Pular para o conteúdo principal

Planejamento De Língua Portuguesa 2018 -6º ano

PLANEJAMENTO ANUAL – Planejamento De Língua Portuguesa 2018 -6º ano 2018
   Língua Portuguesa (6º ano)
Prof. Edleuza Paiva Bispo Almeida


Colégio Estadual Professor Carlos Valadares

CONTEÚDOS / EIXOS TEMÁTICOS

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
  I UNIDADE
Eixo temático: Imaginário infantil

  Motivar os alunos para o tema da unidade.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc.
  Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias.
  Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
  Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
  Ler por prazer.
  Conhecer, observar, produzir e recriar o conto maravilhoso de acordo com as características do
  Anotações no quadro branco.

  Atividades (orais e escritas) de compreensão      e                           interpretação
textual.

- o conto maravilhoso
Atividades    de                     compreensão          e interpretação textual.

- a fábula


- o livro de aventuras
  Atividades de produção textual.



Atividades de produção textual.
O dicionário: palavras no contexto
  Atividades de revisão textual.


Linguagem
  Atividades lúdicas.


Linguagem verbal e linguagem não verbal

  Aulas expositivas.
  Atividades de revisão textual.

Interlocutor
  Conversas formais e informais.


Língua
  Debates.
  Avaliações orais e escritas.

A linguagem e os códigos
  Ditado de palavras.


Norma-padrão     e                             variedades                             de prestígio
  Leitura em voz alta e coletiva.

  Leitura individual em voz alta.
Tipos de variação linguística Oralidade e escrita Formalidade e informalidade A gíria
Texto Discurso
Gêneros do discurso Intencionalidade discursiva Fonema e letra
gênero e as condições da situação de produção.
  Conhecer a estrutura do dicionário e saber consultá-lo de modo rápido e eficiente.
  Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e a frase.
  Conceituar linguagem, língua, código, interlocutor, variedade linguística, norma-padrão, texto, discurso, gêneros do discurso, intencionalidade                discursiva, fonema e letra.
  Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística do código, das variedades linguísticas e da intencionalidade discursiva na construção do texto.
  Observar certos aspectos da língua de uso relacionados às variedades linguísticas.
  Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados à língua em situações concretas de interação verbal.
  Leitura em voz alta e individual.  Leitura silenciosa.

  Material fotocopiado.

  Recursos audiovisuais no geral.   Uso do dicionário.
  Uso do livro didático.
  Observação cotidiana.




  Participação                          em                          debates                          e conversas (formais e informais).

CONTEÚDOS / EIXOS TEMÁTICOS

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
  II UNIDADE
Eixo temático: Universo infantil, psicologia, valores e sensibilidade da criança

-   história em quadrinhos

-   o diálogo O substantivo

Classificação dos substantivos


O adjetivo


Classificação dos adjetivos


Flexão     dos     substantivos     e                dos adjetivos


O gênero dos substantivos

  Motivar os alunos para o tema da unidade.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc.
  Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias.
  Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e compará- los a textos de linguagem verbal.
  Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
  Ler por prazer.
  Conhecer a natureza  da linguagem das histórias em quadrinhos e desenvolvê-la a partir de projetos de produção de texto.
  Anotações no quadro branco.

  Atividades    de                     compreensão                 e interpretação textual.


  Atividades de produção textual.   Atividades de revisão textual.
  Atividades lúdicas.   Aulas expositivas.
  Conversas formais e informais.   Debates.
  Ditado de palavras.

  Leitura em voz alta e coletiva. 
  Leitura em voz alta e individual.

  Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual.





  Atividades de produção textual.




  Atividades de revisão textual.




  Avaliações orais e escritas.




  Leitura individual em voz alta.
O número dos substantivos O gênero dos adjetivos


O número dos adjetivos


Dígrafo e encontro consonantal


Encontros vocálicos

O    grau    dos    substantivos       e          dos adjetivos


Grau dos substantivos Grau dos adjetivos
O artigo
Classificação dos artigos Flexão dos artigos
O numeral
Apropriar-se das regras notacionais da língua: dígrafo, encontro consonantal e vocálico.
  Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e a frase.
  Conceituar substantivo e adjetivo.
  Identificar e classificar substantivos e adjetivos.
  Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística do substantivo e do adjetivo.
  Observar e empregar certos aspectos da língua de uso relacionados aos substantivos e aos adjetivos.
*      Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados aos substantivos e aos adjetivos em situações concretas de interação verbal.
Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística da flexão do grau dos substantivos e dos adjetivos, do artigo e do numeral na construção do texto.
  Observar certos aspectos da língua de uso relacionados aos artigos e aos numerais.
  Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao grau dos substantivos e dos adjetivos, ao artigo e ao numeral em situações concretas de interação verbal.
Leitura silenciosa.


  Material fotocopiado.

  Recursos audiovisuais no geral.   Uso do dicionário.
  Uso do livro didático.

  Observação cotidiana.




  Participação                          em                          debates                 e conversas (formais e informais).

  III UNIDADE
Eixo temático: Identidade da criança, vista em suas relações com o universo e  familiar

-   o relato pessoal

-   a carta pessoal

-   o diário

-   o cartaz
-   a exposição oral
-    

-      os gêneros digitais: e-mail, blog, twitter, comentários


A descrição

Divisão silábica
Sílaba tônica e sílaba átona

Palavras oxítonas,paroxítonas e proparoxítonas


A coerência e a coesão textuais O pronome
O pronome e a coesão textual Classificação dos pronomes Pronomes pessoais
Pronomes de tratamento Pronomes possessivos Pronomes demonstrativos
O verbo Conjugações
A flexão dos verbos Flexão de número e pessoa Flexão de modo
Flexão de tempo

Tempos verbais do indicativo Modelos de conjugação verba
l O verbo Conjugações
A flexão dos verbos Flexão de número e pessoa Flexão de modo
Flexão de tempo

Tempos verbais do indicativo
 Modelos de conjugação
verbal

  Motivar os alunos para o tema da unidade.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc.
  Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias.
  Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
  Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
  Ler por prazer.
  Conhecer as características de gêneros como o relato pessoal, a carta pessoal, o diário, o e-mail, o blog, o twitter e o comentário.
*      Apropriar-se das regras notacionais da língua: encontros
vocálicos, divisão silábica e sílaba átona e sílaba tônica.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc.
  Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias.
  Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase.
  Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e compará- los a textos de linguagem verbal.
  Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.
  Ler por prazer.
*      Conhecer, observar e produzir o texto de opinião e o cartaz, levando em conta  as características do gênero e as condições de produção
Apropriar-se das regras notacionais da língua: a acentuação das oxítonas, dos monossílabos tônicos, das paroxítonas e das proparoxítonas.
  Reconhecer o pronome e o verbo.
  Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística do pronome e do verbo na construção do texto.
  Observar certos aspectos da língua de uso relacionados aos pronomes e aos verbos.
  Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao pronome e ao verbo em situações concretas de interação
*      verbal.
  Anotações no quadro branco.

  Atividades    de                     compreensão                   e interpretação textual.


  Atividades de produção textual.   Atividades de revisão textual.
  Atividades lúdicas.   Aulas expositivas.
  Conversas formais e informais.   Debates.
  Ditado de palavras.

*      Leitura em voz alta e coletiva.
   Leitura em voz alta

individual.
Leitura silenciosa.


  Material fotocopiado.

  Recursos audiovisuais no geral.   Uso do dicionário.
*      Uso do livro didático.
  Anotações no quadro branco.

  Atividades    de                     compreensão                   e interpretação textual.


  Atividades de produção textual. 
  Atividades de revisão textual.
  Atividades lúdicas.   Aulas expositivas.
  Conversas formais e informais. 
  Debates.
  Ditado de palavras.

*        Leitura em voz alta e coletiva.   Leitura em voz alta e individual.
Leitura silenciosa.


  Material fotocopiado.

  Recursos audiovisuais no geral.   Uso do dicionário.
  Uso do livro didático.

  Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual.






  Atividades de produção textual.





  Atividades de revisão textual.





  Avaliações orais e escritas.





*      Leitura individual em voz alta.
  Observação cotidiana.



*        Participação          em            debates     e conversas (formais e informais).



  Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual.





  Atividades de produção textual.




  Atividades de revisão textual.




  Avaliações orais e escritas.




  Leitura individual em voz alta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado

Arte rupestre Arte rupestre:  essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre. Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a   pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a   gravura rupestre , imagens gravadas em incisões na própria rocha. Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças. Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da  arte  como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a den...

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas.  Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto. Mostre que se importa com a pessoa Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é. Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pess...