Pular para o conteúdo principal

Plano de aula-bullying

Público Alvo: 3º Ano – Ensino Médio Tema: Bullying Tempo Estimado: 06 Aulas Justificativa: A prática do bullying é uma realidade presente tanto nas nossas escolas como fora dos seus muros. As vítimas dessa prática carregam marcas profundas por toda a vida e muitos acabam até, cometendo suicídio. É papel também da escola conscientizar os seus educandos sobre o tema, ensinando-os a não praticar ou tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo. Objetivo Geral: Propiciar ao aluno, a oportunidade de aprofundamento no tema proposto, preparando-o para o debate e posicionamento crítico sobre o mesmo. Objetivos Específicos: 1. Reconhecer o bullying como uma realidade presente dentro e fora das escolas. 2. Identificar as características do bullying. 3. Analisar o comportamento e as práticas violentas entre os jovens. 4. Perceber o bullying como resultado de preconceitos enraizados socialmente. 5. Despertar para a valorização de si e do outro. 6. Exercitar a expressão e desenvolver o senso crítico. Habilidades: Observar, diferenciar, analisar e opinar. Desenvolvimento: 1ª aula: 50 minutos O professor anunciará o tema da aula, questionando a turma sobre o que sabem a respeito do mesmo. Abre-se um momento para a socialização do conhecimento prévio. Em seguida, os alunos serão conduzidos ao laboratório de Informática e convidados a acessar o endereço:http://revistaescola.abril.com.br/bullying, onde encontrarão relevantes informações acerca do tema, informações dispostas no formato pergunta/resposta. O professor acompanhará a sequência das perguntas juntamente com os alunos, fazendo comentários e ouvindo os alunos acerca das suas opiniões. 2ª aula: 50 minutos Continuidade ao processo. Neste link, ao final da discussão, os alunos poderão postar suas opiniões sobre o tema. 3ª aula: 50 minutos Exibição, por parte do professor, de um breve vídeo: “O que é bullying/bullying nas escolas”- Fonte: http://www.youtube.com/watch?VzaljRTYa7UKO e de dois depoimentos de adolescentes (Felipe e Isabela), ambos vítimas de bullying e cyberbullying (termo esse também discutido nas aulas anteriores). Tais depoimentos foram dados no Programa Altas Horas (Rede Globo de Televisão). Fonte: ( todo o material disponível no endereço: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com . Após a exibição do material, os alunos serão convidados a expressarem oralmente suas impressões e opiniões sobre o que viram. O professor deverá chamar a atenção para as consequências da prática do bullying sobre as vítimas. 4ª aula: 50 minutos Produção de textos. Individualmente, os alunos deverão produzir um texto dissertativo sobre o tema, utilizando argumentos favoráveis ao seu ponto de vista. Após corrigidos, os textos deverão ser expostos num mural da escola. 5ª aula: 50 minutos Divisão da turma em grupos. No Laboratório de Informática, os grupos deverão postar no blog da escola a resposta da enquete: “A escola pode ou não ajudar no combate ao bullying?” (enquete anteriormente postada no blog pelo professor). 6ª aula: 50 minutos Socialização dos textos produzidos pelos grupos em resposta à enquete. Recursos: Computador, TV Pendrive, Datashow, Internet e Vídeo-clip. Avaliação: - Participação e contribuição (individual) nas discussões durante as aulas. - Produção individual de texto. - Produção textual em grupo. Referência Bibliográfica: - SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de janeiro: Objetiva, 2010. - http://bullyingportalprofessor.wordpress.com - http://revistaescola.abril.com.br/bullying ____________________________________________________________________________________ Plano de aula Professor: Jadir Epifanio de Santana Duração: 4 aulas Tema: O crescimento econômico na última década das 10 maiores potências mundiais– Análise gráfica dessa evolução Problema: Os fatores que podem ter causado o crescimento ou redução na economia desses países. Que países podemos dizer que está em recessão ou em desenvolvimento nesse período. Qual terá sido a taxa média de crescimento de cada país nesse período. Objetivos: Provocar discussão a respeito dos fatores que podem ter causado o crescimento ou a redução das economias desses países e representar graficamente o PIB anual de cada país nessa década utilizando o programa AUTOCAD; Promover ações que levem o aluno a representar percentualmente o crescimento ou a redução da economia de cada país nessa década e a evolução do IDH de cada um deles. Público-alvo: Alunos do EJA Eixo IV. Estratégia Metodológica: 1ª Aula: - Abordar conteúdos relacionados ao crescimento econômico na última década das dez maiores economias do planeta, estimulando os alunos a buscarem em sites de pesquisas na internet mais subsídios para uma discussão aberta sobre o tema. - Estimular os alunos a pesquisarem na internet a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada país nessa década, formando grupos de no máximo 4 pessoas. - Atividade de pesquisa em grupo na internet, buscando exemplos positivos e negativos associados ao desenvolvimento de cada um desses países. 2ª e 3ª Aulas: - Apresentação e orientação de como usar o programa AUTOCAD para construção de gráficos. - Organizar os alunos em grupos na sala de informática para aprenderem a utilizar as ferramentas gráficas e de impressão do programa AUTOCAD. 4ª Aula: - Apresentação de um seminário em grupos utilizando recursos como notebook, datashow, pendrives, DVD player e mídias, no intuito de demonstrar os resultados do trabalho. Proposta interdisciplinar: O referido plano tem uma proposta interdisciplinar com as disciplinas ciências, geografia e história. Recursos: Computadores, internet, DVD player, datashow, pendrives, mídias. Avaliação: Utilizaremos como avaliação, a participação oral dos componentes de cada grupo sobre a discussão do tema, os resultados finais desenvolvidos por cada grupo e, a desempenho de cada grupo no seminário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO PRAÇA DA MATRIZ   Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabelec...

