Prova de Português da 5ª série ,II unidade.
AVALIAÇÃO DA ll UNIDADE-
LÍNGUA PORTUGUESA
Instruções:
Esta avaliação contém ( 13 ) questões;
Use caneta de tinta de cor azul ou
preta;
Responda cada questão no espaço
reservado a ela;
Não é permitido o uso de corretivo ou
rasuras
Não é permitido o uso de aparelhos
eletrônicos.
Texto l
Casa de Vô
Todo avô toma
remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não. Não toma
pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é
diferente. Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e
faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só
cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida
(enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos
deixa sozinhos.
Daí, o
guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de
sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:
– Primeiro andar!
Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas...
A parede da sala é
transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e, o
tapete, em tablado de exposição de botões raros, que jamais combinariam com
qualquer roupa normal.
Ao cair da tarde, na
garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos,
uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a
brincadeira do Pisei.
–Hã? Como assim?
Pergunto. Essa é nova.
Vovô explica sua
invenção:
– Memorize onde
estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles.
Pode ir perguntando "Pisei?" para facilitar. Ganha o jogo quem pisar
em mais pedaços.
Eu começo.
– Pisei? Pergunto,
dando o primeiro passo, apertando os olhos.
– Não!
– Pisei? Insisto
mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.
– Não!
Ouço um barulho de
chaves. Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz "Oi". Sei que é para
mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.
– Tudo bem, vó?
Quer brincar de Pisei? Convido.
– Agora, não, minha riqueza. Vovó vai
descansar
Vovô continua a me
guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o
barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.
Sigo.
– Pisei? Pisei?
Pisei?
E nada
Sinto meus pés
tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, à minha frente, de braços abertos,
pronto para um abraço de vitória.
– Mas eu não pisei
em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz,
nos braços dele.
– O vento foi
levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.
– E por que o senhor
não me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...
– Porque eu queria
que a brincadeira terminasse com você perto de mim.
(Texto
adaptado. Edição especial com uma seleção de 27 contos para ler com crianças e
adolescentes. Obras inéditas de Tatiana Belinky, Pedro Bandeira, Ricardo
Azevedo e Moacyr Scliar - Índice da edição especial - Junho 2012 – Nova
Escola.)
1) Quem é o narrador da história: (0,25)
a) a neta.
b) o avô.
c) a avó.
d) o vizinho.
e) o papagaio.
2) Considerando o narrador na história, pode-se afirmar que
ele: (0,25)
a) Não participa da história.
b) Não conhece os personagens.
c) Narra e participa da história.
d) Não participa da brincadeira do Pisei.
e) Participa da brincadeira, mas quebra as regras do jogo.
3) A situação que o narrador afirma ser incomum é: (0,25)
a) A semelhança entre os avós da menina.
b) A diferença entre os avós da menina em relação aos outros
avós.
c) o gosto pela brincadeira característico de todos os avós.
d)A preocupação com o bem estar dos avós da menina.
e)A participação da avó na brincadeira.
4) Pode-se afirmar que o objetivo da brincadeira era: (0,25)
a) a neta passar seu tempo ocioso com os avós.
b) o avô e a neta aguardarem a avó chegar do trabalho.
c) o avô expressar o afeto que sente pela neta.
d) promover uma atividade física para a neta.
e) a menina conhecer os cômodos da casa dos avós.
5) Após ler o texto, pode-se afirmar que a menina (0,25)
a) não era amada pelos avós.
b) precisava de cuidados especiais dos avós.
c) relacionava-se afetuosamente com os avós.
d) não gostava da casa dos avós.
e) possuía jeito egoísta de relacionar-se com os avós.
6) Assinale a alternativa correta analisando o tempo verbal. (0,25)
a) Foi (Presente)
b) Informamos (Futuro)
c) Queria (Presente)
d) Gostarei (Futuro)
e) Estudarei (Passado)
7) A classe de palavras que é empregada para exprimir estados
,características dos seres: (0,5)
a) adjetivo.
d)
conjunção.
b) substantivo. e) advérbio
c) preposição.
8) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são
acentuados por serem oxítonos: (0,5)
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, Ítalo, ipê, abricó
9
Complete as lacunas utilizando por que, por quê,
porque, porquê. (0,5)
a – Não sei o ----------- de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião -----------------?
c – Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d - --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.
b – Você não compareceu à reunião -----------------?
c – Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d - --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.
10) Sabendo-se que os numerais podem ser cardinais, ordinais,
multiplicativos e fracionários, podemos dar os seguintes exemplos: (0,5)
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), leão onze
(multiplicativo) e meio (fracionário).
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo
(multiplicativo) e meio (fracionário).
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), leão onze
(multiplicativo) e meio (fracionário).
d) um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo
(multiplicativo) e centésimo (fracionário),
e) um (cardinal),
primeiro (ordinal), duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado
fracionário.
11)Associe os verbos da coluna da direita aos verbos da coluna
da esquerda de que são antônimos. (0,5)
(1) manchar
( ) sumir
(2) regredir
( ) limpar
(3) esfriar
( ) progredir
(4) aparecer
( ) esquentar
12)Empregue mal ou mau nas frases a seguir: (0,5)
- Ele não é um sujeito tão ____ assim.
- Acontece, porém, que ela se acostumou ____.
- Ele é um ____ elemento.
- Ela vai se dar ____.
- O aluno foi ____ nos exames.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) mau, mau, mal, mal, mau.
b) mal, mau, mau, mal, mal.
c) mal, mal, mau, mal, mal.
d) mau, mal, mau, mal, mal.
e) mau, mau, mau, mal, mal.
14)Observe ( 0,5)
Explique o sentido da pergunta do urso e a resposta do
coelhinho
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário