Marketing
é uma forma de troca ou transferência entre duas ou mais empresas ou pessoas de
alguma coisa que possuem.Desta maneira o
marketing já existe desde que as pessoas procuraram e ofereceram coisas aos outros para receberem
algo em troca,para melhorar a suas existências de ambos.
Um profissional
de marketing tem o trabalho de
desenvolver trocas que sejam conveniente para as partes
envolvidas,empresas e consumidores.
Para se nortearem eles usam as seguintes perguntas e
respostas :
Quem participa das trocas?Vendedores e compradores.
Quais são os motivos das trocas? Desejos e necessidades.
Quais são os objetivos das trocas?Serviços,bens,ideias.
O que determina a trocas?O valor percebido.
Quais são os resultados das trocas?Insatisfação e
satisfação.
Qual é o vínculo entre as partes?Relacionamento ou
transação.
Marketing,como
jás foi dito em outro artigo feito por mim,deriva da palavra market(mercado em inglês).Neste
caso é óbvio no marketing o trabalho com mercado.Há dois tipos de mercados
:organizacional e o de consumo.
Sabendo
que o vendedor e o consumidor são o carro chefe de uma troca,precisa-se saber
das necessidades e desejos dos dois envolvidos.É preciso saber o seus objetivos
,isso porque nem sempre o objetivo de uma das partes é o objetivo da outra.
Quando um
cliente se dar bem com uma troca e sente
a necessidade de adquirir de ter o
objeto novamente ,ele vai se lembrar do mesmo fornecedor ,dando inicio a um
relacionamento. Quando a troca não
satisfaz o consumidor ,na próxima vez que ele precisar adquirir o mesmo produto
ele vai procurar um outro fornecedor
,fazendo uma outra transação.
Falaremos mais de
marketing nos próximos artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário