Avaliação de Português-7º ano
Questão 1-Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões
interpretativas propostas:
Uma
amizade impossível
Amos e Bóris me convidaram para embarcar
na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa. O jogo de cores
entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço
bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem
deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro
era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o
que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig,
o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então,
para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig
narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois
mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a
vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o
cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens
vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e
perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da
natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em
terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele
não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com
lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo
sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há
o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na
página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz
tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.
Irene Monteiro.
Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
09 de dezembro de 2018
(Com cortes).
a–
Identifique o objetivo da autora do texto lido:
( ) noticiar um fato.
( ) divulgar um livro.
( ) contar uma fábula.
b–
Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
_______________________________________________________________________
c–
No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o
verbo destacado poderia ser substituído por:
( ) “supus”.
( ) “descobri”.
( )
“compreendi”.
d–
A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
( ) “O jogo de cores entre o título/autor e
o sol/baleia é inteligente [...]”
( ) “Um não pode viver no mar, nem o outro
em terra firme.”
( )
“[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”
e–
Escreva
por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:
Questão 2 – Relacione a 2ª
coluna de acordo com a 1ª.
(1) Sujeito (2) Predicado ( ) A Terra gira suavemente.
( )
Godofredo é muito engraçado.
( ) Os testes foram
cancelados.
( ) Os atletas ficaram felizes
e emocionados.
Questão 3- Separe os sujeitos e predicado das orações
abaixo:
a) Os jovens gostam de aventuras. Sujeito:
Predicado:
b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio. Sujeito: Predicado: c) Ariana e Luana saíram de férias. Sujeito:
Predicado:
d) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho. Sujeito: Predicado:
a) _____________________é o autor do livro
O menino Maluquinho
b) ____________________ é o Menino do dedo
verde.
c) _____________________ vamos iniciar o
período de avaliações.
d) ______________________são minha família.
e) ____________________ cuidou do meu
cachorrinho.
f) _________________________ me levam a lugares
incríveis.
Questão 5- Identifique sublinhando-os a conjugação
dos verbos nas orações abaixo.
a) Cantamos uma música romântica. b) Sonhei com você. c) Somos bons amigos. d) Não fui à escola ontem. e) Compusemos uma bela canção
Questão 6- Passe as
orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.
a)Os alunos leram um texto sobre
festas juninas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)Muitas pessoas gostam de festas juninas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)O cliente solicitou ao vendedor uma bola de
basquete.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Maria Rita começou a praticar
esportes.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 7-Sublinhe nas
frases abaixo o NÚCLEO do sujeito.
Questão 8-Complete o texto
com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique compreensível, ou
seja, coeso.
Muito suor, pouca descoberta
(Super for Kids, nº 1) O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________não
pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade _________ os arqueólogos
passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______as
emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, __________ ___________ identificam
a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _____________, é
preciso persistência para encarar a profissão, ___________ os resultados
demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No
Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________não há faculdade de
Arqueologia. ___________, é preciso gostar de viver sem rotina, ______________o
arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer
descobertas que mudam a história.
Questão 9-
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
( a ) morremos ( ) verbo na 1ª pessoa do singular
( b ) podias ( ) verbo na 1ª pessoa do plural
( c )
entrei
( ) verbo na 3ª pessoa do
singular
( d )
mandava ( ) verbo na 2ª pessoa do singular
Questão 10- Crie frases nos tempos dos verbos abaixo com o verbo
“falar”:
a) PRESENTE: ________________________________________
b) PASSADO: _________________________________________
c) FUTURO: __________________________________________
Boa Sorte
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário