quinta-feira, 11 de março de 2021

Educação Em Tempos De Coronavirus

  EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS


 

A pandemia do novo coronavírus o Covid-19 fechou as portas de muitas escolas de ensino legal e profissionalizante em todo o Brasil Trata-se de uma das medidas de coaprendizado apressado de novas tecnologias de comunicação e aviso TICs

Segundo dntenção da doença e atenuação do contaminação

De acordo com o relatório do Banco Mundial mais de 1 5 bilhões de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países

Com esse cenário muitos gestores escolares tiveram que buscar saídas emergenciais para continuar as atividades Principalmente com o subsídio de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias apoiadas em tecnologias digitais

Afinal de uma hora para outra as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade de ensino a extensão EAD Obrigando professores e alunos a um

ados da UNICEF cerca de 4 8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos não têm porta à internet em residência Isso corresponde a cerca de 17 de todos os brasileiros nessa bandagem etária

Ou seja o EAD acaba sendo algo muito afastado dessa realidade Por isso conversar de um ensino remoto no Brasil gera bastante controvérsia Pois parte dos estudantes não possuem os meios necessários para o acompanhamento de aulas online

Mesmo para os alunos com acesso à internet há um grande esforço para analisar e gerenciar o tempo dentro de casa Para os mais jovens desenvolver a disciplina para analisar no molde EAD é ainda mais difícil

Tudo isso somando ao argumento de estresse pois estão confinados em casa Longe dos amigos e durante um surto na saúde a ponto internacional

Não se pode esquecer dos pais que muitas vezes precisam acolher suas próprias tarefas diárias com as atividades escolares dos filhos

Quer dizer os desafios da civilidade em tempos de pandemia da Covid-19 são inúmeros O artigo de hoje vai expor que há alternativas que podem ajudar em um ensino de particularidade em soluções que ajudam a driblar a crise Acompanhe a leitura

EAD é muito mais do que tecnologia

Normalmente as pessoas associam o ensino a distância com a necessidade de uma aumento tecnologia intermediada por plataformas digitais com acesso à internet

Além das questões de infraestrutura e conectividade a implementação de novas modalidades de ensino de forma rápida devido à pandemia evidenciou a obrigação de aprestamento dos professores e gestores de escola

Os professores compartilham de várias inseguranças Em Vínculo às questões mais técnicas como por modelo dar a disciplina online gravar vídeos preparar materiais que possam ser compartilhados com os alunos entre outros

A preocupação soma-se ainda com a presença dos estudantes

Nesse sentido percebeu-se que há um déficit de formação de professores em TICs e metodologias ativas algo que torna difícil o engajamento

Além do mais esse organização exige tempo não ocorre do dia para a noite Entretanto a pandemia do novo coronavírus não deixou amplidão para especialização dos educadores

Por isso há a predisposição dos professores em apresentar o modelo comapresença utilizando o mesmo calendário e grade curricular Segundo os especialistas esse é o principal problema pois a postura pedagógica em ensino EAD é diferente

Ora podemos comparar com o próprio comportamento de todas as pessoas na internet

Na sala de cadeira o feedback entre aprendiz e professor é direto e permanente Basta olhar ao redor para entender se há o compromisso dos alunos se a cadeira está compreendendo o que está sendo ensino etc No ensino a alcance não há esse controle Daí a inevitabilidade de pensar em soluções e repensar as práticas

Por isso muito mais do que intermédio das tecnologias e da internet o EAD também requer uma reflexão sobre metodologias o que exige ainda mais dos professores diante do cenário de pandemia da Covid-19

5 dicas para pesquisar a alcance durante a pandemia

Apesar dos inúmeros desafios do ensino a alcance durante a pandemia da Covid-19 aos poucos os professores alunos e familiares conseguem adaptar-se à realidade promovendo uma assuada de aprendizagens satisfatória

O mesmo vale para os gestores de escolas que precisaram ajustar outras maneiras de registrado de trabalho dos professores também com o ajuda das tecnologias

Inclusive a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura Unesco em conjunto com as empresas Microsoft Google e Facebook lançou uma coalizão mundial para assegurar a civilidade a extensão com ajuda dos bens tecnológicos

Abaixo separamos algumas dicas que podem acolitar no EAD em tempos de coronavírus Confira

1 Crie grupos com os alunos pais e ou responsáveis

conversação é uma das principais exigências desse novo cenário de ensino Os professores precisam manter contato não só com os alunos mas também com os pais e ou responsáveis já que a família tornou-se a principal aliada para a qualidade do EAD

Os grupos podem ser criados em diversos aplicativos e redes sociais tais como

Whatsapp Telegram Grupo no Facebook Lista de e-mail Entre outros

Além disso pode ser interessante aconselhar que os estudantes criem um grupo próprio para assistir na troça de ensaio e na promoção de interações sociais

Os grupos também são ótimos para compartilhamento de informações importantes e servem como uma base de ajuda

2 Use as salas de disciplina virtuais

Muitas empresas de tecnologia liberaram ferramentas gratuitas para auxiliar o ensino em tempos de coronavírus

É o caso por exemplo o Google Classroom e do Microsoft Teams que são plataformas que ajudam na educação de materiais e permitem a conformidade em tempo concreto entre alunos e professores

Assim caso um educador tenha que responder uma assunto de física o desenho da tema pode ser compartilhado com todos os alunos em uma ida virtual

Desse modo é possível aperfeiçoar consideravelmente o compromisso e a presença dos estudantes durante os períodos de cadeira

3 Compartilhe e-books gratuitos

Uma sugestão de atividade além da sala de cadeira virtual é a leitura de e-books livros eletrônicos disponíveis gratuitamente na internet

Os professores podem investigar alguns sites que oferecem esse conteúdo e compartilhar com os alunos recomendando a leitura como atividade escolar mas também como uma aspecto de aproveitar melhor o tempo independente

Quando possível compartilhe os links para os e-books nas plataformas de aula e nos grupos para que os alunos não se esqueçam de descer o conteúdo

4 Ofereça materiais em vídeo

Imagine por um instante que você está buscando como se instala uma gancheira horizontal e se deparou com uma encadeamento de conteúdos online incluindo artigos e vídeos tutoriais

Provavelmente o interesse será maior no material audiovisual muito pela Simplicidade de consumo

O mesmo vale para as questões relativas ao ensino Principalmente para crianças os vídeos são uma excelentes alternativas de aprendizado pois os alunos ficam mais focados e ainda podem aprender brincando

No entanto o papel do docente e dos pais é fundamental para a seleção dos conteúdos Visto que a internet é um mar de informações e ao mesmo duração pode dar algo muito útil também é um palco propício para a desinformação

5 Faça testes dos equipamentos

É importante que tanto os professores e ou monitores quanto os alunos sempre façam testes para apurar se as plataformas estão funcionando corretamente e se a internet está cooperando para o desenvolvimento da disciplina

Lembre-se que algumas falhas técnicas podem suceder Mas estar preparado é o primeiro passo para autorizar que a característica de ensino não seja atrapalhada por ineficiência dos recursos tecnológicos

Conclusão

A pandemia da Covid-19 fez com que o ensino a alcance tivesse que ser implantado às pressas nas escolas Especialmente por conta do fechamento das instituições de ensino legal e profissionalizante para conter o avanço da doença

Além do próprio instigação referente ao uso das TICs também percebe-se a necessidade de formação dos pais professores e gestores de escola Algo que não foi possível devido às iniciativas apressadas para garantir a conservação do ano letivo

No entanto com algumas ações e planejamentos é possível autorizar a característica da cortesia regular e profissionalizante Ainda como o preparo dos professores que aprendem fazendo junto com os alunos familiares e gestores escolares

Esse escrito foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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Daqui para frente farei uma nova abordagem sobre educação

    Não adiante eu ficar aqui ensinando ou pulicando métodos referente aos tempos passados ,pois,não adiante mais...
    Aquele tempo que na verdade nunca demos o devido valor ,se foi!Sim! E nãqo sabemos se vai voltar,é um futuro incerto.
    Todavia, abordarei aqui novas abordagens sobre a educação .
    Todas as modalidades estarão explicitadas aqui neste blog. Farei todo o possível para te informar sobre o novo nessa área.
    Então, seja bem vindo(a)!

    segunda-feira, 23 de março de 2020

    O que é coronavírus? (COVID-19)

    O que é coronavírus? (COVID-19): Esse vírus é chamado de COVID-19 Ele causa a doença chamada de coronavírus (COVID-19).Veja como se previnir,pois estamos num caos

    quarta-feira, 18 de março de 2020

    Ensino a distância: saiba como funcionam os cursos EAD


    Educação a distância

    O advento da tecnologia permitiu que uma série de avanços na educação acontecessem. Além do fácil acesso a pesquisas e às informações, e da flexibilidade nos horários, proporcionou mais recursos nos laboratórios e salas de aulas.

    Hoje em dia, é grande o número de pessoas que procuram fazer uso da internet para se instruir com a educação a distância (EaD) já que existe uma vasta opção de cursos oferecidos. Os diplomas variam desde níveis técnicos até pós-graduações.

    Como funcionam os cursos de Educação a Distância



    O primeiro passo para começar um curso EaD é obter um computador com acesso a internet, uma vez que as aulas serão assistidas por ele, assim como as provas serão aplicadas. Conhecimentos básicos de informática também se fazem necessários, para que o aluno possa fazer uso do ambiente virtual sozinho.
    As instituições tendem a possuir pequenas singularidades, todavia em grande parte dos cursos os roteiros são parecidos.
    Via de regra, os alunos recebem um login e uma senha para acessar a plataforma virtual do curso onde encontrarão ferramentas como cronogramas, provas, trabalhos e materiais de estudo. Nessa plataforma poderão contatar professores, além de participar em fóruns de discussões com os demais estudantes.
    Pela complacência que oferece, o EaD transforma-se em uma benevolente alternativa para aqueles que não dispõe de muito tempo livre ou que residem em cidades isentas de instituições de ensino.
    Apesar do Ensino a Distancia fazer uma boa estrutura para ensino por meio de ambientes virtuais, alguns cursos obrigam que os alunos realizem atividades presenciais, como apresentações de trabalhos ou provas, encontros com os docentes, aulas práticas de laboratório e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


    EaD no Brasil



    A primeira legislação voltada para educação a distancia no ensino superior foi a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional, de 1996. A partir dai grandes instituições de ensino superior brasileiras começaram a fazer uso do Ensino a Distância.

    Na contemporaneidade muitas instituições ofertam cursos na modalidade de EaD, inclusive algumas universidades federais.
    O Ministério da Educação (MEC) qualifica periodicamente estes cursos e as notas podem ser verificadas no seu portal.
    Apesar dos grandes avanços na EaD muito se questiona sobre a legitimidade do diploma, entretanto segundo a legislação brasileira, "todo diploma obtido em curso superior a distância reconhecido, pelo MEC tem a mesma validade de um diploma obtido em curso presencial". Isso acontece porque o MEC faz uso dos mesmos critérios para avaliação de instituições e cursos presenciais ou a distância.
    Dentre os critérios utilizados destacam-se:
    O Conceito Preliminar do Curso que examina o quadro dos docentes, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos alunos. As notas oscilam de 1 a 5 onde as notas 1 e 2 não são satisfatórias.

    O Conceito do Curso é uma avaliação presencial, realizada por uma equipe do MEC que fiscaliza se a unidade atende aos requisitos legais e normativos. O curso com o conceito Preliminar do Curso com nota acima de três pode escolher por não receber a visita dos avaliadores.

    Já o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é feito com os alunos do primeiro e do último ano do curso. O Enade avalia as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas. Esse exame é aplicado em ciclos, ou seja, em todo ano é examinado diferentes áreas do conhecimento.

    Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação EAD:

    saiba mais Educação especial

    domingo, 15 de março de 2020

    Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência

    Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência

    O professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los

    POR:
    Cinthia Rodrigues
    Crédito: Getty Images
    Crédito: Getty Images

    De todas as experiências que surgem no caminho de quem trabalha com a inclusão, receber um aluno com deficiência intelectual parece a mais complexa. Para o surdo, os primeiros passos são dados com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cegos têm o braile como ferramenta básica e, para os estudantes com limitações físicas, adaptações no ambiente e nos materiais costumam resolver os entraves do dia-a-dia. 

    Mas por onde começar quando a deficiência é intelectual? Melhor do que se prender a relatórios médicos, os educadores das salas de recurso e das regulares precisam entender que tais diagnósticos são uma pista para descobrir o que interessa: quais obstáculos o aluno enfrentará para aprender - e eles, para ensinar. 


    No geral, especialistas na área sabem que existem características comuns a todo esse público (leia a definição no quadro desta página). São três as principais dificuldades enfrentadas por eles: falta de concentração, entraves na comunicação e na interação e menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas, por não compreender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente. "Há crianças que reproduzem qualquer palavra escrita no quadro, mas não conseguem escrever sozinhas por não associar que aquelas letras representem o que ela diz", comenta Anna Augusta Sampaio de Oliveira, professora do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). As características de todas as outras deficiências você pode ver no especial Inclusão, de NOVA ESCOLA
    (leia o último quadro).

     

    A importância do foco nas explicações em sala de aula 

    Alunos com dificuldade de concentração precisam de espaço organizado, rotina, atividades lógicas e regras. Como a sala de aula tem muitos elementos - colegas, professor, quadro-negro, livros e materiais -, focar o raciocínio fica ainda mais difícil. Por isso, é ideal que as aulas tenham um início prático e instrumentalizado. "Não adianta insistir em falar a mesma coisa várias vezes. Não se trata de reforço. Ele precisa desenvolver a habilidade de prestar atenção com estratégias diferenciadas para, depois, entender o conteúdo", diz Maria Tereza Eglér Mantoan, doutora e docente em Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

    O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons ou movimentos do professor ou dos colegas - em Geografia, por exemplo, ele pode exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha. Também é importante adequar a proposta à idade e, principalmente, aos assuntos trabalhados em classe. Nesse caso, o estudo das formas geométricas poderia vir acompanhado de uma atividade para encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retângulo e o círculo. 

    A meta é que, sempre que possível e mesmo com um trabalho diferente, o aluno esteja participando do grupo. A tarefa deve começar tão fácil quanto seja necessário para que ele perceba que consegue executá-la, mas sempre com algum desafio. Depois, pode-se aumentar as regras, o número de participantes e a complexidade. "A própria sequência de exercícios parecidos e agradáveis já vai ajudá-lo a aumentar de forma considerável a capacidade de se concentrar", comenta Maria Tereza, da Unicamp. 

    O que é a deficiência intelectual?

    É a limitação em pelo menos duas das seguintes habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho. O termo substituiu "deficiência mental" em 2004, por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), para evitar confusões com "doença mental", que é um estado patológico de pessoas que têm o intelecto igual da média, mas que, por algum problema, acabam temporariamente sem usá-lo em sua capacidade plena. As causas variam e são complexas, englobando fatores genéticos, como a síndrome de Down, e ambientais, como os decorrentes de infecções e uso de drogas na gravidez, dificuldades no parto, prematuridade, meningite e traumas cranianos. Os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGDs), como o autismo, também costumam causar limitações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial tem alguma deficiência intelectual.
    Foi o que fez a professora Marina Fazio Simão, da EMEF Professor Henrique Pegado, na capital paulista, para conseguir a atenção de Moisés de Oliveira, aluno com síndrome de Down da 3ª série. "Ele não ficava parado, assistindo à aula", lembra ela. Este ano, em um projeto sobre fábulas, os avanços começaram a aparecer. "Nós lemos para a sala e os alunos recontam a história de maneiras diferentes. No caso dele, o primeiro passo foram os desenhos. Depois, escrevi com ele o nome dos personagens e palavras-chave", relata ela.

     

    Escrita significativa e muito bem ilustrada

    A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual. Essa imaturidade do sistema neurológico pede estratégias que servem para a criança desenvolver a capacidade de relacionar o falado com o escrito. Para ajudar, o professor deve enaltecer o uso social da língua e usar ilustrações e fichas de leitura. O objetivo delas é acostumar o estudante a relacionar imagens com textos. A elaboração de relatórios sobre o que está sendo feito também ajuda nas etapas avançadas da alfabetização. 

    A professora Andréia Cristina Motta Nascimento é titular da sala de recursos da EM Padre Anchieta, em Curitiba, onde atende estudantes com deficiência intelectual. Este ano, desenvolve com eles um projeto baseado na autoidentificação - forma encontrada para tornar o aprendizado mais significativo. A primeira medida foi pedir que trouxessem fotos, certidão de nascimento, registro de identidade e tudo que poderia dizer quem eram. "O material vai compor um livro sobre a vida de cada um e, enquanto se empolgam com esse objetivo, eu alcanço o meu, que é ensiná-los a escrever", argumenta a educadora.

     

    Quem não se comunica... pode precisar de interação

    Crédito: Getty Images
    Crédito: Getty Images
    Outra característica da deficiência intelectual que pode comprometer o aprendizado é a dificuldade de comunicação. A inclusão de músicas, brincadeiras orais, leituras com entonação apropriada, poemas e parlendas ajuda a desenvolver a oralidade. "Parcerias com fonoaudiólogos devem ser sempre buscadas, mas a sala de aula contribui bastante porque, além de verbalizar, eles se motivam ao ver os colegas tentando o mesmo", explica Anna, da Unesp. 

    Essa limitação, muitas vezes, camufla a verdadeira causa do problema: a falta de interação. Nos alunos com autismo, por exemplo, a comunicação é rara por falta de interação. É o convívio com os colegas que trará o desenvolvimento do estudante. Para integrá-lo, as dicas são dar o espaço de que ele precisa mantendo sempre um canal aberto para que busque o educador e os colegas. 

    Para a professora Sumaia Ferreira, da EM José de Calazans, em Belo Horizonte, esse canal com Vinicius Sander, aluno com autismo do 2º ano do Ensino Fundamental, foi feito pela música. O garoto falava poucas palavras e não se aproximava dos demais. Sumaia percebeu que o menino insistia em brincar com as capas de DVDs da sala e com um toca-CD, colocando músicas aleatoriamente. Aos poucos, viu que poderia unir o útil ao agradável, já que essas atividades aproximavam o menino voluntariamente. Como ele passou a se mostrar satisfeito quando os colegas aceitavam bem a música que escolheu, ela flexibilizou o uso do aparelho e passou a incluir músicas relacionadas ao conteúdo. "Vi que ele tem uma memória muito boa e o vocabulário dele cresceu bastante. Por meio dos sons, enturmamos o Vinicius."

    sábado, 14 de março de 2020

    Educação Especial

     Educação Especial


    A Educação especial é uma ramificação da educação escolar focalizado para
    o ensino de pessoas deficientes.

    Esse ensino tanto pode ocorrer em instituições regulares
    (em alguns espaços) ou escolas especializadas.

    Educação especial vs Educação inclusiva


    Algumas pessoas ainda se confundem na hora de distinguir sobre educação
    especial, e a inclusiva.

     Para esclarecer, tenha em mente que educação especial
    constitui-se em fazer uso de instrumento didáticos particulares para atender as
    limitações que uma criança possui.

    A educação especial, entretanto, não dispõe de uma
    função integradora da criança com a sociedade.

    Já a educação inclusiva se trata de um sistema de educação misto que visa que
    junção da educação regular e da educação especial, ou seja, crianças com alguma
    deficiência tendem a ser incluídas na instituição escolar regular.


    História da educação especial


    Com surgimento na década de 50 no século 19, as primeiras escolas foram
    criadas com foco para alunos com necessidades especiais, na época com maior impacto
    nos surdos-mudos e os deficientes visuais.

    No contexto histórico, a educação especial sempre lidou com a instrução e o
    aperfeiçoamento de cidadãos que não foram beneficiados com as técnicas utilizadas
    pela educação regular de ensino.

    Estudos recentes mostraram que no Brasil, pessoas com deficiências, transtornos
    de desenvolvimento ou possuidores de altas habilidades, são incluídas na educação
    regular.

    O que difere a educação regular da especial é o acompanhamento que é
    oferecida de acordo com as particularidades do aluno. Conclui-se, portanto, que os
    objetivos da educação especial são similares da educação em geral.

    As escolas com ensino especial


    As escolas com objetivo na educação especializada usufruem de equipamentos e
    professores preparados para a situação.

     Em meio aos profissionais que atuam na educação especial destacam- se os educadores especiais e físicos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, e demais especialistas.

    Situação atual da educação especial


    Em meados de 2015 o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu algumas
    diretrizes para a política nacional de educação até válidas até 2024.

    O objetivo de número 4 do Plano Nacional de Educação é a inclusão de crianças
    com idades entre 4 e 17 anos, portadora de limitações.

    Em 2018, de acordo com dados informados no site do PNE, a porcentagem de
    pessoas com deficiência matriculadas na rede regular de ensino era de 85.8% com meta
    de chegar a 100% até o ano de 2024.

    Escola para todos


    Tanto no inciso III, artigo 28 da constituição Federal de 1988 (erradicar a
    pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais) quanto na
    Declaração de Salamanca de 1994 (reafirmamos o nosso compromisso para com a
    Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de
    educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro
    do sistema regular de ensino e reendossamos a Estrutura de Ação em Educação Especial) está
    inferido que, dentre outras coisas, aqueles que necessitam de educação especial devem
    ter acesso a ela pela escola regular.

    E ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
    de 1996 - No inciso III do artigo 4 atribui que esse ensino deve ser gratuito.

    quarta-feira, 11 de março de 2020

    PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS NÃO PREENCHIDAS NO CADASTRO SELETIVO 2020.1


    EDITAL Nº 008/2020 DE 06 DE MARÇO DE 2020

    PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS NÃO PREENCHIDAS NO CADASTRO SELETIVO 2020.1

    A Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no uso de suas atribuições, considerando o não preenchimento de vagas disponibilizadas para ingresso através dos Editais PROGRAD nº 033/2019 e nº 003/2020, e de acordo com o estabelecido no Regulamento do Ensino de Graduação, torna público o processo seletivo com vistas à ocupação de vagas remanescentes nos cursos de graduação, que será regido pelas disposições desse Edital.


