segunda-feira, 3 de abril de 2017

Histórico do Colégio Professor Carlos Valadares


Histórico do Colégio Professor Carlos Valadares


Histórico do Colégio Professor Carlos Valadares
O colégio Estadual Professor Carlos Valadares foi construído entre 1966 e  1967. A inauguração do prédio ocorreu em 06/04/1967 com o nome de grupo escolar Professor Carlos  Valadares .E as aulas tiveram inicio em 07-04-1967,.A primeira direção oficial foi datada pela portaria do secretário de educação o professor Alaor Coutinho em 18-04-1974  para assumir a diretoria a professora Maurina Barreto Lima.Anteriormente o grupo escolar era fiscalizado pela delegada da escola professora Risonete Simões de Freitas .
Funcionou  a principio com a escola isoladas da sede :Escola Hilario Ribeiro,Escola Dr.Eduardo Froes da Mota e escola Paroquia Monsenhor Luiz Ramos Machado ,Havia apenas dois funcionários municipais :um vigilante residente e uma porteira que assumiu a limpeza diária de escola e a merenda .
Em 06 de maio de 1981, conforme portaria nº 2876, o grupo escolar foi criado funcionando de 3º ao  8º series,e passou a ser considerado como unidade  Escolar pertencente a CR/2 de feira de santana de acordo com diário oficial de 20-04-1974 .O funcionamento   do curso de contabilidade deu-se de acordo com a portaria 446/90 publicada  no diário oficial de 18-10-1995
A área não construída possuía três salas de aula,um corredor,uma área de coberta para recreio ,dois sanitários  para alunos e dois para professores ;uma sala para direção , uma cozinha ,um almoxarifado e uma sala contígua a cozinha .
A área não construída era totalmente aberta,sendo que ao lado das salas de aula havia dois poços artesianos ,um para limpeza e outro  para beber .Não havia rede hidráulica para os sanitários .
Em frente ao prédio ,havia um muro de um metro  de altura como demarcação  de limites para a Avenida Patrício São  Paulo e um passeio de 50 cm de largura acompanhando a área frontal construída .
Com a procura do alunado  a área de recreio foi utilizado por vários anos como sala de aula,o mesmo acontecendo com a sala de almoxarifado .A escola funcionou nos três turnos desde a Educação integrada ate 2º grau de contabilidade , esse  no período noturno .No turno diurno sempre funcionou com alunos 1º a 4º serie .
A primeira reforma do prédio deu-se em 28 de fevereiro de 1991, conforme  consta  no livro .se construção e restauração  da escola ,com duas salas de aula ,construção do muro ,retalhamento a escola e outros consertos .Vale ressaltar que ficou faltando o reboco e os portões do muro .Neste período o colégio tinha como diretora a Professora Miriam Falcão  Damasceno Cerqueira  movimentos e construíram mais duas salas de aula , deixando em condições de funcionamento para o ano letivo de 1998, porem ficaram faltando o reboco da parte externa .os vidros das janelas  e os ladrilhos .
Segundo a ex-diretoria Anita Barreto Souto que gestou o colégio de (19.04.1998 a 19.12.2006 a ultima sala de aula no pavilhão foi construída em sua gestão que também botou grade de proteção nas janelas de escola. Também  foi construída uma sala com o objetivo de ser um deposito de alimentos e pela necessidade  de espaço para atender a clientela , passou  a ser  sala  de  educação  especial, misturada inicialmente pelas professores Luci Coutinho De Freitas e Deuvani Mascarenhas Lima ,nos turnos matutinos e vespertino .Entretanto por  ser muito pequena , em 2007 na gestão da diretora Ladjane Barbosa dos Santos (16.03.2007 a 04.07.2008) estas transferiam o atendimento aos alunos especiais para um salão anexo,pensão de Dona Zinha ( Antônia Freitas Maia ) de 2007 a 2011.E a antiga sala ,chama-se hoje sala de recursos funcionário com atendimento individualizado a alunos portadores de necessidades especiais  pelas professores Josileide Calazans das Merces  Amaral (DA)e Maria Jose ( DV).
Nos documentos também encontramos registrado que a referida escola chamou-se  grupo escolar professor Carlos Valadares ate 1985. A partir de 1986, a mesma passou a se chamar .Escola Estadual Professor Carlos Valadares , sendo mais tarde  alterada  para Colégio Estadual Professor Carlos Valadares .
Em 2007 , tivemos a formação de duas chapas para  concorrer a eleições do grêmio Estudantil (Chapa 1:Extravasa;chapa 2:Carcará ),onde os alunos  elegeram a chapa 2, tendo como presidente a aluna Tamiles de Souza Vidal . E  em 2012,tendo como diretor o professor Hugo Damasceno  de Araujo(05. 04 .2012 a__12/2012 tivemos também a formação de chapas .
Concorrendo a eleição do Grêmio Estudantil , sendo _
No ano de 2008 foi feita a primeira eleição para gestor colégio , onde leve apenas uma chapa. Nesta a professora Janete Amorim de Brito foi eleita gestadora para um mandato de três anos . A mesma  ficou no cargo até 04/02/2012 e reassumindo  a direção desta UE em 12/02/2013 .
Em Janeiro de 2009 o colégio Estadual Professor Carlos  Valadares  teve inicio a uma nova reforma , onde foram trocados os pisos , colocado azulejos nas paredes de todos os espaço , construção de  rampas para acessibilidade , retelhamento , adaptação de uma  de uma sala para laboratórios de informatica , pintura interna e externa do prédio .reforma dos banheiros e construção de um  banheiro adaptado para alunos portadores de deficiência físicas, revisão da rede elétrica e hidralita entre  outros . Em 2012 teve inicio a construção da quadra poliesportiva , hoje ainda inacabada .
Hoje com mais transformações.Relatarei assim que estiver prontas.

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...