sábado, 8 de junho de 2013

PARCEIRO DA FÊNIX: A importancia da monografia

PARCEIRO DA FÊNIX: A importancia da monografia: A importância da monografia A monografia é um estudo científico de uma questão bem limitada, sistemático e completo sobre um assunto part...

A importancia da monografia

A importância da monografia A monografia é um estudo científico de uma questão bem limitada, sistemático e completo sobre um assunto particular que resulta de investigação científica onde você deve escolher um tema e trabalhar em uma linha de pesquisa .Você terá que pesquisar por bibliografia, ir a campo pesquisar .Este trabalho é uma avaliação de todo o conteúdo que você estudou na faculdade.È tipo um resumo dos conteúdos que você estudo no ultimo ano da faculdade no ultimo semestre ,você faz um resumo de todo o conteúdo dado durante esses anos .Monografia é uma dissertação sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados. Normalmente escrito apenas por uma pessoa. É o principal tipo de texto científico. Monografia é o trabalho de conclusão para muitos cursos de graduação no Brasil, especialmente aqueles de caráter cientifico ou humanístico. O trabalho monográfico é uma oportunidade privilegiada para produzir e sistematizar um conhecimento que deverá ser útil para a formação de alunos e para o trabalho de psicólogos e de outros profissionais. Enfim ,fazer uma monografia é papel muito difícil,pois nem sempre se estar preparado para tal.Existem estudantes que arriscam e fazem seu trabalho acadêmico do jeito que pode e as vezes nãosai um trabalho de qualidade,apenas adquirindo a nota para passar .outros nem tentam,simplesmente pagam a alguém para fazer. Se você está iniciando sua MONOGRAFIA e não sabe por onde começar, este e-book vai ajudar você a fazer uma monografia de qualidade!Confira!
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sexta-feira, 7 de junho de 2013

PARCEIRO DA FÊNIX: AUMENTE SUAS RENDAS

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CIDADE DE SANTA BARBARA


                                  CIDADE DE SANTA BARBARA

                                 BREVE HISTÓRIA

O povoamento do seu território iniciou-se na metade do século XIX, por aventureiros que ali se estabeleceram, desenvolvendo a agropecuária. A fertilidade do solo e a disponibilidade de terrenos devolutos, atraíram novas famílias que ali se fixaram, formando o povoado de Santa Bárbara da Claricéia, que teve seu nome mudado para Pacatú em 1943. Em 1961, criou-se o município com o nome de Santa Bárbara, adotando-se o nome da antiga freguesia, criada em 1859.
O acesso a partir de Salvador é efetuado pela rodovia pavimentada BR-324 e BR-116 num percurso total de 141 km.
                                LIMITES
O Município de Santa Bárbara está localizado na região de planejamento do Paraguaçu do Estado da Bahia, limitando-se a leste com o Município de Santanópolis, ao sul com Feira de Santana, ao oeste com Tanquinho, e ao norte com Lamarão.
                                    CLIMA/TEMPERATURA
Com clima seco a subúmido e sofrendo longos períodos de estiagem ou escassez de chuvas,o município está inserido na área do chamado "Polígono das Secas"
                                 RELEVO
O relevo é formado por pedi plano sertanejo passando, gradativamente, para tabuleiros interioranos. Estas estruturas são cortadas pelos rios Salgado, Pojuca, Prensa, Tábua e Matão, além de riachos subsidiários, servindo apenas a pequenas bacias hidrográficas.
                                                 GEOLOGIA/SOL
A geologia do Município de Santa Bárbara é constituída basicamente de rochas cristalinas,complexo Caraíba, cortados por granitóides e sienitóides, e em menor proporção, complexo Santa Luz. O complexo Caraíba é constituído por ortognaisses de cor cinza esverdeado quando frescos e pardos nas superfícies de alteração. Segundo Kosin et al (2003), o complexo é composto por uma
suite bimodal das fácies granulito, na qual o pólo félsico é constituído por ortognaisses enderbítico,charnoenderbítico e raramente charnockítico, cinza a esverdeados. O polo básico é composto por lentes gabro-dioríticas. É frequente a presença de feições migmátiticas,  tais como estruturas schlieren, nebulítica e schöllen, cujas fases leucossomáticas são sienogranítica e monzonítica.
O complexo Santa Luz é constituído por gnaisse bandado milonitico, paragnaisse aluminoso,quartizito, mármore, rocha calcissilicática, metamafito/metaultramafito e restos de ortognaisses migmatítico. Os granitóides presentes são o Riacho das Onças representados por augengnaisse quartzomonzonítico a granulítico, granulítico; e os sienitóides estão representados por parte do Batólito de São Felix constituído por sienito, alcalifeldspato sienito, quartzossienito, alcalinopotássico/
ultrapotássico. Arenito argiloso a conglomerático, argilito puro a arenoso e conglomerado, representantes do grupo Barreiras, ocorre em uma pequena área na porção sul do município.
Os tipos de solo predominantes são planossolos solódicos eutróficos e latossolos álicos,sustentando uma vegetação classificada como caatinga-floresta estacional
                                   Economia
A principal fonte de renda do município é a agricultura e pecuária, com destaque para a produção do milho e do feijão e a criação de bovinos, caprinos, Suínos e ovinos.
A Terra Santa é conhecida em todo o estado pela produção do famoso Requeijão. Doces em compotas, beiju e carne do sol compõe a culinária do Município.

terça-feira, 4 de junho de 2013

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quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Professor Pesquisador


Uma educação de qualidade, em que corpo docente e discente esteja motivado, todos se empenhando para um melhor resultado no processo ensinar e aprender é o desejo de todos os que  compõem uma equipe escolar.
No entanto, o que fazer  diante da situação-problema enfrentada pela ESCOLA RUMO AO FUTURO
Primeiramente, sabe-se que conteúdos que sejam do interesse do alunado já é um grande avanço no processo ensino-aprendizagem. Então, essa ideia, diga-se de passagem, ultrapassada,  de que o currículo é algo pronto é inaceitável, como diz o texto base" o currículo não é estático, mas dinâmico, está sempre inacabado" e " nós, professores, somos sujeitos que influenciamos e fazemos parte da construção do currículo e não meros executores deste".   
É certo que os alunos precisam aprender/conhecer, dominar os conteúdos referentes às disciplinas Português, Matemática, FÍsica, Química entre outras, pois esses conhecimentos eles irão precisar vida afora, em diferentes situações, mas passar esses conhecimentos como sendo esses algo abstrato que não tem associação com a realidade do alunado é algo extremamente inviável. É preciso construir uma ponte entre o currículo e a realidade do aluno, para assim, tornar o ato de aprender significativo para o educando. E, dessa forma, fazer com que as aulas ministradas sejam cada vez mais atrativas e despertem a atenção dos mesmos. " Para Stenhouse, citado por Zeichnner, a sala de aula deveria ser encarada como um laboratório, no qual o professor-pesquisador escolheria a melhor maneira de despertar em seus alunos o desejo de construir conhecimentos significativos para eles".
Para se construir esse currículo significativo, dinâmico, entra aí, o papel do professor-pesquisador dito acima. O professor precisa, ao elaborar o currículo, levar em conta o interesse dos alunos, suas necessidades, suas dificuldades,ou seja, buscar caminhos, alternativas que ajudem os estudantes na construção de seus conhecimentos. Segundo Sacristán "a escolaridade é um percurso para os alunos (as), e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia do seu progresso pela escolaridade". Nesse sentido, o professor não pode e nem deve ser e/agir como aquele que apenas transmite um saber sistematizado, hoje, o papel do professor é, acima de tudo, de intermediário entre os conteúdos e a atividade a ser desenvolvida para assimilação do conhecimento.
Então, outro ponto a sinalizar é que todo professor precisa ser PROFESSOR-PESQUISADOR, para assim melhor realizar seu trabalho com seus alunos. E, sem sombras de dúvida, o trabalho com interdisciplinaridade é um caminho rico e que tem mostrado bons resultados frente aos alunos. Como profissional da educação compartilho da ideia de que um sistema educativo eficaz será aquele capaz de dar educação  de qualidade numa perspectiva interdisciplinar.
Professor motivado, aluno motivado, torna todo percurso educacional mais fácil, mais prazeroso e, assim sendo, os resultados serão satisfatórios. vejo isso claramente em meu trabalho, quando o aluno se sente parte integrante do processo educacional, ele caminha com maior motivação.
Os frutos alcançados nas avaliações mostram que já evoluímos, mesmo que pouco mas já é um avanço. Então outro aspecto a frisar é que avaliações como o ENEM,PROVA BRASIL são válidas a partir do momento que usamos os seus resultados para avaliarmos também como profisdsional da educação, como diz o texto " refletir criticamente sobre seu fazer pedagógico sobre aquilo que deu certo, do que não deu certo e o que precisa ser mudado", isso é muito importante. Tudo isso, com o intuito de melhorarmos nossa prática docente para o melhor fazer com o educando. O professor precisa se questionar, refletir sobre sua prática pedagógica, com um olhar atento, criterioso. Não se busca com isso quem é o responsável pelo fracasso de alguns alunos, mas descobrir onde está o problema, aquilo que não está contribuindo para o progresso do aluno e buscar saídas. E para isso, o professor precisa se auto-avaliar SEMPRE, é através da AVALIAÇÃO que vem o crescimento, que vem a transformação, a mudança que  todos buscamos para a EDUCAÇÃO.             

O Curriculo Escolar



O currículo escolar é um dos instrumentos pedagógicos mais importantes na mediação deste processo tão encantador que é o ensino aprendizagem. O grande lance é que infelizmente ele ainda não é pensando na perspectiva de se contemplar as especificidades dos educandos e a realidade da comunidade escolar,uma vez que ainda insistimos em seguir fórmulas e receitas prontas,deixando de considerar as nuances que constroem ou ajudam a construir a escola em sua essência.Esse currículo precisa ser construído dentro da Unidade Escolar com todos os atores que serão participantes deste processo, desta forma realidades de espaços como o da escola supra citada no estudo de caso, minimizará em grande parte,como por exemplo questões como altos índices de repetência e evasão escolar uma vez que mais próximo da realidade destes atores, mais significativa será a aprendizagem. Assim desenvolvendo por exemplo atividades que despertem o interesse em aprender através de métodos metacognitivos onde esses educandos passarão a ter consciência de que de fato podem construir o seu conhecimento tendo como ponto de partida um currículo próximo, ou seja aquilo que para ele é tangível. De acordo com Arroyo (2007), os educandos devem ser reconhecidos como sujeitos da ação educativa.Desta forma o professor precisa estar sempre na posição de pesquisador,buscando dar sentido a sua pratica docente, retroalimentando-a constantemente, buscando suas bases filosóficas e ajuizando a sua pratica com a elaboração de hipóteses e experiências visando a eficacia de seu fazer pedagógico. Claro que aqui não estamos a tratar em sucessos na aprendizagem mais sim em tentativas planejadas e coerentes com os reais objetivos que ,neste caso os professores,desejam passar em seu processo de ensinagem,ou seja um planejamento estratégico de seu currículo. Não se deve entender currículo próximo a realidade do aluno e da escola com a minimização de conteúdos ou a eliminação de uns em detrimento de outros, aqui a discussão é voltada para a necessidade de se respeitar questões especificas que interferem neste currículo, buscando desenvolver método e planejamentos que visem superar esses desafios.Se por exemplo um aluno não desenvolveu a sua competência leitora ou tem dificuldades nas questões lógicas e isso já foi detectado previamente,á de se lançar mão de alternativas interdisciplinares para superar essas barreiras impeditivas para o avanço e desenvolvimento deste educando.Os instrumentos avaliadores do processo de ensinagem em nosso país são perversos, pois não levam em consideração o nível cognitivo nem as condições sociais de cada individuo, partem do pressuposto que já se fora apresentado, a esses determinados seres cognoscentes com respectivas idades e series, para ser mais especifico 5ª/6º, 8ª/9ª e 3º Ano do Ensino Médio, conteúdos curriculares necessários estando os mesmos aptos a responde-las, o que em muita das vezes é uma inverdade pois esse alunos além de, por tantos motivos,inclusive os supra citados não assimilarem os respectivos conteúdos ,em sua grande maioria em si tratando de escola publica, estão até sem saber o real significados dessas avaliações não as encarando com a sua devida seriedade, mascarando dados,apenas desta reflexão retira-se o Enem pela enfase a sua importância também na mídia, instrumento de um poder de alcance imensurável para os nossos educandos. Assim buscar a construção através da discussão com a comunidade escolar, de um currículo real em uma perspectiva,inter-multidisciplinar é um dos caminhos que premitirá a esse corpo escolar transcender em sua pratica pedagógica, onde o desenvolvimento do estudante impactará de forma positiva naturalmente nos resultados coletados através dos instrumentos avaliadores,prova brasil, Enem, provinha Brasil etc.... uma vez que de fato aprendizagem foi significativa.

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...