Tarefa
Cartografia
Questão
1
Diferencie Cartografia
enquanto linguagem, alternativa metodológica e conteúdo.
(3 pontos)
Atenção:
·
1 ponto para explicação referente à
linguagem
·
1 ponto para explicação referente a
alternativa metodológica
·
1 ponto para explicação referente a
conteúdo.
R: A
cartografia enquanto linguagem da geografia refere-se a um sistema código de
comunicação capaz de ler e escrever as características do território em estudo,
obtendo por meio dele a representação e localização de fenômenos da superfície
terrestre, além de outras análises passíveis de
compreensão por meio das sínteses espaciais concretizadas no mapa. Já a
cartografia como alternativa metodológica define-se como prática no
ensino/aprendizagem em que permeia todos os conteúdos do campo disciplinar
geográfico, possibilitando a identificação e localização de fenômenos e
objetos, bem como suas relações intrínsecas e a compreensão dos conflitos
inerentes ao próprio processo de ocupação do espaço. Sendo assim, pode-se dizer
que a cartografia como linguagem visualiza o fenômeno geográfico e a
cartografia como alternativa metodológica estuda o fenômeno descrito pela
linguagem, mas, além disso, agrega os objetos ao redor e o espaço que se faz
presente. E a cartografia como conteúdo, é a bagagem teórica que se faz
necessária para entender os fenômenos no qual se objetiva estudar, pois o
processo de apreensão do espaço por meio da imagem demanda um conjunto de
conhecimentos específicos, os quais possuem convenções particulares, que precisam
ser conhecidas para permitir a leitura e interpretação do espaço.
Questão
2
Especifique o caráter
estratégico dos conteúdos em Geografia. (1 ponto)
R: O
caráter estratégico dos conteúdos em Geografia baseia-se na conjugação de
funções à Cartografia Escolar, onde esta processa-se num conjunto de linguagem
(imagem), alternativa metodológica (caracterização e relação do fenômeno,
objeto e espaço) e conteúdo (conceitos), onde juntos contemplam uma abordagem
para o trabalho com mapas, possibilitando a decodificação de mensagens,
articulação e contextualização de informações. Assim, para o alcance de tais
objetivos, utiliza-se algumas ferramentas, entre as quais se destaca as
geotecnologias, onde o uso de recursos digitais enquanto objetos de
aprendizagem apresenta o potencial de desenvolver o raciocínio espacial e as
habilidades de pensamento. Vale ressaltar ainda que no contexto de recursos
digitais inserem-se as novas tecnologias e nessas, as técnicas de
Geoprocessamento. Outras práticas são as imagens de satélite e as fotografias
aéreas, respectivamente, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria, se constituem
instrumentos importantes ao professor, com significativo potencial de uso, para
o alcance daquela perspectiva estratégica de compreensão do mundo.
Questão
3
Explique a importância
dos processos de mediação na prática pedagógica em Geografia em geral e na
Cartografia Escolar, em particular.
(1 ponto)
R:
O processo de mediação
pedagógica é de suma importância, pois é através dele que é possível a construção
da relação entre todos os indivíduos presentes na sala de aula (professores e
alunos). Nesse processo o contexto de aprendizagem faz interferências a todo
instante, pois estabelece induções e deduções sobre o que está sendo tratado.
Nesse sentido, as considerações feitas a partir do vivenciado, do conhecido, do
visto, do ouvido, do lido, expressam a mediação na qual será construída a
aprendizagem, ou seja, serão essas considerações que construirão os argumentos
que visam teorizar e, posteriormente, aplicar. Ao professor, então, compete uma
condução desse processo, também orientado à discussão, notadamente no que se
refere à busca de aplicabilidade prática de suas proposições. E isso se traduz
pelo diálogo
que fomente a reflexão e que esteja vinculado à realidade de cada localidade. É
essa associação permanente com a realidade imediata, vivida pelos sujeitos da
aprendizagem, que propicia a possibilidade de significação aos conteúdos
abordados teoricamente e aí, provavelmente, replicação à prática, analogias,
generalizações, deduções. Interessante ressaltar a dimensão de valorização do
aluno, de seu saber, do coletivo escolar, da comunidade, da cultura local que
se estabelece nesse contexto dialógico de aprendizagem. O Professor estabelece
os conteúdos a serem analisados e os articula com os saberes do local, para
efetivar o processo de construção do conhecimento. Ressalva-se também que não
só o diálogo entre os indivíduos na
sala permite essa mediação, mas também os recursos digitais constituem-se
elementos de mediação pedagógica e, como tal, podem ser utilizados em vários
momentos de uma aula, seja para intermediar a abordagem de algum conteúdo, seja
na introdução do tema, na sua referenciação para fins de comparação,
diferenciação e generalização e, ainda, na sua própria sistematização,
transposição à realidade vivida e aplicação. Seu uso, então, se traduz em fonte
de investigação e análise não somente de uma dada temática, mas também da visão
de mundo do aluno, em cujo processo de mediação se agrega o capital cultural.
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