PLANEJAMENTO ANUAL – Planejamento De Língua Portuguesa 2018 -6º ano 2018
Língua Portuguesa (6º ano)
Prof. Edleuza Paiva Bispo Almeida
Colégio Estadual Professor Carlos Valadares
CONTEÚDOS / EIXOS TEMÁTICOS | OBJETIVOS | PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS | PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS |
I UNIDADE Eixo temático: Imaginário infantil | Motivar os alunos para o tema da unidade. Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc. Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias. Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase. Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais. Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais. Ler por prazer. Conhecer, observar, produzir e recriar o conto maravilhoso de acordo com as características do | Anotações no quadro branco. | Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual. |
- o conto maravilhoso | Atividades de compreensão e interpretação textual. | | |
- a fábula | | | |
- o livro de aventuras | Atividades de produção textual. | | |
| | Atividades de produção textual. | |
O dicionário: palavras no contexto | Atividades de revisão textual. | | |
Linguagem | Atividades lúdicas. | | |
Linguagem verbal e linguagem não verbal | Aulas expositivas. | Atividades de revisão textual. | |
Interlocutor | Conversas formais e informais. | | |
Língua | Debates. | Avaliações orais e escritas. | |
A linguagem e os códigos | Ditado de palavras. | | |
Norma-padrão e variedades de prestígio | Leitura em voz alta e coletiva. | Leitura individual em voz alta. |
Tipos de variação linguística Oralidade e escrita Formalidade e informalidade A gíria Texto Discurso Gêneros do discurso Intencionalidade discursiva Fonema e letra | gênero e as condições da situação de produção. Conhecer a estrutura do dicionário e saber consultá-lo de modo rápido e eficiente. Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e a frase. Conceituar linguagem, língua, código, interlocutor, variedade linguística, norma-padrão, texto, discurso, gêneros do discurso, intencionalidade discursiva, fonema e letra. Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística do código, das variedades linguísticas e da intencionalidade discursiva na construção do texto. Observar certos aspectos da língua de uso relacionados às variedades linguísticas. Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados à língua em situações concretas de interação verbal. | Leitura em voz alta e individual. Leitura silenciosa. Material fotocopiado. Recursos audiovisuais no geral. Uso do dicionário. Uso do livro didático. | Observação cotidiana. Participação em debates e conversas (formais e informais). |
CONTEÚDOS / EIXOS TEMÁTICOS | OBJETIVOS | PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS | PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS |
II UNIDADE Eixo temático: Universo infantil, psicologia, valores e sensibilidade da criança - história em quadrinhos - o diálogo O substantivo Classificação dos substantivos O adjetivo Classificação dos adjetivos Flexão dos substantivos e dos adjetivos O gênero dos substantivos | Motivar os alunos para o tema da unidade. Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc. Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias. Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase. Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e compará- los a textos de linguagem verbal. Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais. Ler por prazer. Conhecer a natureza da linguagem das histórias em quadrinhos e desenvolvê-la a partir de projetos de produção de texto. | Anotações no quadro branco. Atividades de compreensão e interpretação textual. Atividades de produção textual. Atividades de revisão textual. Atividades lúdicas. Aulas expositivas. Conversas formais e informais. Debates. Ditado de palavras. Leitura em voz alta e coletiva. Leitura em voz alta e individual. | Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual. Atividades de produção textual. Atividades de revisão textual. Avaliações orais e escritas. Leitura individual em voz alta. |
O número dos substantivos O gênero dos adjetivos O número dos adjetivos Dígrafo e encontro consonantal Encontros vocálicos O grau dos substantivos e dos adjetivos Grau dos substantivos Grau dos adjetivos O artigo Classificação dos artigos Flexão dos artigos O numeral | Apropriar-se das regras notacionais da língua: dígrafo, encontro consonantal e vocálico. Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e a frase. Conceituar substantivo e adjetivo. Identificar e classificar substantivos e adjetivos. Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística do substantivo e do adjetivo. Observar e empregar certos aspectos da língua de uso relacionados aos substantivos e aos adjetivos. Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados aos substantivos e aos adjetivos em situações concretas de interação verbal. Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística da flexão do grau dos substantivos e dos adjetivos, do artigo e do numeral na construção do texto. Observar certos aspectos da língua de uso relacionados aos artigos e aos numerais. Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao grau dos substantivos e dos adjetivos, ao artigo e ao numeral em situações concretas de interação verbal. | Leitura silenciosa. Material fotocopiado. Recursos audiovisuais no geral. Uso do dicionário. Uso do livro didático. | Observação cotidiana. Participação em debates e conversas (formais e informais). |
III UNIDADE Eixo temático: Identidade da criança, vista em suas relações com o universo e familiar - o relato pessoal - a carta pessoal - o diário - o cartaz - a exposição oral - - os gêneros digitais: e-mail, blog, twitter, comentários A descrição Divisão silábica Sílaba tônica e sílaba átona Palavras oxítonas,paroxítonas e proparoxítonas A coerência e a coesão textuais O pronome O pronome e a coesão textual Classificação dos pronomes Pronomes pessoais Pronomes de tratamento Pronomes possessivos Pronomes demonstrativos O verbo Conjugações A flexão dos verbos Flexão de número e pessoa Flexão de modo Flexão de tempo Tempos verbais do indicativo Modelos de conjugação verba l O verbo Conjugações A flexão dos verbos Flexão de número e pessoa Flexão de modo Flexão de tempo Tempos verbais do indicativo Modelos de conjugação verbal | Motivar os alunos para o tema da unidade. Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc. Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias. Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase. Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais. Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais. Ler por prazer. Conhecer as características de gêneros como o relato pessoal, a carta pessoal, o diário, o e-mail, o blog, o twitter e o comentário. Apropriar-se das regras notacionais da língua: encontros vocálicos, divisão silábica e sílaba átona e sílaba tônica. Desenvolver habilidades de leitura de textos: localizar informações explícitas; inferir informação implícita; identificar o tema; distinguir fato de opinião; identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros; identificar efeitos de ironia e humor variados, índices de previsibilidade, levantamento de hipóteses, síntese, generalização, relações de causa e consequência, etc. Comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto ao gênero e às ideias. Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase. Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e compará- los a textos de linguagem verbal. Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais. Ler por prazer. Conhecer, observar e produzir o texto de opinião e o cartaz, levando em conta as características do gênero e as condições de produção Apropriar-se das regras notacionais da língua: a acentuação das oxítonas, dos monossílabos tônicos, das paroxítonas e das proparoxítonas. Reconhecer o pronome e o verbo. Verificar, por meio de questões propostas, a função semântico- estilística do pronome e do verbo na construção do texto. Observar certos aspectos da língua de uso relacionados aos pronomes e aos verbos. Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados ao pronome e ao verbo em situações concretas de interação verbal. | Anotações no quadro branco. Atividades de compreensão e interpretação textual. Atividades de produção textual. Atividades de revisão textual. Atividades lúdicas. Aulas expositivas. Conversas formais e informais. Debates. Ditado de palavras. Leitura em voz alta e coletiva. Leitura em voz alta individual. Leitura silenciosa. Material fotocopiado. Recursos audiovisuais no geral. Uso do dicionário. Uso do livro didático. Anotações no quadro branco. Atividades de compreensão e interpretação textual. Atividades de produção textual. Atividades de revisão textual. Atividades lúdicas. Aulas expositivas. Conversas formais e informais. Debates. Ditado de palavras. Leitura em voz alta e coletiva. Leitura em voz alta e individual. Leitura silenciosa. Material fotocopiado. Recursos audiovisuais no geral. Uso do dicionário. Uso do livro didático. | Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual. Atividades de produção textual. Atividades de revisão textual. Avaliações orais e escritas. Leitura individual em voz alta. Observação cotidiana. Participação em debates e conversas (formais e informais). Atividades (orais e escritas) de compreensão e interpretação textual. Atividades de produção textual. Atividades de revisão textual. Avaliações orais e escritas. Leitura individual em voz alta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário