sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Sequência didática,como trabalhar-Tem De Tudo



Sequência didática,como trabalhar
Educação infantil, uma metodologia de planejamento de desenvolvimento ,de rotina na educação infantil e uma das mais importantes metodologias que nós temos hoje para o trabalho com crianças ,vamos juntos e vamos aprender um pouco mais.
A sequência didática é uma metodologia que definitivamente chegou para ficar sobretudo na educação infantil .Lógico que nós sabemos que a educação infantil possui sete parâmetros, 7 bons  parâmetros de trabalho, natureza e sociedade, identidade e autonomia linguagem oral e escrita ,raciocínio lógico matemático ,artes visuais, música e movimento esses são os parâmetros de educação infantil, no entanto a maior parte dos centros de formação de crianças os  famosos e enems , nós acabamos encontrando quase sempre atividades de linguagem ou seja de língua portuguesa ,atividades de matemática e atividade de arte no geral né, não no seu grande bolso e no meio dessas atividades de linguagem oral escrita raciocínio lógico, matemática e artes, nós então percebemos o encaixe das cortinas higiene, banheiro, alimentação e assim por diante, isso quer dizer que os outros parâmetros como natureza e sociedade, identidade e autonomia ,música ,que são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança acabavam ficando num plano secundário ou acabavam nem existindo na formação da criança a sequência didática. Ela traz este recurso para incluir todos os conhecimentos ,todas as áreas de conhecimento importante de formação infantil, para dentro de um planejamento, então meio que faz com que os professores, os educadores se atentem um pouco mais aos sete parâmetros porque eles são extremamente importante para formação da criança nenhum é mais importante que o outro, para uma criança brincar é tão importante quanto movimentar-se ,movimentar-se, brincar ,é tão importante quanto a linguagem oral ,escrita e tão importante quanto o raciocínio lógico-matemático quanto entender a sociedade e a natureza que ostentam na educação infantil .Os sete parâmetros são importantes ,a sequência didática possibilita o equilíbrio desses Parâmetros
.Eu vou trabalhar com exemplo prático que é fazer uma sequência didática com o tema gerador seres vivos e usei a expressão tema gerador, mas nós também podemos usar a expressão tema central ,podemos usar produto enfim ,o tema simplesmente, de qualquer maneira para eu planejar uma boa sequência didática eu preciso ter um tema central ou um tema gerador ou um produto, como nos exemplos de seres vivos daí eu vou fazer levantamento do subtemas  ou seja de quais palavras estão relacionadas a este conteúdo central.
Os seres vivos vou observar na minha comunidade, o que que tem mais importância, mais relação com a experiência das crianças naquele contexto social ou seja ,os seres vivos numa região de Agreste pode ser diferente dos seres vivos de uma região de Floresta Amazônica, ou de mata Atlântica , isso quer dizer que sempre nós temos que observar qual é o contexto que serve para criança explorar de imediato de próximo esse contexto para depois expandir para contextos maiores então a criança reconhece o local de identifica com o local para ela chegar no global .Então vamos ao nosso exemplo prático, os seres vivos, uma sequência didática para educação infantil tem para educação infantil, eu escolhi trabalhar com a sequência didática os animais .Lembrando que nós temos sete parâmetros eu vou explorar a maioria desses parâmetros ,mas ,quero montar um exemplo de uma sequência didática então, animais é meu tema gerador, o meu tema central, o meu produto e animais me lembram mamíferos, então neste caso com as crianças eu vou trabalhar todos os animais mamíferos, posso montar uma exposição de animais mamíferos ,posso montar um portfólio de animais mamíferos posso fazer uns recortes e colagens, depois trabalho as palavras em sílabas dos mamíferos, posso reconhecer o som dos mamíferos, posso reconhecer os habitats dos mamíferos, então animais é um tema gerador, primeiro conteúdo dos mamíferos ,natureza e sociedade, aí vou trabalhar por exemplo o conteúdo leite e os Animais sobretudo os mamíferos dão leite, da minha sequência didática começou a ser desenhada no caso do leite, a gente vai trabalhar a parte de ciências ,mas nós temos que explorar o leite como alimento ,o leite dá origem a que ,o leite aparece no bolo, como que faz diferentes formas de consumir o leite na educação infantil .As crianças muitas vezes não tem noção de que o leite vem da vaca e uma coisa que eu acho muito importante neste momento, é lembrar que nós temos leites vegetais.
Então nós estamos trabalhando os animais. Animais me lembro mamíferos, os animais me lembro leite .Leite vem dos mamíferos, mas eu também tenho que  dizer para crianças fazerem aquelas perguntas básicas, o leite vem só da vaca? E aí a gente vai levar você descobrir que o leite pode vir da cabra, leite pode ser também de outros animais ,mas depois eu posso então usar daqueles nossos artifícios de conhecimento real e potencial zona de desenvolvimento proximal e perguntar para eles, mas o leite pode vir só dos animais? E aí eles vão ver que é possível ver leite de vegetais ,, leite de castanha ,leite de coco ,depois os animais lembram aves e as aves se diferem dos mamíferos ave tem pena Quais são os sons Podemos trabalhar Artes e também para desenhar para ampliar, para reduzir para fazer pequenas animações, então tema gerador os animais ,eu já explorei os mamíferos, já explorei de ciências, agora tô explorando aves tanto em geografia com ém arte, lembrando que onde  existe sabiá,onde existe por exemplo tucano onde existe determinados pássaros ,os mais diferentes lugares do mundo e os seus habitat também os animais eu me lembro ,daí nós temos crianças que moram perto de você ,conhece algum peixe, crianças que vivem perto do mar que conhecem outros tipos de peixe que é mamífero ,tem peixe que bota ovos? Tem peixe que tem escama?Tem peixe que não tem escama? Todas essas perguntas nós fazemos aqui e o que é mais interessante nós podemos trabalhar o conteúdo de música ou seja,nos 7 parâmetros para educação infantil nós temos várias musiquinhas que trabalha com tema peixe por exemplo ,se eu fosse um peixinho soubesse nadar... de tantas outras, então tema gerador animais ,nós estamos ampliando e eu quero explorar peixes dentro de músicas ,daí os animais me lembram filhotes. Olha que coisa bacana, como a  criança já entendeu que tem os mamíferos ,como a criança já entendeu que tem aves como a criança já entendera que tem uma porção de coisas relacionadas aos animais elas também pode estudar os filhotes de animais ,isso é muito importante porque tem filhotes de animais como por exemplo das aves que vem a partir do ovo, mas ,tem filhotes como por exemplo dos mamíferos que vem a partir da barriga da mãe ,como que as crianças entendem esse reconhecimento de mundo .Muitas delas têm animais de estimação como cachorro, o gatinho, como que eles vieram? então um outro conteúdo .Animais me lembram pelagem, aqui também pode ser trabalhado Artes que a gente tem a onça que pelagem diferente da zebra que tem uma pelagem e da vaca malhada então isso tudo é reconhecimento artístico ,mas também nós podemos encontrar essas pelagens na estamparia de roupas por a professora pode planejar atividades estamparia na escola ,pode reconhecer em fotografias, as crianças podem fazer essas ações.
Animais também me lembro os alimentos que os animais consomem, tem animal que come frutas,tem animal que come carne ,animal que come semente do milho, tem animal que come outro tipo recíproco a extensão a cadeia alimentar , nós podemos explorar isso também ,conteúdo que  absolutamente fascinante dentro de educação infantil desse tema gerador são as moradas dos animais .Então nós vamos dedicar momento da nossa organização de rotina só para trabalhar morada. Onde vive a abelha? Onde vive o tatu? Onde vive a formiga?
Espero que tenham gostado dessa sequência didática.
Querendo entender melhor veja o vídeode
Geraldo Peçanha de Almeida https://www.youtube.com/watch?v=Lu43kX4T3K4

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...