quinta-feira, 11 de março de 2021

Educação Em Tempos De Coronavirus

  EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS


 

A pandemia do novo coronavírus o Covid-19 fechou as portas de muitas escolas de ensino legal e profissionalizante em todo o Brasil Trata-se de uma das medidas de coaprendizado apressado de novas tecnologias de comunicação e aviso TICs

Segundo dntenção da doença e atenuação do contaminação

De acordo com o relatório do Banco Mundial mais de 1 5 bilhões de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países

Com esse cenário muitos gestores escolares tiveram que buscar saídas emergenciais para continuar as atividades Principalmente com o subsídio de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias apoiadas em tecnologias digitais

Afinal de uma hora para outra as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade de ensino a extensão EAD Obrigando professores e alunos a um

ados da UNICEF cerca de 4 8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos não têm porta à internet em residência Isso corresponde a cerca de 17 de todos os brasileiros nessa bandagem etária

Ou seja o EAD acaba sendo algo muito afastado dessa realidade Por isso conversar de um ensino remoto no Brasil gera bastante controvérsia Pois parte dos estudantes não possuem os meios necessários para o acompanhamento de aulas online

Mesmo para os alunos com acesso à internet há um grande esforço para analisar e gerenciar o tempo dentro de casa Para os mais jovens desenvolver a disciplina para analisar no molde EAD é ainda mais difícil

Tudo isso somando ao argumento de estresse pois estão confinados em casa Longe dos amigos e durante um surto na saúde a ponto internacional

Não se pode esquecer dos pais que muitas vezes precisam acolher suas próprias tarefas diárias com as atividades escolares dos filhos

Quer dizer os desafios da civilidade em tempos de pandemia da Covid-19 são inúmeros O artigo de hoje vai expor que há alternativas que podem ajudar em um ensino de particularidade em soluções que ajudam a driblar a crise Acompanhe a leitura

EAD é muito mais do que tecnologia

Normalmente as pessoas associam o ensino a distância com a necessidade de uma aumento tecnologia intermediada por plataformas digitais com acesso à internet

Além das questões de infraestrutura e conectividade a implementação de novas modalidades de ensino de forma rápida devido à pandemia evidenciou a obrigação de aprestamento dos professores e gestores de escola

Os professores compartilham de várias inseguranças Em Vínculo às questões mais técnicas como por modelo dar a disciplina online gravar vídeos preparar materiais que possam ser compartilhados com os alunos entre outros

A preocupação soma-se ainda com a presença dos estudantes

Nesse sentido percebeu-se que há um déficit de formação de professores em TICs e metodologias ativas algo que torna difícil o engajamento

Além do mais esse organização exige tempo não ocorre do dia para a noite Entretanto a pandemia do novo coronavírus não deixou amplidão para especialização dos educadores

Por isso há a predisposição dos professores em apresentar o modelo comapresença utilizando o mesmo calendário e grade curricular Segundo os especialistas esse é o principal problema pois a postura pedagógica em ensino EAD é diferente

Ora podemos comparar com o próprio comportamento de todas as pessoas na internet

Na sala de cadeira o feedback entre aprendiz e professor é direto e permanente Basta olhar ao redor para entender se há o compromisso dos alunos se a cadeira está compreendendo o que está sendo ensino etc No ensino a alcance não há esse controle Daí a inevitabilidade de pensar em soluções e repensar as práticas

Por isso muito mais do que intermédio das tecnologias e da internet o EAD também requer uma reflexão sobre metodologias o que exige ainda mais dos professores diante do cenário de pandemia da Covid-19

5 dicas para pesquisar a alcance durante a pandemia

Apesar dos inúmeros desafios do ensino a alcance durante a pandemia da Covid-19 aos poucos os professores alunos e familiares conseguem adaptar-se à realidade promovendo uma assuada de aprendizagens satisfatória

O mesmo vale para os gestores de escolas que precisaram ajustar outras maneiras de registrado de trabalho dos professores também com o ajuda das tecnologias

Inclusive a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura Unesco em conjunto com as empresas Microsoft Google e Facebook lançou uma coalizão mundial para assegurar a civilidade a extensão com ajuda dos bens tecnológicos

Abaixo separamos algumas dicas que podem acolitar no EAD em tempos de coronavírus Confira

1 Crie grupos com os alunos pais e ou responsáveis

conversação é uma das principais exigências desse novo cenário de ensino Os professores precisam manter contato não só com os alunos mas também com os pais e ou responsáveis já que a família tornou-se a principal aliada para a qualidade do EAD

Os grupos podem ser criados em diversos aplicativos e redes sociais tais como

Whatsapp Telegram Grupo no Facebook Lista de e-mail Entre outros

Além disso pode ser interessante aconselhar que os estudantes criem um grupo próprio para assistir na troça de ensaio e na promoção de interações sociais

Os grupos também são ótimos para compartilhamento de informações importantes e servem como uma base de ajuda

2 Use as salas de disciplina virtuais

Muitas empresas de tecnologia liberaram ferramentas gratuitas para auxiliar o ensino em tempos de coronavírus

É o caso por exemplo o Google Classroom e do Microsoft Teams que são plataformas que ajudam na educação de materiais e permitem a conformidade em tempo concreto entre alunos e professores

Assim caso um educador tenha que responder uma assunto de física o desenho da tema pode ser compartilhado com todos os alunos em uma ida virtual

Desse modo é possível aperfeiçoar consideravelmente o compromisso e a presença dos estudantes durante os períodos de cadeira

3 Compartilhe e-books gratuitos

Uma sugestão de atividade além da sala de cadeira virtual é a leitura de e-books livros eletrônicos disponíveis gratuitamente na internet

Os professores podem investigar alguns sites que oferecem esse conteúdo e compartilhar com os alunos recomendando a leitura como atividade escolar mas também como uma aspecto de aproveitar melhor o tempo independente

Quando possível compartilhe os links para os e-books nas plataformas de aula e nos grupos para que os alunos não se esqueçam de descer o conteúdo

4 Ofereça materiais em vídeo

Imagine por um instante que você está buscando como se instala uma gancheira horizontal e se deparou com uma encadeamento de conteúdos online incluindo artigos e vídeos tutoriais

Provavelmente o interesse será maior no material audiovisual muito pela Simplicidade de consumo

O mesmo vale para as questões relativas ao ensino Principalmente para crianças os vídeos são uma excelentes alternativas de aprendizado pois os alunos ficam mais focados e ainda podem aprender brincando

No entanto o papel do docente e dos pais é fundamental para a seleção dos conteúdos Visto que a internet é um mar de informações e ao mesmo duração pode dar algo muito útil também é um palco propício para a desinformação

5 Faça testes dos equipamentos

É importante que tanto os professores e ou monitores quanto os alunos sempre façam testes para apurar se as plataformas estão funcionando corretamente e se a internet está cooperando para o desenvolvimento da disciplina

Lembre-se que algumas falhas técnicas podem suceder Mas estar preparado é o primeiro passo para autorizar que a característica de ensino não seja atrapalhada por ineficiência dos recursos tecnológicos

Conclusão

A pandemia da Covid-19 fez com que o ensino a alcance tivesse que ser implantado às pressas nas escolas Especialmente por conta do fechamento das instituições de ensino legal e profissionalizante para conter o avanço da doença

Além do próprio instigação referente ao uso das TICs também percebe-se a necessidade de formação dos pais professores e gestores de escola Algo que não foi possível devido às iniciativas apressadas para garantir a conservação do ano letivo

No entanto com algumas ações e planejamentos é possível autorizar a característica da cortesia regular e profissionalizante Ainda como o preparo dos professores que aprendem fazendo junto com os alunos familiares e gestores escolares

Esse escrito foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Fale com um dos nossos Especialistas em Educação

Já pensou em investir no parte da cortesia

A Evolua possui mais de 20 anos desenvolvendo conteúdos e soluções tecnológicas para Escolas Profissionalizantes

Hoje contamos com mais de 1 500 parceiros licenciados e 6 milhões de alunos que estão aprendendo de aspecto mais rápida e dinâmica

Se você quer DESTACAR SUA ESCOLA NO MERCADO ou pretende abrir sua escola de cursos preencha o formulário e vamos te expor que ser um parceiro Evolua te trará os mesmos benefícios de um franqueado porém com preços de licenciadoras

new RDStationForms formulario-landing-page-seja-licenciado-4dd639ba2a0081687f14-html UA-71056512-3 createForm


 

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...