quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Projeto de leitura e escrita 2019 para o 6º ano-Tem de Tudo

           PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

                                PROJETO-Recontar- 6º Ano.

 Esse projeto será utilizado no começo de 2019- l unidade.
     Projeto de leitura e escrita 2019 para o 6º ano

Elaboração de um livro contendo as histórias produzidas pelos 

alunos a partir de fábulas .

Regras:
_Os alunos dos grupos deverão prestar atenção sem se pronunciar enquanto um outro grupo fala ,se expressa, havendo o contrário o grupo que não obedecer a regra será penalizado e o infrator terá nota inferior ao restante grupo.
_Todos do grupo terão que participar de algum jeito ,pois, se um não participar o grupo terá perdas e o aluno que não participar terá nota Zero.
_Os escritos deverão ser escritos manualmente para se possa revisar ,alterar e passar alimpo , e depois de todos os escritos realizados ,corrigidos ,deverão ser digitados .
-Obs: pesquisem como um livro é estruturado  e aplique
-
Objetivos
No que se refere à escrita, é importante que, no final  os alunos saibam:
·         Reescrever e/ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática como para melhorar outros aspectos - discursivos ou notacionais - do texto. 

·         Revisar escritas (próprias e de outros), em parceria com os colegas, assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição ou uso de recursos da pontuação); evitar ambiguidades, articular partes do texto, garantir a concordância verbal e a nominal.

·         Revisar textos (próprios e de outros) do ponto de vista ortográfico.
Atividade

1ª  E 2ª AULA
-Dividir a turma em 5 grupos.
-A sala será arrumada com: 2grupos em cada lado e um no meio, dando espaço para o professor ou orientador ter acesso a todos os 5 grupos.
-Relembrar o que é fábula
-Passar uma fábula para assistirem
-Distribuir cópias de fábulas  diferentes às equipes
-Orientá-los para que façam leitura silenciosa.
-Escolher um participante de cada equipe para a leitura em voz alta
-Cada aluno das  equipes farão a releitura da sua fábula .( Da original)
-Revisar escritas (próprias e de outros), em parceria com os colegas

3ª  E 4ª AULA
Acontecerá o mesmo que as anteriores ,diferenciando apenas as fábulas.

5ª E 6ª AULA –
As equipes escolherão um componente para contar uma das fábulas oralmente para toda a sala.
Os alunos farão levantamento de imagens que irão ser utilizadas para a ilustração das reescritas, da capa ,decidirem o formato do livro ,qual a participação de cada um no custo ,enfim, os ajustes finais.
Avaliação
A avaliação pode ser feita em todos os momentos da aula analisando o desenvolvimento individual e em grupo.
Será feita avaliação todo o tempo observando o cumprimento das etapas e crescimento individual e da equipe.
Participação na produção dos materiais e na compreensão do tema trabalhado.







Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...