Arte rupestre -exercício com gabarito -atualizado

Arte rupestre Arte rupestre:  essa arte representa a os desenhos artísticos feitos nas  paredes,nos tetos das carvernas e  outras superfícies rochosas  no ar livre. Divide-se a arte rupestre em dois grupos: a   pintura rupestre , composições realizadas com pigmentos, e a   gravura rupestre , imagens gravadas em incisões na própria rocha. Na maioria das vezes  as representações artíeticas eram nde animais,pessoas e plantas  e sinais abstratos , que nem sempre combinava ,sinais não entendidos ...Pois sua interpretação é difícil e está cercada de controvérsia, porém acha-se que são representaçoes de caças,rituais  e ações do cotidiano,tem caráter mágico,tem expressão de linguagem visual,valores,símbolos,conceitos  e crenças. Muitos estudiosos baseados em tudo isso ,atribuem a arte rupestre características  da  arte  como é hoje  largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a den...

Como ser amado por todos-Educa Bahia

 Como ser amado por todos Você quer ser amado por todos? Quer que as pessoas se sintam bem perto de você? Que a considerem uma boa companhia? Isso é possível, usando uma técnica simples chamada VALIDAÇÃO. Isso mesmo que você leu, todas as pessoas gostam de se sentir validadas, ouvidas, apreciadas.  Ninguém gosta de quem monopoliza a conversa, não presta atenção ao que está sendo dito e sempre parece ter algo mais importante do que estar com elas. Tudo isso fere a autoestima, pois todos nós somos seres egocêntricos e gostamos que nos validem. Veja a seguir algumas coisas que pode fazer para que as pessoas se sintam validadas ao seu lado e, consequentemente, gostem de ter você por perto. Mostre que se importa com a pessoa Como seres egocêntricos que somos gostamos de nos sentirmos importantes para as outras pessoas, por isso sempre quando for falar com alguém a chame pelo nome, mostre que sabe quem ela é. Sorria verdadeiramente, não precisa ser um puxa saco, a maioria das pess...