segunda-feira, 9 de março de 2020

Avaliação de Português-7º ano

Avaliação de Português-7º ano


Fluxograma: Processo alternativo: Colégio Estadual Professor Carlos Valadares
         Avenida Patrício São Paulo, Santa Bárbara-BA,44.150.000




Aluno(a)                                                         Série                  Data          

Instruções:
* Use caneta de tinta azul ou preta;
* Leia atentamente cada questão da avaliação (frente e verso);
* Você poderá usar lápis para o caso de você querer apagar;
* Evite rasuras e não é permitido o uso de líquido corretivo;
* Serão também itens avaliativos a coerência e a coesão na escrita;
* Só poderá entregar a avaliação após 30 minutos.
*Cada questão tem o peso de 0,3

Avaliação Final III Unidade Língua Portuguesa

Questão 1-Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma amizade impossível

Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa.  O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.

Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
09 de dezembro de 2018 (Com cortes).

a– Identifique o objetivo da autora do texto lido:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um livro.
(     ) contar uma fábula.

b– Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
_______________________________________________________________________

c– No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
(     ) “supus”.
(     ) “descobri”.
(     ) “compreendi”.
d– A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
(     ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
(     ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
(     ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”

e– Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:

Sujeito
        Em uma oração (frase e que é obrigatória a presença de um verbo), o sujeito é aquele termo que está presente e nos informa alguma coisa. É aquele que faz a ação.
        Ele atua como uma espécie de suporte para o predicado, que informa o que foi feito pelo sujeito.
Predicado
        O predicado nada mais é do que aquilo que se fala do sujeito. Existem três tipos de predicado: verbal, nominal e verbo-nominal

 


                                                                                                        





Questão 2 – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Sujeito
(2) Predicado

 (
  A Terra gira suavemente.
 (   ) Godofredo é muito engraçado.
 (   Os testes foram cancelados.
 (   ) Os atletas ficaram felizes e emocionados
(   O carro bateu no muro.

Questão 3- Separe os sujeitos e predicado das orações abaixo:

a)  Os jovens gostam de aventuras.

Sujeito: 
 Predicado: 

b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
Sujeito: 
Predicado: 

c) Ariana e Luana saíram de férias.
Sujeito
:
Predicado: 
d) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
Sujeito
:
Predicado:  


PAPAI E MAMÃE  - TISTU –NÓS  -A VETERINÁRIA   -ZIRALDO-         OS LIVROS
Questão 4- Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: 


a)   _____________________é o autor do livro O menino Maluquinho
b)   ____________________ é o Menino do dedo verde.
c)  _____________________ vamos iniciar o período de avaliações.
d)   ______________________são minha família.
e)   ____________________ cuidou do meu cachorrinho.
f)   _________________________ me levam a lugares incríveis.

Questão 5-  Identifique sublinhando-os a conjugação dos verbos nas orações abaixo.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção
Questão 6-  Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.

a)Os alunos leram um texto sobre festas juninas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      
 b)Muitas pessoas gostam de festas juninas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 c)O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Maria Rita começou a praticar esportes.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 7-Sublinhe nas frases abaixo o NÚCLEO do sujeito.
  1. A maravilhosa culinária brasileira encanta o mundo.
  2. Nosso tio João nos visita raramente.
  3. A pobre Ana não dançou com ninguém na festa.
  4. O pequeno garoto, mesmo jovem já passou por muitas dificuldades.
  5. Aquela linda moça passava por aqui todos os dias.
Questão 8-Complete o texto com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique compreensível, ou seja, coeso.
Muito suor, pouca descoberta (Super for Kids, nº 1) O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade _________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, __________ ___________ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _____________, é preciso persistência para encarar a profissão, ___________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________não há faculdade de Arqueologia. ___________, é preciso gostar de viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.

PORQUE – MAS – ELES – POIS – PORTANTO – MAS – ALÉM DISSO – QUE – PORQUE – QUANDO

 


Questão 9- Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
( a ) morremos                          (    ) verbo na 1ª pessoa do singular
( b ) podias                                 (    ) verbo na 1ª pessoa do plural
 ( c ) entrei                                 (    ) verbo na 3ª pessoa do singular
 ( d ) mandava                            (    ) verbo na 2ª pessoa do singular

Questão 10- Crie frases nos tempos dos verbos abaixo com o verbo “falar”:
a) PRESENTE: ________________________________________
b) PASSADO: _________________________________________
c) FUTURO: __________________________________________

                                                           Boa Sorte



                                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...