quinta-feira, 10 de abril de 2014

O ambiente de marketing

                                         O ambiente de marketing
      Já sabemos que marketing é um processo social que se baseia em trocas para construir relacionamentos duradouros e lucrativos com cliente Marketing não é nenhuma formula mágica  para solução de problemas,tão pouco arte maliciosa ,remédio contra crise ou apenas propaganda.
Sendo assim o ambiente de marketing  é formado pelos seus participantes e pelas forças que afetam  a capacidade de administração.O ambiente de marketing é constituído por microambientes  e macroambiente.O microambiente é formado pelos agentes próximos á empresa que afetam a sua capacidade de atender seus clientes e macroambiente  é constituído pelas forças  societais mais amplas que afetam a microambiente.
     È necessário que se esteja sempre de olho nos movimentos da empresa,porque o realidade é  muito ágil e veloz .São funções de administradores  de marketing acompanharem as tendências  e buscarem oportunidades para a empresa,de maneira que ela se adapte aos novos desafios.
      O ambiente de marketing é formado por microambiente e macroambiente

O MICROAMBIENTE DA EMPRESA.
      Como já vimos anteriormente a tarefa principal do administrador de marketing é construir um bom relacionamento  com clientes,isso para se ter sucesso nas ações de marketing.
VEJA ABAIXO OS COMPONENTES DO MICROAMBIENTE
-A EMPRESA:fazem parte todos os grupos inter relacionados da empresa,que se unem para terem bons resultados.
-OS FORNECEDORES:dão os recursos necessários para empresa produzir seus bens e serviços e fazem um elo entre a empresa e o cliente.
INTERMEDIARIOS DE MARKETING:ajudam a empresa a promover,vender e distribuir seus bens para os compradores.
-OS CLIENTES:mercados que compram bens da empresa.
OS CONCORRENTES: aqueles eu servem o mercado com seus produtos ou serviços similares ao da empresa em questão.
OS PUBLICOS: qualquer grupo que tenha interesse potencial ou atual na organização.
      E importante para a empresa observação de  todos os movimentos do ambiente interno da empresa para que se busquem pontos fortes  para trazer cada vez mais um relacionamento restrito e duradouro com os consumidores.