terça-feira, 18 de março de 2014

Marketing como troca.

               Marketing é uma forma de troca ou transferência entre duas ou mais empresas ou pessoas de alguma coisa que possuem.Desta maneira  o marketing já existe desde que as pessoas procuraram  e ofereceram coisas aos outros para receberem algo em troca,para melhorar a suas existências de ambos.
        Um profissional de marketing tem o trabalho de  desenvolver trocas que sejam conveniente para as partes envolvidas,empresas e consumidores.
Para se nortearem eles usam as seguintes perguntas e respostas :
Quem participa das trocas?Vendedores e compradores.
Quais são os motivos das trocas? Desejos e necessidades.
Quais são os objetivos das trocas?Serviços,bens,ideias.
O que determina a trocas?O valor percebido.
Quais são os resultados das trocas?Insatisfação e satisfação.
Qual é o vínculo entre as partes?Relacionamento ou transação.
            Marketing,como jás foi dito em outro artigo feito por mim,deriva  da palavra market(mercado em inglês).Neste caso é óbvio no marketing o trabalho com mercado.Há dois tipos de mercados :organizacional e  o de consumo.
             Sabendo que o vendedor e o consumidor são o carro chefe de uma troca,precisa-se saber das necessidades e desejos dos dois envolvidos.É preciso saber o seus objetivos ,isso porque nem sempre o objetivo de uma das partes é o objetivo da outra.
           Quando um cliente se dar bem com uma troca  e sente a necessidade de adquirir  de ter o objeto novamente ,ele vai se lembrar do mesmo fornecedor ,dando inicio a um relacionamento.  Quando a troca não satisfaz o consumidor ,na próxima vez que ele precisar adquirir o mesmo produto ele vai procurar um outro  fornecedor ,fazendo uma outra transação.

Falaremos  mais de marketing nos próximos artigos.