Educação Especial
A Educação especial é uma ramificação da educação escolar focalizado para
o ensino de pessoas deficientes.
Esse ensino tanto pode ocorrer em instituições regulares
(em alguns espaços) ou escolas especializadas.
Educação especial vs Educação inclusiva
Algumas pessoas ainda se confundem na hora de distinguir sobre educação
especial, e a inclusiva.
Para esclarecer, tenha em mente que educação especial
constitui-se em fazer uso de instrumento didáticos particulares para atender as
limitações que uma criança possui.
A educação especial, entretanto, não dispõe de uma
função integradora da criança com a sociedade.
Já a educação inclusiva se trata de um sistema de educação misto que visa que
junção da educação regular e da educação especial, ou seja, crianças com alguma
deficiência tendem a ser incluídas na instituição escolar regular.
História da educação especial
Com surgimento na década de 50 no século 19, as primeiras escolas foram
criadas com foco para alunos com necessidades especiais, na época com maior impacto
nos surdos-mudos e os deficientes visuais.
No contexto histórico, a educação especial sempre lidou com a instrução e o
aperfeiçoamento de cidadãos que não foram beneficiados com as técnicas utilizadas
pela educação regular de ensino.
Estudos recentes mostraram que no Brasil, pessoas com deficiências, transtornos
de desenvolvimento ou possuidores de altas habilidades, são incluídas na educação
regular.
O que difere a educação regular da especial é o acompanhamento que é
oferecida de acordo com as particularidades do aluno. Conclui-se, portanto, que os
objetivos da educação especial são similares da educação em geral.
As escolas com ensino especial
As escolas com objetivo na educação especializada usufruem de equipamentos e
professores preparados para a situação.
Em meio aos profissionais que atuam na educação especial destacam- se os educadores especiais e físicos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, e demais especialistas.
Situação atual da educação especial
Em meados de 2015 o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu algumas
diretrizes para a política nacional de educação até válidas até 2024.
O objetivo de número 4 do Plano Nacional de Educação é a inclusão de crianças
com idades entre 4 e 17 anos, portadora de limitações.
Em 2018, de acordo com dados informados no site do PNE, a porcentagem de
pessoas com deficiência matriculadas na rede regular de ensino era de 85.8% com meta
de chegar a 100% até o ano de 2024.
Escola para todos
Tanto no inciso III, artigo 28 da constituição Federal de 1988 (erradicar a
pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais) quanto na
Declaração de Salamanca de 1994 (reafirmamos o nosso compromisso para com a
Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de
educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro
do sistema regular de ensino e reendossamos a Estrutura de Ação em Educação Especial) está
inferido que, dentre outras coisas, aqueles que necessitam de educação especial devem
ter acesso a ela pela escola regular.
E ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
de 1996 - No inciso III do artigo 4 atribui que esse ensino deve ser gratuito.
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