Público Alvo: 3º Ano – Ensino Médio
Tema: Bullying
Tempo Estimado: 06 Aulas
Justificativa:
A prática do bullying é uma realidade presente tanto nas nossas escolas como fora dos seus muros. As vítimas dessa prática carregam marcas profundas por toda a vida e muitos acabam até, cometendo suicídio. É papel também da escola conscientizar os seus educandos sobre o tema, ensinando-os a não praticar ou tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo.
Objetivo Geral:
Propiciar ao aluno, a oportunidade de aprofundamento no tema proposto, preparando-o para o debate e posicionamento crítico sobre o mesmo.
Objetivos Específicos:
1. Reconhecer o bullying como uma realidade presente dentro e fora das escolas.
2. Identificar as características do bullying.
3. Analisar o comportamento e as práticas violentas entre os jovens.
4. Perceber o bullying como resultado de preconceitos enraizados socialmente.
5. Despertar para a valorização de si e do outro.
6. Exercitar a expressão e desenvolver o senso crítico.
Habilidades:
Observar, diferenciar, analisar e opinar.
Desenvolvimento:
1ª aula: 50 minutos
O professor anunciará o tema da aula, questionando a turma sobre o que sabem a respeito do mesmo. Abre-se um momento para a socialização do conhecimento prévio. Em seguida, os alunos serão conduzidos ao laboratório de Informática e convidados a acessar o endereço:http://revistaescola.abril.com.br/bullying, onde encontrarão relevantes informações acerca do tema, informações dispostas no formato pergunta/resposta. O professor acompanhará a sequência das perguntas juntamente com os alunos, fazendo comentários e ouvindo os alunos acerca das suas opiniões.
2ª aula: 50 minutos
Continuidade ao processo. Neste link, ao final da discussão, os alunos poderão postar suas opiniões sobre o tema.
3ª aula: 50 minutos
Exibição, por parte do professor, de um breve vídeo: “O que é bullying/bullying nas escolas”-
Fonte: http://www.youtube.com/watch?VzaljRTYa7UKO e de dois depoimentos de adolescentes (Felipe e Isabela), ambos vítimas de bullying e cyberbullying (termo esse também discutido nas aulas anteriores). Tais depoimentos foram dados no Programa Altas Horas (Rede Globo de Televisão).
Fonte: ( todo o material disponível no endereço: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com .
Após a exibição do material, os alunos serão convidados a expressarem oralmente suas impressões e opiniões sobre o que viram. O professor deverá chamar a atenção para as consequências da prática do bullying sobre as vítimas.
4ª aula: 50 minutos
Produção de textos. Individualmente, os alunos deverão produzir um texto dissertativo sobre o tema, utilizando argumentos favoráveis ao seu ponto de vista. Após corrigidos, os textos deverão ser expostos num mural da escola.
5ª aula: 50 minutos
Divisão da turma em grupos. No Laboratório de Informática, os grupos deverão postar no blog da escola a resposta da enquete: “A escola pode ou não ajudar no combate ao bullying?” (enquete anteriormente postada no blog pelo professor).
6ª aula: 50 minutos
Socialização dos textos produzidos pelos grupos em resposta à enquete.
Recursos:
Computador, TV Pendrive, Datashow, Internet e Vídeo-clip.
Avaliação:
- Participação e contribuição (individual) nas discussões durante as aulas.
- Produção individual de texto.
- Produção textual em grupo.
Referência Bibliográfica:
- SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de janeiro: Objetiva, 2010.
- http://bullyingportalprofessor.wordpress.com
- http://revistaescola.abril.com.br/bullying
____________________________________________________________________________________
Plano de aula
Professor: Jadir Epifanio de Santana
Duração: 4 aulas
Tema: O crescimento econômico na última década das 10 maiores potências mundiais– Análise gráfica dessa evolução
Problema: Os fatores que podem ter causado o crescimento ou redução na economia desses países. Que países podemos dizer que está em recessão ou em desenvolvimento nesse período. Qual terá sido a taxa média de crescimento de cada país nesse período.
Objetivos:
Provocar discussão a respeito dos fatores que podem ter causado o crescimento ou a redução das economias desses países e representar graficamente o PIB anual de cada país nessa década utilizando o programa AUTOCAD;
Promover ações que levem o aluno a representar percentualmente o crescimento ou a redução da economia de cada país nessa década e a evolução do IDH de cada um deles.
Público-alvo: Alunos do EJA Eixo IV.
Estratégia Metodológica:
1ª Aula:
- Abordar conteúdos relacionados ao crescimento econômico na última década das dez maiores economias do planeta, estimulando os alunos a buscarem em sites de pesquisas na internet mais subsídios para uma discussão aberta sobre o tema.
- Estimular os alunos a pesquisarem na internet a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada país nessa década, formando grupos de no máximo 4 pessoas.
- Atividade de pesquisa em grupo na internet, buscando exemplos positivos e negativos associados ao desenvolvimento de cada um desses países.
2ª e 3ª Aulas:
- Apresentação e orientação de como usar o programa AUTOCAD para construção de gráficos.
- Organizar os alunos em grupos na sala de informática para aprenderem a utilizar as ferramentas gráficas e de impressão do programa AUTOCAD.
4ª Aula:
- Apresentação de um seminário em grupos utilizando recursos como notebook, datashow, pendrives, DVD player e mídias, no intuito de demonstrar os resultados do trabalho.
Proposta interdisciplinar:
O referido plano tem uma proposta interdisciplinar com as disciplinas ciências, geografia e história.
Recursos:
Computadores, internet, DVD player, datashow, pendrives, mídias.
Avaliação:
Utilizaremos como avaliação, a participação oral dos componentes de cada grupo sobre a discussão do tema, os resultados finais desenvolvidos por cada grupo e, a desempenho de cada grupo no seminário.
SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ Análise geográfico da cidade de Santa Bárbara Santa Bárbara está localizada no sertão baiano .Existe mais de uma versão para a origem de sua população.A primeira, se diz que veio dos colonizadores, outros acham que foi um grupo de vaqueiros que passaram por aqui transportando gado (bovino), que acamparam aqui por causa de uma tempestade e gostando, por aqui ficaram.A versão mais provável é que o povoamento dessa cidade aconteceu XIX por aventureiros que se estabelec...
Comentários