Método revolucionário para ensinar crianças a ler e escrever .
Sempre acreditei que crianças devem receber livros desde bebês. Isso eu comprovei quando minhas filhas nasceram e eu contava histórias ,contos e fábulas para elas em dimensões : a mais velha eu li histórias ,deixava ela manusear livros ,mas, não com frequência. Aí veio a Bia, comecei contando histórias e deixando ela manusear junto com a outra, Karol alguns livros ,depois apareceu a Duda, essa já teve mais contatos com os livros e ouviu muitas histórias contadas por mim e pelas irmãs, tinha acesso total á vários livros .Conclusão, todas desenvolveram a escrita e a leitura muito cedo, porém a Duda, a caçula ,é mais letrada que as outras duas, tem muito mais facilidade de aprendizagem, isso se deu ao acesso muito cedo e frequentemente a livros ,histórias, músicas e vários outros métodos que se chega a escrita e a leitura.
Hoje ,com o avanço tecnológico se escreve cada vez menos a mão e muito mais com celulares ,tablets ,computador .Porém a leitura e a escrita são e sempre será um aprendizado primordial para toda humanidade. É por esses métodos que se pode transmitir ,expressar sentimentos, ideias e nos comunicar.
Ideias para ensinar a criança a ler e a escrever
Aprender a escrever e a ler é fundamental. A criança precisa antes de começar a ler e escrever propriamente dito, precisa controlar seu corpo, que seja capaz de dominar principalmente a mão ,PARTE IMPORTANTÍSSIMA no processo de escrita. De certa forma não é uma questão de a criança aprender só, mas, oferecer à criança as ferramentas necessárias para que isso aconteça.
Costuma-se a apresentar para a criança a escrita e a leitura de um modo mais especifico quando ela tem em média de três a cinco anos ,na Educação infantil.
Muitas das crianças só te contato com esse aprendizado nesta fase, porém isso não significa que ela vai sair dessa fase lendo e escrevendo ,mas, capaz de fazer tracejados e se adaptando com as ferramentas para tal, como o lápis, borracha, caderno, canetas, folha de oficio, lápis de cera, entre outras .Nesta fase ela desenvolve a coordenação motora propriamente dita.
Nesta mesma fase tem criança que ao final da mesma ,reconhece letras, algumas palavras, seu nome...
Se dá inicio ao ensino da escrita a através da grafomotricidade ,que é um movimento gráfico que se realiza com as mãos ao desenhar ou escrever.. É aprender a traçar movimentos com as mãos em papel ,quadro, chão, paredes ,adquirindo assim a coordenação motora.
Conselhos básicos que vão ajudar a criança a ler e escrever.
- Preparar um ambiente tranquilo, com música ambiente que estimule a criança, disponibilizar as ferramentas para que ela leia, escreva, sem nenhuma pressão .
- É bom que a criança antes de começar a usar o lápis Para escrever ou desenhar é aconselhável que deixe-a fazer isso com os dedos, usando tinta ou até mesmo o chão para traçar seus desenhos ou escritas
-Daí em diante é hora de ensinar a criança a manusear o lápis corretamente.
- Para ganhar destreza manual, deverá trabalhar os traços verticais, horizontais, oblíquos, circulares e em zig-zag.
.
- Para aprender a escrever não é somente praticar a escrita. Pintar, desenhar, colorir, recortar revistas e outras atividades ajudará .
A criança só será realmente cobrada a adquirir o aprendizado da escrita e a da leitura quando entrar na fase dos seis anos .Porém ,tudo o que foi estimulado antes dessa idade muito vai colaborar para um sucesso maior nesse aprendizado de ler e escrever.
Subscribe to Tem De Tudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário