Roteiro - Teatro Mudo
("Curta")
Ansiedade: umo luta dioria
Introdução
A ansiedade é um transtorno que atinge principalmente as mulheres, e a
incidência desses transtornos diminui à medida que as pessoas
envelhecem. A característica principal da ansiedade é uma preocupação
excessiva, acompanhada de pelo menos três dos seguintes sintomas:
inquietação ; fatigabilidade; dificuldade em concentrar-se ou sensações de
"branco"; irritabilidade; tensão muscular e perturbação do sono.
Cena 1 - Elevador Viviane chega na Faculdade e aguarda o elevador. lmpaciente, olha para o relógio várias vezes até que finalmente o elevador chega. Ela está sozinha, entra e pressiona aliviada o seu andar (o último).Quando se vira, observa aflita muitas pessoas entrando e selecionando vários andares. Começa a olhar o relógio freneticamente, e ao "calcular" nos dedos os afazeres do dia fica confusa, então, êffi pânico começa a massagear as têmporas, enquanto balança a perna rapidamente e respira ofegante, com medo de não chegar a tempo a aula e começar suas amplas tarefas. Um aluno atencioso a vê e tenta acalmá-la, lhe dando dicas de como diminuir a ansiedade em momentos como esse. Á instrui a controlar sua respiração e lhe dá um caderninho para organizar suas prioridades em forma de lista e assim, ficar menos preocupada com a organização do tempo. Eles se despedem e seguem para suas respectivas salas.
Cena 2- Sala de Aula A protagonista chega na sala de aula e o professor ainda não chegou. É Oia de provà, âgarota caminha até seu lugar de costume e se senta. Ela tira o material dá mochila e começa a posiciona-lo sobre a mesa enquanto a professora chega.A professora começa a entregar as provas, uma a uma aos alunos, enquanto a garota organiza e reorganiza suas canetas, borracha e lapiseira repetidamente. A garota observa aflita o grande número de questões enquanto a professora marcar no quadro o tempo da prova. Enquanto a garota treme a perna e bate com a caneta na mesa em ritmo frenético: desvia o olhar da prova para o relógio repetidamente. Percebendo sua ansiedade, a professora se aproxima da mesa e conversa com a aluna. Busca alguns objetos em sua bolsa e lhe aconselha a beber um pouco d'água, tentar se acalmar respirando fundo e lhe dá um chiclete para mascar durante a prova para diminuir a tensão. A aluna diminui a tensão e entrega a prova aliviada, a professora se aproxima e conversa com ela, a instruindo a procurar ajuda de um profissional. Estatísticas o De acordo com a 5" edição do Manual de diagnóstico estatístico de transtornos mentais existemT tipos diferentes de transtornos de ansiedade. Transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade generalizada são dois exemplos. . Segundo a Academia Brasileira de Psicologia L2% da população brasileira é ansiosa. o Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. Fontes -www. p rogresso. co m. b r/ca d e rn o/ci ê ncia -sa u de -abp.org.br
Cena 1 - Elevador Viviane chega na Faculdade e aguarda o elevador. lmpaciente, olha para o relógio várias vezes até que finalmente o elevador chega. Ela está sozinha, entra e pressiona aliviada o seu andar (o último).Quando se vira, observa aflita muitas pessoas entrando e selecionando vários andares. Começa a olhar o relógio freneticamente, e ao "calcular" nos dedos os afazeres do dia fica confusa, então, êffi pânico começa a massagear as têmporas, enquanto balança a perna rapidamente e respira ofegante, com medo de não chegar a tempo a aula e começar suas amplas tarefas. Um aluno atencioso a vê e tenta acalmá-la, lhe dando dicas de como diminuir a ansiedade em momentos como esse. Á instrui a controlar sua respiração e lhe dá um caderninho para organizar suas prioridades em forma de lista e assim, ficar menos preocupada com a organização do tempo. Eles se despedem e seguem para suas respectivas salas.
Cena 2- Sala de Aula A protagonista chega na sala de aula e o professor ainda não chegou. É Oia de provà, âgarota caminha até seu lugar de costume e se senta. Ela tira o material dá mochila e começa a posiciona-lo sobre a mesa enquanto a professora chega.A professora começa a entregar as provas, uma a uma aos alunos, enquanto a garota organiza e reorganiza suas canetas, borracha e lapiseira repetidamente. A garota observa aflita o grande número de questões enquanto a professora marcar no quadro o tempo da prova. Enquanto a garota treme a perna e bate com a caneta na mesa em ritmo frenético: desvia o olhar da prova para o relógio repetidamente. Percebendo sua ansiedade, a professora se aproxima da mesa e conversa com a aluna. Busca alguns objetos em sua bolsa e lhe aconselha a beber um pouco d'água, tentar se acalmar respirando fundo e lhe dá um chiclete para mascar durante a prova para diminuir a tensão. A aluna diminui a tensão e entrega a prova aliviada, a professora se aproxima e conversa com ela, a instruindo a procurar ajuda de um profissional. Estatísticas o De acordo com a 5" edição do Manual de diagnóstico estatístico de transtornos mentais existemT tipos diferentes de transtornos de ansiedade. Transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade generalizada são dois exemplos. . Segundo a Academia Brasileira de Psicologia L2% da população brasileira é ansiosa. o Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. Fontes -www. p rogresso. co m. b r/ca d e rn o/ci ê ncia -sa u de -abp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário