sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

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quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O carnaval baiano


O carnaval baiano
História - A origem do carnaval baiano é a mesma de todos os carnavais comemorados nas áreas urbanas brasileiras no início do século 20. Blocos, cordões e sociedades carnavalescas existiam em todo o estado. As manifestações mais populares eram concentradas na Baixa do Sapateiro, onde a grande diversão era fazer brincadeiras muito próximas as do entrudo. É na década de 50 que o carnaval baiano começa a tomar a forma que conhecemos hoje - com foliões se divertindo atrás de carros de som, que posteriormente, seriam batizados de trios elétricos.
Trio elétrico é o nome pelo qual é chamado o caminhão adaptado com aparelhos de sonorização com estrutura para shows de aproximadamente sete horas. O carro que deu origem ao que chamamos de trio elétrico hoje foi criado pelos amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), no ano de 1950. Osmar, que era proprietário de uma oficina mecânica, decidiu decorar um Ford 1929 com vários círculos coloridos, como se fossem confetes e colou uma placa com os dizeres "Dupla elétrica". Dodô montou uma fonte que foi ligada à corrente de uma bateria de automóvel, que alimentava o funcionamento dos alto-falantes instalados no carro. A dupla saiu no domingo de carnaval pelas ruas de Salvador e arrastou milhares de folião. No ano seguinte, a dupla convidou um amigo para formar um trio, o "trio elétrico".
A partir de então, novos trios elétricos surgiram no carnaval de Salvador. Nessa época, os músicos ainda tocavam em cima de caminhonetes, em estruturas bem diferentes dos trios atuais. Na década de 60, a Prefeitura de Salvador começou a promover concursos de trios elétricos, assim, os desfiles dos trios se tornava tradição na Bahia. Isso permitiu que no decorrer dos anos, os carros fossem aperfeiçoados e já na década de 80 existiam trios com palcos giratórios e elevadores automáticos.
No início da década de 1990, o carnaval de Salvador passa a ser profissionalmente comercializado e atrai dezenas de patrocinadores, sem necessitar tanto do aporte da Prefeitura de Salvador. A partir de então, novos ritmos passaram a fazer parte da festa, como o pagode e a música afro.
Para organizar o público de cada bloco carnavalesco e tornar os trios economicamente rentáveis foram criados os abadás, camisas identificadas com os nomes e cores de cada bloco, que dão direito aos foliões brincar dentro das cordas.
Aos foliões que não possuem abadá também é dado direito de brincar o carnaval. Batizados de pipoca, esse público curte o carnaval do lado de fora dos trios e pode acompanhar o artista de sua preferência ao longo do circuito. Existem três circuitos principais.

Ritmos predominantes
- Axé e afoxé
Axé music
Axé music, a partir da década de 90, os baianos adotaram o estilo musical como trilha sonora dos preparativos para o Carnaval. O ritmo representa a união entre vários estilos (afro, frevo baianos, samba). Nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Luiz Caldas ajudaram a projetar o axé music para o Brasil todo. O ritmo rapidamente se espalhou pelo país todo (com a realização de carnavais fora de época, as micaretas), e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos durante todo o ano.
Afoxé
De origem iorubá, a palavra afoxé poderia ser traduzida como "a fala que faz". Para alguns pesquisadores seria uma forma diversa do maracatu. Três instrumentos básicos fazem parte desta manifestação. O afoxé (ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, os atabaques, e o agogô, formado por duas campânulas de metal. As melodias entoadas nos cortejos dos afoxés são praticamente as mesmas cantigas entoadas nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá. O Afoxé, longe de ser, como muita gente imagina, apenas um bloco carnavalesco, tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé.
Como se comemora -Durante o Carnaval, a cidade de Salvador costuma receber mais de dois milhões de turistas vindos de todo o mundo. A festa é dividida em três circuitos - Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico), mas há também palcos alternativos com atrações de rock, hip hop, música eletrônica e samba. Trios dos mais variados estilos se intercalam nos três circuitos principais - atrás de um trio elétrico de uma banda de axé pode vir um bloco afro, um afoxé. Em Salvador, a folia dura seis dias, começando numa quinta e indo até a terça de Carnaval. Em 2005, o evento foi eleito pelo Guinness Book o maior carnaval de rua do mundo, com 2 milhões de foliões.
Fonte de pesquisa: Site da Revista Escola.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

A ESCOLA QUE SE QUER E A ESCOLA QUE SE TEM.T-Tem De Tudo

A ESCOLA QUE SE QUER E A ESCOLA QUE SE TEM
Será que o novo presidente ,Jair Bolsonaro vai nos dar a escola que se quer?
Será que vamos apenas ficar com a escola que já se tem?

Já que tenho a oportunidade
De falar sobre a educação
Um direito de todo cidadão
Seja ele do campo ou da cidade
Tenha ele qualquer cor ou idade
Pra escola com certeza ele vem
Com estudo ele pode viver bem
Mas o problema da gente agora é
Que não é essa a escola que se quer
Mas é essa a escola que se tem

Uma escola que vem pré-fabricada
Que acompanha a globalização
Que não trabalha o que tem na região
Onde o saber popular é quase nada
A família continua afastada
Do aluno se diz que nada quer
Me respondam a culpa de quem é
Se questiono e a mudança nunca vem
Essa é a escola que se tem
Mas não é a escola que se quer   
          



COLÉGIO ESTADUAL PROF.CARLOS VALADARES

1


A merenda é comprada em pregão
Alimentos industrializados
Enquanto isso nos quintais cultivados
Acerolas apodrecem pelo chão
Variadas são as frutas do sertão
Que podiam servir e muito bem
Para a escola e a família também
Mas enquanto esta união não vier
Não é essa a escola que se quer
Mas é essa a escola que se tem


Uma escola onde todos são tratados
Como vazios de sonhos e pensamentos
Onde não se leva em conta os sentimentos
Onde o EU nem sempre é respeitado
Onde tudo já e padronizado
E pronto pra você tudo já vem
Só a escola sabe e mais ninguém
O aluno que aprenda se puder
Essa não é a escola que se quer
Mas é essa a escola que se tem




2



Que controlem as ações do dia a dia
Orientem da escola o Caminhar
Sem precisar com isso exagerar
Com excessos de burocracia
Desculpe se parece Ousadia
Mas uma escola assim não se mantém
É bem difícil sem recurso alguém
Levar pra frente uma coisa qualquer
E é essa a escola que se tem
Mas não é a escola que se quer


Uma escola com super lotação
De até cinqüenta alunos por espaço
Que tira o estímulo e mata de cansaço
Não tem recursos e nem atração
Que prenda do aluno a atenção
E o resultado disso aí qual é
Reprova na avaliação o que vier
De um aproveitamento que nunca vai bem
Não é essa a escola que se quer
Mas é essa a escola que se tem            






3







Que tenha profissionais preparados
Que trabalhem com amor e vocação
Que tenham boa remuneração
E continuem sendo bem treinados
Nos seus horários sejam respeitados
Reconhecido o saber que eles detém
Que a educação pratiquem também
Sabendo quão importante ela é
Essa é a escola que se quer
Mas não é a escola que se tem


Uma escola com perspectivas
Espaço pra sonhar e aprender
Pra treinar pra vida, pra gostar de ler
Alegre e humana, atraente e viva
Moderna e espaçosa, calorosa e ativa
Que nela se encaixe a família também
Para onde com prazer a gente vem
Que respeite cada um como ele é
Essa é a escola que se quer
Mas não é a escola que se tem




4





Uma escola que faça inclusão
Que o pensamento de todos seja um
Onde o desejo de ajudar seja comum
E as diferenças a motivação
Todos juntos pela educação
Nação, Estado, Município e até,
Escola, Comunidade e quem quiser
Ser incluído pode vir também
Construir a escola que se quer
Aproveitando a escola que se tem.

FIM





Um dia quem sabe, todos acordem, para juntos tirarmos os projetos do papel e sem propaganda sem shows, sem estandalhaço; sem modelos europeus ou americanizados, pensem no Brasil pelo Brasil.
Aí sim, teremos uma educação
 http://vivendoeversando.blogspot.com/

















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