sábado, 1 de fevereiro de 2014

A brincadeira na educação infantil.

A brincadeira é importante na educação infantil,ela deve ser a atividade principal da criança na pré escola,pois ela desenvolve a cultura,o psíquico e o social da criança.



Segundo Leontiev (2001) a brincadeira é a atividade principal do período pré-
escolar da infância.Essa Atividade segundo Leontiev (2001, p. 122) é
designada como:

Não apenas a atividade freqüentemente encontrada em dado nível do
desenvolvimento de uma criança. O brinquedo, por exemplo, não
ocupa, de modo algum, a maior parte do tempo de uma criança. A
criança pré-escolar não brinca mais do que três ou quatro horas por
dia. Assim, a questão não é a quantidade de tempo que o processo ocupa. Chamamos atividade principal aquela em conexão com a qual ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança e dentro da qual se desenvolvem processos psíquicos que
preparam o caminho da transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. Simplificando a definição de Leontiev (2001), Mukhina (1996, p. 155) afirma que:
O jogo é a atividade principal; não porque a criança de hoje passa a maior parte do tempo se divertindo, o que não deixa de ser verdade, mas porque o jogo dá origem a mudanças qualitativas na psique infantil.


Por isso é considerado que a criança torna-se mais humana através da brincadeira quando esta lhe oferece a oportunidade DE APRECIAÇÃO DE uso de objetos a ,interagir com outros de sua especie .
De acordo com ASSIS, 2004, p. 196 .Ainda que na fase pré-escolar a brincadeira seja a atividade principal da criança para o referencial histórico-cultural, pelos depoimentos coletados, ela ainda ocupa papel secundário na escola de Educação Infantil e nem sempre é compreendida como promotora de aprendizagem e desenvolvimento. Brincadeira é conhecida como importante, mas essa importância esta relacionada à crença de que a brincadeira é uma necessidade inata da criança e que por isso ela precisa brincar. Ou que a brincadeira é uma atividade prazerosa de entretenimento para a criança. Ou, ainda, que a brincadeira é o
momento da criança expressar seus sentimentos. A brincadeira que educa é o jogo didático, é o bingo de letras, é a contagem dos números da amarelinha e não toda e qualquer brincadeira realizada pela criança desta faixa etária como nos permite compreender o referencial
histórico-cultural.