.5.1 Bula de remédio

4.5.2 Receita

4.5.3 Manual

Exercícios


Cursos Online - Cursos 24 Horas

1. O que é gênero textual?


Cada texto escrito possui um objetivo final.  É por causa desses objetivos e finalidades que surgiu a classificação dos gêneros textuais.


Os gêneros textuais nada mais são do que diferentes tipos de texto que se diferem de acordo com sua finalidade e contexto de comunicação. 


Cada gênero possui características próprias que os definem e deixam explícito a qual gênero pertencem, por isso é tão fácil identificá-los. 


2. A diferença entre gêneros textuais, tipos textuais e gêneros literários


É comum que se confundam os gêneros textuais com os tipos textuais e gêneros literários. No entanto, é preciso se atentar as diferenças que trataremos a seguir:


2.1 O contexto e a função social


Os gêneros textuais se caracterizam pelo seu contexto comunicativo social, já os tipos textuais se caracterizam pela sua estrutura que visa uma função comunicativa.

Essa estrutura pode ser narrativa, descritiva, expositiva, dissertativa ou injuntiva.


2.2 Os gêneros textuais estão inseridos dentro de tipos textuais


Os gêneros textuais costumam estar inseridos dentro de tipos textuais, por exemplo: o gênero textual notícia é um tipo textual narrativo e descritivo, pois se utiliza de elementos de narração e descrição (tipos textuais) para se comunicar dentro de um contexto a qual serve (a notícia é um gênero que tem como contexto informar um acontecimento à sociedade).


2.3 Como os gêneros textuais se relacionam com os gêneros literários?


Já os gêneros literários são mais fáceis de compreender. Tratam-se daqueles gêneros, dentro dos gêneros textuais, que possuem objetivo literário. Por exemplo: conto, crônica, romance, etc. Sendo assim, os gêneros literários podem ser compreendidos como uma sub-classificação dos gêneros textuais.


2.4 A interdependência dos temas


Os gêneros textuais, tipos textuais e gêneros literários são interdependentes, ou seja, precisam ser estudados juntos para que se compreenda todo o conteúdo de forma completa.


Você pode saber mais sobre tipos textuais clicando aqui e sobre gêneros literários clicando aqui.


3. A quantidade de gêneros textuais


Falaremos agora de alguns gêneros textuais, visto que existem MUITOS e seria impossível listar todos. 


O motivo de existirem tantos gêneros textuais se deve ao fato de que, como eles servem ao contexto de comunicação em que estão inseridos, eles mudam de acordo com as mudanças sociais. 


Por esse motivo, alguns gêneros textuais acabam caindo em desuso, enquanto outros vão surgindo de acordo com as necessidades da sociedade. 


Um exemplo é o gênero mensagem  que surgiu à medida que a tecnologia possibilitou a criação de ferramentas de comunicação que permitem a comunicação através de mensagem de texto como: e-mail, SMS, mensagem de whatsapp, entre outros.


Vale lembrar que, apesar de os gêneros textuais serem mutáveis, os tipos textuais nos quais estão inseridos não são e permanecem imutáveis. 


4. Os gêneros textuais de acordo com os tipos textuais


4.1 Tipo narrativo (narração de uma história)


A fábula é um exemplo de gênero textual e literário.



4.1.1 Romance


O romance é uma narrativa longa escrita em prosa que se utiliza dos cinco elementos da narrativa. São eles: tempo, espaço, narrador, personagens e enredo.


4.1.2 Crônica


A crônica é uma narrativa curta que visa narrar elementos e histórias do cotidiano, geralmente o cotidiano urbano da vida nas cidades. É muito comum encontrar crônicas sendo veiculadas em colunas de jornais ou portais jornalísticos na internet. 


4.1.3 Fábula


As fábulas também são narrativas curtas, porém nessas histórias, a maioria ou todos os personagens são animais com características humanas. Esse gênero tem como público alvo a educação moral das crianças, pois geralmente apresentam uma lição no final. 


4.2 Tipo descritivo (descrição detalhada de qualquer coisa)


O gênero diário é um exemplo de gênero textual.



4.2.1 Currículo


O currículo é um gênero textual descritivo pois lista um conjunto de informações pessoais e profissionais de um indivíduo com o objetivo de comprovar suas competências e conhecimentos para um cargo.


4.2.2 Cardápio


O cardápio é um gênero textual descritivo que apresenta informações de ingredientes e preços de variados tipos de comida de um estabelecimento.


4.2.3 Diário


O diário é um gênero textual descritivo que descreve o dia de uma pessoa de forma ordenada. Também pode ser híbrido com elementos de narrativa.


4.3 Tipo expositivo (exposição de um tema sem argumentos)


O gênero textual sinopse.


4.3.1 Resumo


O resumo é um gênero textual expositivo que visa expor de forma simples um tema sem fornecer juízo de valor sobre ela.


4.3.2 Dicionário


Os verbetes de dicionários são exposições do uso de uma palavra dentro de um contexto de comunicação.


4.3.3 Sinopse


A sinopse é uma pequena síntese de um livro ou filme que visa resumir bem brevemente o conteúdo sem, no entanto, contar muitas informações sobre a obra. Tem a intenção de instigar quem lê a consumir o produto.


4.4 Tipo dissertativo (defende uma opinião com argumentos)


A redação do ENEM é um exemplo de texto dissertativo.


4.4.1 Redação dissertativa-argumentativa


Texto curto que visa defender uma opinião sobre determinado tema. Essa opinião deve estar apoiada em argumentos e apresentar uma conclusão.


4.4.2 Artigo acadêmico


Texto longo que defende uma tese embasada em pesquisa científica. Deve apresentar introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.


4.5 Tipo injuntivo (contém instruções, pedidos ou ordens)


A bula de remédio é um texto injuntivo muito presente no nosso dia-a-dia.


4.5.1 Bula de remédio


A bula de remédio é um gênero injuntivo que contém instruções de uso de determinado medicamento.


4.5.2 Receita


A receita é um gênero injuntivo que contém ordens e instruções para se preparar qualquer alimento. 


4.5.3 Manual


O manual é um gênero injuntivo que visa fornecer instruções de uso de determinado objeto, aparelho ou produto ao usuário.


Exercício


[ENEM 2008] - Sobre as características dos gêneros textuais, é INCORRETO afirmar que:


a) Os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido.

b) Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que variam de acordo com as várias situações comunicativas.

c) Os gêneros textuais são estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco diferentes tipos de texto.

d) Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens, notícias, e-mails, etc.

e) Os gêneros textuais, por adequarem-se às necessidades linguísticas dos falantes de acordo com as mudanças históricas e sociais, são incontáveis, diferentemente do que acontece com os tipos textuais.

 

Gabarito: letra c

Você pode também gostar de RoyalQ o fabricador de dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado

Arte rupestre Arte rupestre:  essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre. Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a   pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a   gravura rupestre , imagens gravadas em incisões na própria rocha. Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças. Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da  arte  como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a den...

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas.  Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto. Mostre que se importa com a pessoa Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é. Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pess...