Projeto Escola Limpa
Breve síntese sobre o tema escolhido:
A limpeza e sua manutenção é uma questão que envolve ética
e cidadania.
A Ética constitui um conjunto de normais informais e
relativamente flexíveis, que estabelece um padrão para o comportamento dos
indivíduos num determinado grupo.
Cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Ela pode ou
não ser exercida mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio a
reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida à pessoa quando o grupo o
reconhece como cidadão.
O presente miniprojeto tem como objetivo principal levar os
alunos a uma reflexão e conscientização sobre a importância da higiene mental,
pessoal, do ambiente escolar e familiar, bem como da sua manutenção.
2. DESCRIÇÃO
Participantes - Alunos do 6º ao 9º
ano do ensino fundamental, que:
- dispõem de um melhor nível de compreensão dos assuntos a
serem ministrados;
- consigam discernir a importância do conteúdo e inserir ao
seu cotidiano;
- a partir do aprendizado, possam ser disseminadores de uma
cultura de manutenção do asseio no ambiente em que vivem (housekeeping – que também é compreender
a importância da seleção de materiais, valorizando a limpeza do espaço escolar
em que estudamos), seja este o ambiente escolar, familiar ou comunitário.
Cronograma -
Em atividades quinzenais (cerca de 8 etapas), iniciando com sensibilização
através de textos, cartazes, transitando por investigação de áreas críticas, e
concluindo em atividades práticas de coleta e separação do lixo e conservação
da limpeza.
A sensibilização inicial se dará com textos sobre a
importância do asseio, pesquisa na internet sobre as consequências do não
tratamento do lixo, confecção de cartazes com os benefícios da manutenção de
uma "escola limpa", pragas e doenças transmissíveis num ambiente
degradado/sujo.
Os alunos poderão, na fase inicial, fazer uma exposição de
fotos da escola, com abordagem dos pontos considerados críticos em termos de
"falta de limpeza".
Grupos de alunos, que se destacarem como líderes, poderão
organizar (com a supervisão dos professores) os "dias de limpeza",
com o envolvimento dos demais alunos, professores, funcionários. A retirada do
lixo deverá seguir a classificação adequada para material reciclável e lixo
úmido.
Poderá haver uma conclusão do trabalho, com a exposição de
fotos comparativas dos ambientes "antes" e "depois" da ação
conjunta.
Poderão ser feitas, de forma complementar, reuniões com
enfoque sobre o aprendizado e como pode ser mantido na escola/ampliado para
outros ambientes.
3. JUSTIFICATIVA - Porque esse tema é importante?
A limpeza é uma questão de herança cultural. Veio, principalmente, com os nossos colonizadores e se instalou no nosso hábito.
Segundo o livro 1808, de Laurentino Gomes, Ed. Planeta
- São Paulo, 2007, pag. 78/79, foram feitas citações nas cartas da família
Santos Marrocos, que imigrou de Portugal para o Brasil, nas mesmas caravelas
que trouxeram a Família Real e relata sobre Lisboa: "Quem anda nas ruas
desta cidade está sempre em risco de ficar encharcado e coberto de
porcaria" e "De todas as capitais, Lisboa é a mais infestada por
alcateias destes esfaimados animais....".
A questão da limpeza, ou da sua falta, se faz notar em
muitas de nossas escolas, comunidades, cidades em geral.
É perceptível no cotidiano escolar a ausência de discussões
que relacionem os conteúdos trabalhados à realidade dos alunos e da comunidade
ao qual a comunidade está inserida.
O desenvolvimento desse tema será oportuno para que os
alunos possam refletir sobre suas atitudes diárias e a partir delas desenvolver
coletivamente ações para solucionar problemas com o lixo que produzimos
diariamente. E que muitas vezes não sabemos o que fazer.
A formação do aluno para o exercício da cidadania
compreende a capacitação para o autocuidado,assim como a compreensão da
importância do destino correto do lixo, para ajudar a manter o equilíbrio
ecológico da natureza, bem como na formação de cidadãos mais conscientes e
responsáveis e por meio de pequenas ações concretas, mudar alguns hábitos do
dia-a-dia. Por exemplo, vão aprender a não desperdiçar, a não consumir mais do
que a natureza pode nos oferecer e a não jogar fora mais do que a natureza pode
absorver.
O tema é importante também pelo fato de que estão se
esgotando inteiramente os espaços disponíveis para depositar o lixo gerado por
todos nós. Estamos numa fase de emergência e precisamos reaproveitar e reciclar
tudo que for possível para manter nosso espaço de vivência mais limpo e
saudável.
4. FUNDAMENTAÇÃO
Metodologia -
Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a
partir de uma música conhecida.
Utilizando a interdisciplinaridade, fazer pesquisa
referente à higiene e limpeza da escola, montagem de um painel com
reinvidicações dos alunos, limpeza dirigida e contínua, e confecção de cartazes
de incentivo.
Recursos Didáticos -
Questionários, cartazes, maquetes do prédio, fotografia,
exposição de trabalhos feitos, campanhas educativas e preventivas, relatórios,
redações e textos em geral.
Abrangência -
Atividades a serem desenvolvidas por professores de cada
disciplina:
Historia -
resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em aspectos
arquitetônico, estrutural e visual. Além do mais, pesquisa sobre a sua criação
e funcionamento, entrevistas com ex-alunos, com elaboração de um portfólio
destas mudanças, a partir dos dados coletados.
Geografia -
Localização da escola na cidade, no município, no estado, na região e no
Brasil, utilizando dos recursos do Google Earth. Também, poderá ser feito um mapeamento
e construção de maquete.
Ciências - Estudo
sobre a consequência da falta de higiene na saúde, doenças transmissíveis pelo
lixo, problemas decorrentes do acúmulo e decomposição dos diferentes tipos de
lixo; Classificação do lixo e separação de material reciclável; prática de
reciclagem e de compostagem. Poderá ser trabalhado com: coleta de material,
reciclagem de papel e confecção de objetos; ainda, campanha de coleta e destino
do lixo eletrônico.
Português e Inglês -
Rimas com palavras relacionadas com a limpeza, redações, textos e músicas, bem
como montagem de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (em língua
portuguesa e em língua inglesa).
Artes - criação
de objetos com papel reciclado, peça teatral, paródias, formação de grupos
conforme a afinidade (teatro, música, artes plásticas).
Matemática -
Problemas sobre a produção de lixo expressos em gráficos; montagem de gráficos
sobre a pontuação das classes.
Educação Física -
elaboração de uma gincana de conscientização.
Avaliação
A avaliação deste projeto deve ser feita através da observação do desenvolvimento e participação individual e coletiva dos alunos nas atividades desenvolvidas, proporcionando momentos de autoavaliação que possibilitem a reflexão da necessidade de mudança de atitude.
5. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Levar à mudança de hábitos que visa a organização e a
preservação do meio em que vivemos, mostrando a importância da higiene pessoal,
do ambiente familiar e da escola.
Objetivos Específicos:
Propiciar a organização das carteiras na sala, como também
manter as carteiras, o chão e as paredes limpas;
Evidenciar o uso correto das lixeiras, colaborar com o
ambiente limpo;
Conscientizar sobre a importância de preservar os trabalhos
expostos pelos colegas;
Incentivar a limpeza das lousas e a conservação do
refeitório no que diz respeito a conservação do patrimônio;
Promover a maneira adequada de abrir e fechar as portas das
salas e banheiros sem batê-las;
Propor aos alunos e demais pessoas da unidade de ensino, a
manterem torneiras fechadas após o seu uso;
Identificar os locais apropriados para guardar o prato e
talheres quando terminar de lanchar.
6. RESULTADOS
Resultados Esperados:
Partindo da premissa de que esperamos melhorar o ambiente
de convivência na escola, ainda elencamos:
- Aulas mais diversificadas e diferenciadas;
- Alunos mais atentos às problemáticas que envolvem a sua
comunidade; e
- Mudança de atitude com relação à limpeza e asseio de
todos na escola, no lar e na comunidade, fazendo dos alunos verdadeiros agentes
disseminadores de hábitos saudáveis.
Considerações
finais:
A escola nos traz diariamente diversos desafios. Um deles é
estimular aos alunos na busca de soluções positivas para o ambiente escolar.
Muitas vezes diante de poucos recursos, falta de apoio dos
mais diversos campos e de hábitos arraigados na sociedade, precisamos empenhar
maior vontade e sermos mais criativos.
Nossa missão não é somente ensinar disciplinas.
O maior objetivo é ajudar a formar o cidadão. Nossa
sociedade somente terá uma evolução positiva com a contribuição da comunidade
escolar.
7. REFERÊNCIAS
RODRIGUES, L.; CAVINATTO, V.; Lixo, de onde vem? Para onde vai?,9ª. ed.,
São Paulo: Editora Moderna, 2.002.
SOUSA, G.; FRENDA, P.; GUSMÃO, T.; Educação de
Jovens e Adultos - EJA – Manual do Educador – Multidisciplinar – 6º.ao 9º. Ano., Vol.3, São
Paulo: IBEP, 2009.
VESENTINI, J.; VLACH, V.; Geografia
Crítica – O espaço Natural e a Ação Humana. 30ª. ed., São Paulo: Ed. Ática, 2001.
ADAS, M.; Geografia – O quadro
político e econômico no mundo atual –
vol. 4., 3ª. ed., São Paulo: Ed. Moderna, 2009.
GOMES, L.; 1808:
Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram
Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. 2ª. ed., São Paulo: Ed. Planeta, 2007.
GOMES, L.; 1822:
Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro
ajudaram D. Pedro a criar o Brasil –
um país que tinha tudo para dar errado. 1ª. ed., Rio de Janeiro: Ed. Nova
Fronteira, 2010.
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