    1.      DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    1.1.  O processo seletivo de que trata o presente edital visa ocupar as vagas eventualmente não preenchidas nos cursos de graduação, por razões de não realização de matrícula, desistências e cancelamentos durante o Cadastro Seletivo e os processos que o antecedem (SISU e Lista de Espera), no semestre 2020.1.
    1.1.1. A oferta de vagas nesse processo decorre do esgotamento da lista de candidatos(as) inscrito(as) para convocação e de possíveis vagas não preenchidas após a última chamada do Cadastro Seletivo/Lista de Espera – Sisu 2020.1.
    1.2.  Esse processo seletivo é destinado exclusivamente aos(às) candidatos(as) que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das seguintes edições: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, e não tenha obtido nota zero em qualquer uma das provas, independente de ter participado do processo seletivo SiSU.
    1.3.  A inscrição do(a) candidato(a) nesse processo seletivo implicará:
    a.      a concordância expressa e irretratável com o disposto nesse edital; e
    b.      o consentimento para a utilização e a divulgação de suas notas obtidas no Enem nas Edições de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 e das informações prestadas no referido Exame, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico.
    1.4.  O(A) candidato(a) inscrito(a) é responsável por cumprir os requisitos, os procedimentos e os prazos estabelecidos nesse Edital, como também acompanhar as alterações que sejam realizadas e informadas por meio do endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.

    2.      DAS VAGAS

    2.1.  O quantitativo de vagas ofertadas nesse processo seletivo, bem como os cursos ofertados como cadastro reserva (CR), estão especificados no Anexo I desse edital.
    2.1.1. Os cursos ofertados na condição de cadastro reserva (CR) são aqueles em que há uma expectativa de oferta de vaga por não realização da matrícula por parte dos(as) candidatos(as) convocados(as) no Cadastro Seletivo/Lista de Espera – Sisu 2020.1, não gerando, portanto, nenhuma garantia ou direito de ingresso na UFRB, presente ou futuro.
    2.2.  As vagas oriundas da não efetivação, indeferimento ou cancelamento da matrícula dos(as) convocados(as) na chamada regular do SISU e da Lista de Espera e/ou nas chamadas do Cadastro Seletivo, 2020.1, nos cursos relacionados no Anexo I, após a publicação desse edital, serão consideradas vagas remanescentes e poderão ser disponibilizadas durante as chamadas desse processo seletivo.
    2.3.  Em virtude da aplicação da reserva de vagas para políticas afirmativas no processo seletivo primário, através dos Editais PROGRAD nº 033/2019 e nº 003/2020, não será adotado reserva de vagas nesse processo.

    2.3.1. Todos(as) os(as) candidatos(as) concorrerão na modalidade de Ampla Concorrência (AC).

    3.      DA INSCRIÇÃO

    3.1.  A inscrição será gratuita e realizada somente via INTERNET, no período estabelecido no cronograma desse edital.
    3.2.  Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá:
    a.           Acessar o endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel/;
    b.           Preencher o formulário de Inscrição, informando corretamente seus dados, principalmente o número do CPF e o email e escolher o curso;
    c.           Salvar ou imprimir o Comprovante de Inscrição emitido pelo sistema.
    3.3.  É vedada ao(à) estudante da UFRB a inscrição para o mesmo curso e local de oferta, para o qual está matriculado(a), independente do turno.
    3.4.  As informações prestadas no momento da inscrição serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), reservando-se à UFRB o direito de excluir do Processo Seletivo aquele(a) que não preencher o formulário de inscrição, de forma completa, correta e legível, e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos ou incorretos.
    3.5.  Caso seja verificada mais de uma inscrição de um(a) mesmo(a) candidato(a), será considerada apenas a mais recente, para efeito de participação no processo seletivo.
    3.6.  A UFRB não se responsabiliza por validar a solicitação de inscrição, via Internet, não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, bem como, outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
    3.7.  A UFRB, a qualquer tempo, poderá determinar a anulação da inscrição, da classificação e da matrícula do(a) candidato(a), desde que verificada qualquer prática infracional, seja de natureza administrativa ou penal.

    4.      DO RESULTADO E CRITÉRIO DE DESEMPATE

    4.1.  O resultado do processo dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, por curso.
    4.1.1. Caso o(a) candidato(a) tenha realizado o ENEM em, no mínimo, duas das edições estabelecidas nesse edital (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019), a UFRB buscará junto ao INEP/MEC as notas obtidas em cada edição, e considerará a maior nota.
    4.2.  Em caso de empate entre os(as) candidatos(as), serão considerados os critérios na seguinte ordem:
    a.      maior nota obtida na redação;
    b.      maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
    c.      maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
    d.      maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
    e.      maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias;
    f.       menor renda conforme indicado na Lei nº 13.184/2015.
    4.3.  Será considerado(a) CONVOCADO(A), e apto(a) ao preenchimento da vaga, o(a) candidato(a) que estiver incluído até o limite de vagas ofertadas e NÃO CONVOCADO(A), o(a) candidato(a) cuja posição se encontrar acima do limite das vagas ofertadas, que deverá aguardar nova chamada, se houver.
    4.4.  Será ELIMINADO(A) o(a) candidato(a) que não tenha participado em nenhuma das edições do ENEM definidas nesse edital, ou que obteve nota zero na prova de Redação, ou em qualquer outra prova na(s) edição/edições em que participou.

    4.5.  O resultado será publicado no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.
    4.6.  Candidatos(as) convocados(as) após o início do semestre deverão ingressar imediatamente após a efetivação da matrícula. Não há previsão de reposição de atividades ou avaliações porventura realizadas.
    4.6.1. Vagas eventualmente disponíveis após a primeira chamada, não serão mais preenchidas nesse processo, haja vista que não será mais possível assegurar o cumprimento da frequência mínima (75%) às aulas.

    5.      DA MATRÍCULA

    5.1.  A matrícula compreenderá duas etapas, respectivamente:
    a.       Pré-matrícula: consiste no registro do(a) candidato(a) convocado(a) mediante apresentação e entrega de documentos junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC);
    b.      Confirmação de matrícula: consiste na retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e confirmação do vínculo junto ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico - NUGTEAC do Centro de Ensino no qual o(a) ingressante realizará o curso.
    5.2.  A PRÉ-MATRÍCULA dos(as) candidatos(as) convocados(as) será realizada no campus de Cruz das Almas, das 09h00min as 11h30min e 13h30min às 16h30min, na data constante no cronograma desse edital.
    5.3.  A CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA será realizada nos horários de funcionamento dos respectivos NUGTEACs, conforme cronograma disposto nocronograma desse edital.
    5.3.1. Para realizar a confirmação da matrícula, o(a) estudante ingressante deverá apresentar documento de identificação com foto.
    5.4.  A PRÉ-MATRÍCULA e a CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA poderão ser realizadas por Procurador(a), desde que legalmente constituído(a), devendo apresentar documento de identificação com foto (original e cópia) e Procuração devidamente preenchida e assinada.
    5.4.1. De acordo com a Lei 13.726/2018, em caso da apresentação do documento original do signatário, será dispensado o reconhecimento de firma na Procuração.
    5.4.2. Caso a matrícula (pré-matrícula e/ou confirmação de matrícula) seja realizada pelos pais, irmãos ou cônjuges, não será obrigatória a apresentação da PROCURAÇÃO, devendo apenas apresentar documento de identificação com foto (original e cópia).
    5.4.2.1.           No caso dos cônjuges, deverá ser apresentada também a Certidão de Casamento(original e cópia).
    5.5.  O não comparecimento do(a) candidato(a) ou seu(sua) procurador(a) no local, horários e datas estipulados para a realização de alguma das etapas da matrícula (pré-matrícula e/ou confirmação de matrícula), ou a não apresentação de alguma documentação, formulários e/ou declarações exigidas, implicará na NÃO efetivação da matrícula.

    6.      DA DOCUMENTAÇÃO PARA PRÉ-MATRÍCULA

    6.1.  Para realizar a pré-matrícula, TODOS(AS) OS(AS) CANDIDATOS(AS) CONVOCADOS(AS), deverão entregar a seguinte documentação:
    a.       Ficha de Inscrição Individual devidamente preenchida (disponível no sítio de processos seletivos);
    b.      Uma foto 3x4 atual;
    c.        Documento oficial de identidade com foto (ORIGINAL e CÓPIA ou CÓPIA AUTENTICADA);

    d.        Certificado de Conclusão do curso de Ensino Médio (ORIGINAL e CÓPIA ou CÓPIA AUTENTICADA;
    e.       Certificado de quitação com o Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos (ORIGINAL e CÓPIA ou CÓPIA AUTENTICADA).
    6.2.  A SURRAC realizará a consulta online através do site https://www.servicos.gov.br, a fim de verificar a situação cadastral do CPF e Título Eleitoral de todos(as) os(as) convocados(as), conforme Decretos nº 8.789/16 e 9.094/17.
    6.3.  A ausência de qualquer documentação exigida ou a constatação de irregularidade no CPF e/ou Título Eleitoral implicará na não realização da pré-matrícula ou no seu cancelamento, caso tenha sido efetivada.
    6.4.  A seleção do(a) candidato(a) assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, estando sua matrícula condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares exigidos pela UFRB.

