Pular para o conteúdo principal

Avaliação de Português-7º ano

Avaliação de Português-7º ano


Fluxograma: Processo alternativo: Colégio Estadual Professor Carlos Valadares
         Avenida Patrício São Paulo, Santa Bárbara-BA,44.150.000




Aluno(a)                                                         Série                  Data          

Instruções:
* Use caneta de tinta azul ou preta;
* Leia atentamente cada questão da avaliação (frente e verso);
* Você poderá usar lápis para o caso de você querer apagar;
* Evite rasuras e não é permitido o uso de líquido corretivo;
* Serão também itens avaliativos a coerência e a coesão na escrita;
* Só poderá entregar a avaliação após 30 minutos.
*Cada questão tem o peso de 0,3

Avaliação Final III Unidade Língua Portuguesa

Questão 1-Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma amizade impossível

Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa.  O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.
Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.
De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.
Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.

Irene Monteiro. Disponível em: <https://revistaemilia.com.br>.
09 de dezembro de 2018 (Com cortes).

a– Identifique o objetivo da autora do texto lido:
(     ) noticiar um fato.
(     ) divulgar um livro.
(     ) contar uma fábula.

b– Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?
_______________________________________________________________________

c– No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo [...]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:
(     ) “supus”.
(     ) “descobri”.
(     ) “compreendi”.
d– A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:
(     ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente [...]”
(     ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”
(     ) “[...] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos [...]”

e– Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:

Sujeito
        Em uma oração (frase e que é obrigatória a presença de um verbo), o sujeito é aquele termo que está presente e nos informa alguma coisa. É aquele que faz a ação.
        Ele atua como uma espécie de suporte para o predicado, que informa o que foi feito pelo sujeito.
Predicado
        O predicado nada mais é do que aquilo que se fala do sujeito. Existem três tipos de predicado: verbal, nominal e verbo-nominal

 


                                                                                                        





Questão 2 – Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Sujeito
(2) Predicado

 (
  A Terra gira suavemente.
 (   ) Godofredo é muito engraçado.
 (   Os testes foram cancelados.
 (   ) Os atletas ficaram felizes e emocionados
(   O carro bateu no muro.

Questão 3- Separe os sujeitos e predicado das orações abaixo:

a)  Os jovens gostam de aventuras.

Sujeito: 
 Predicado: 

b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
Sujeito: 
Predicado: 

c) Ariana e Luana saíram de férias.
Sujeito
:
Predicado: 
d) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
Sujeito
:
Predicado:  


PAPAI E MAMÃE  - TISTU –NÓS  -A VETERINÁRIA   -ZIRALDO-         OS LIVROS
Questão 4- Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: 


a)   _____________________é o autor do livro O menino Maluquinho
b)   ____________________ é o Menino do dedo verde.
c)  _____________________ vamos iniciar o período de avaliações.
d)   ______________________são minha família.
e)   ____________________ cuidou do meu cachorrinho.
f)   _________________________ me levam a lugares incríveis.

Questão 5-  Identifique sublinhando-os a conjugação dos verbos nas orações abaixo.

a) Cantamos uma música romântica.
b) Sonhei com você.
c) Somos bons amigos.
d) Não fui à escola ontem.
e) Compusemos uma bela canção
Questão 6-  Passe as orações abaixo para o tempo futuro do modo indicativo.

a)Os alunos leram um texto sobre festas juninas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      
 b)Muitas pessoas gostam de festas juninas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 c)O cliente solicitou ao vendedor uma bola de basquete.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

d) Maria Rita começou a praticar esportes.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 7-Sublinhe nas frases abaixo o NÚCLEO do sujeito.
  1. A maravilhosa culinária brasileira encanta o mundo.
  2. Nosso tio João nos visita raramente.
  3. A pobre Ana não dançou com ninguém na festa.
  4. O pequeno garoto, mesmo jovem já passou por muitas dificuldades.
  5. Aquela linda moça passava por aqui todos os dias.
Questão 8-Complete o texto com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique compreensível, ou seja, coeso.
Muito suor, pouca descoberta (Super for Kids, nº 1) O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade _________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, __________ ___________ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _____________, é preciso persistência para encarar a profissão, ___________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________não há faculdade de Arqueologia. ___________, é preciso gostar de viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.

PORQUE – MAS – ELES – POIS – PORTANTO – MAS – ALÉM DISSO – QUE – PORQUE – QUANDO

 


Questão 9- Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
( a ) morremos                          (    ) verbo na 1ª pessoa do singular
( b ) podias                                 (    ) verbo na 1ª pessoa do plural
 ( c ) entrei                                 (    ) verbo na 3ª pessoa do singular
 ( d ) mandava                            (    ) verbo na 2ª pessoa do singular

Questão 10- Crie frases nos tempos dos verbos abaixo com o verbo “falar”:
a) PRESENTE: ________________________________________
b) PASSADO: _________________________________________
c) FUTURO: __________________________________________

                                                           Boa Sorte



                                                                                                                                                                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado

Arte rupestre Arte rupestre:  essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre. Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a   pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a   gravura rupestre , imagens gravadas em incisões na própria rocha. Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças. Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da  arte  como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a den...

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas.  Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto. Mostre que se importa com a pessoa Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é. Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pess...