    7.      DO CRONOGRAMA

    7.1.  Este processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:

    EVENTO
    PERÍODO
    Publicação do Edital
    06/03/2020
    Inscrição exclusivamente pela internet
    06/03 a 11/03/2020
    Publicação da 1ª Chamada
    12/03/2020
    Pré - matrícula da 1ª Chamada
    16-03 a 17/03
    Confirmação de Matrícula da 1ª Chamada nos NUAC´s dos Centros de Ensino
    16/03 a 20/03
    Início das aulas do semestre 2020.2
    02/03/2020

    8        DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    8.1  O Edital, na íntegra, ficará disponível no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: www.ufrb.edu.br/prosel.
    8.1.1 Dúvidas e informações suplementares quanto ao processo poderão ser respondidas pela PROGRAD/Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da Coordenadoria de Políticas e Planejamento da Graduação no email: prosel@prograd.ufrb.edu.br.
    8.1.2 Dúvidas referentes à documentação para pré-matrícula deverão ser encaminhadas à SURRAC / Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico nos emails: cadastro@surrac.ufrb.edu.br e/ou surrac@ufrb.edu.br.
    8.2  Na hipótese de quaisquer alterações das disposições fixadas nesse Edital, a PROGRAD fará comunicação, através de nota oficial, divulgada no endereço eletrônico da UFRB, www.ufrb.edu.br/prosel, constituindo tal documento, parte integrante desse Edital.
    8.3  Eventuais comunicados da PROGRAD acerca desse processo seletivo tem caráter meramente complementar, não afastando a responsabilidade de o(a) CANDIDATO(A) manter-se informado(a) acerca dos prazos e procedimentos.
    8.4  Os casos omissos ou não, previstos nesse edital, serão resolvidos pela PROGRAD.

    Cruz das Almas, 06 de março de 2020


    Karina Oliveira Santos Cordeiro
    Pró-Reitora de Graduação

    Anexo I Vagas ofertadas

    Centro de Ensino
    Curso Ofertado
    Código
    Formação
    Turno
    TOTAL
    CCAAB
    Agroecologia
    122140
    Tecnológico
    Integral
    CR*
    CCAAB
    Gestão de Cooperativas
    115027
    Tecnológico
    Noturno
    CR*
    CETEC
    BCET-Matemática
    1258973
    Bacharelado
    Integral
    6
    CAHL
    Cinema e Audiovisual
    114546
    Bacharelado
    Integral
    17
    CAHL
    Museologia
    100447
    Bacharelado
    Integral
    4
    CAHL
    Publicidade e Propaganda
    1191700
    Bacharelado
    Integral
    CR*
    CFP
    Filosofia
    1135224
    Licenciatura
    Noturno
    1
    CFP
    Física
    99132
    Licenciatura
    Integral
    24
    CFP
    Letras (LIBRAS/Língua Estrangeira)
    1105378
    Licenciatura
    Noturno
    CR*
    CFP
    Matemática
    100412
    Licenciatura
    Integral
    4
    CFP
    Pedagogia
    1136373
    Licenciatura
    Noturno
    CR*
    CFP
    Química
    122138
    Licenciatura
    Integral
    3
    CCS
    BIS-Psicologia
    100433
    Bacharelado
    Integral
    CR*
    CETENS
    Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BES)
    1272132
    Bacharelado
    Integral
    CR*
    CETENS
    BES-Engenharia de Energia
    1387538
    Bacharelado
    Integral
    2
    CETENS
    BES-Engenharia de Produção
    1385726
    Bacharelado
    Integral
    CR*
    CETENS
    BES-Engenharia de Tecnologia Assistiva
    1404511
    Bacharelado
    Integral
    1
    CECULT
    Artes do Espetáculo
    1404699
    Tecnológico
    Vespertino
    21

    CECULT

    Inter. Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas

    12721310

    Bacharelado

    Noturno

    21

    CECULT

    Inter. Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas

    1272131

    Bacharelado

    Vespertino

    26
    CECULT
    Interdisciplinar em Artes
    1404985
    Licenciatura
    Vespertino
    9
    CECULT
    Política e Gestão Cultural
    1404915
    Tecnológico
    Noturno
    26
    CECULT
    Produção Musical
    1404842
    Tecnológico
    Vespertino
    18
    CECULT
    Música Popular Brasileira
    1385766
    Licenciatura
    Vespertino
    15
    TOTAL DE VAGAS OFERTADAS
    198

    *Todos os cursos que estiverem como CR corresponde a CADASTRO RESERVA, de acordo com o item 2.1.1 deste edital.
    Fonte-Diário Oficial da Bahia 

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