REGULAMENTO GERAL
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Este Regulamento dispõe sobre a organização da VIII GINCANA do CEPCV. Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo.
É de responsabilidade dos Coordenadores da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes da equipe.
2. QUANTO À ORGANIZAÇÃO:
A gincana é organizada pelo pedagógico e direção da Unidade Escolar, com o intuito Comemorar os 50 anos do CEPCV e de fazer uma atividade alternativa, descontraída e de interesse geral em função da cooperação e convivência entre estudantes e professores da Unidade Escolar.
3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana procura atender aos seguintes objetivos:
• Promover a integração entre e estudantes, professores e funcionários do CEPCV;
• Desenvolver os valores éticos e exercitar a cooperação entre os membros da equipe;
• Estimular o espírito participativo como atitude positiva;
• Desenvolver aspectos culturais e recreativos;
• Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4. QUANTO AO TEMA:
A Gincana Cultural do CEPCV tem como tema: “Jubileu de Ouro do CEPCV”, contemplando a história do CEPCV que se mistura com a história do próprio município de Santa Barbara.
5. QUANTO ÀS EQUIPES:
Cada equipe será composta pelos alunos do CEPCV, ensino Fundamental II, organizados em 5 grupos contendo (35 alunos), sendo que cada equipe também terá 2 professores como “padrinhos/ madrinhas”. Cada turma deverá convidar seus padrinhos e escolher o próprio nome. Em cada equipe deverá ter no mínimo 7 alunos de cada serie (6° ano ao 9° ano). Todas as equipes deverão ter a mesma quantidade de alunos.
Depois de escolhido as equipes, NÃO SERÀ PERMITIDO TROCAR DE EQUIPE.
6. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES TODOS OS ALUNOS DEVEM PARTICIPAR.
Somente os padrinhos/madrinhas das equipes e os líderes terão acesso à Comissão Organizadora, para tirar dúvidas. Os participantes das equipes deverão estar, durante as etapas da gincana, devidamente identificados por um crachá e pela cor da sua equipe. Caberá a equipe organizar sua identificação. É importante a honestidade, lealdade e espírito de equipe entre os membros participantes. O respeito entre os componentes será de suma importância.
As infrações serão analisadas pela comissão de organização, podendo provocar a desclassificação ou perda de pontos da equipe.
Atenção:
1. Brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, ou que comprometam o bom nome do Colégio, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.
2. Desrespeitar (verbalmente ou fisicamente) qualquer professor, funcionário do Colégio ou aluno, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.
3. Não usar as redes sociais para ofender equipes adversarias e/ou colegas.
4. Perde ponto se o aluno e/ou a equipe ficar perturbando/ atrapalhando qualquer outra equipe.
7. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
As Equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de pontos, sendo premiado o 1º lugar de cada turno. A gincana valerá 2,0 (dois pontos) dentro da média da I unidade.
8. DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO
A comissão organizadora decidirá os casos omissos por este regulamento, quando observados pela comissão organizadora.
9. PONTUAÇÃO Cada tarefa terá uma pontuação definida e divulgada quando for divulgada a tarefa. Sendo somada a pontuação de cada tarefa cumprida com sucesso, acumulando pontos.
10. PROVAS As provas acontecerão em dois dias distintos (sábados letivos). Cada equipe receberá tanto o regulamento quanto instruções sobre as provas.
Algumas provas serão SURPRESAS e as equipes só saberão no dia.
TAREFAS
“Comemorar, Homenagear!! APRENDER, SEMPRE! Pesquisar, decobrir!! Nada melhor do que fazer tudo isso, brincando, em contato com os amigos, os pais, os colegas, a comunidade! Na Gincana Cultural em Comemoração aos 50 anos do CEPCV, vamos marcar pontos com competência, alegria, união e compromisso! Veja, alguns das tarefas que sua equipe irá enfrentar!!!”
TAREFA 01
TORCIDA MAIS ANIMADA E ORGANIZADA
Durante o período da gincana, todos os jurados estarão avaliando as equipes, começando pelo grito de guerra. A equipe deverá organizar o grito de guerra de acordo com o tema da gincana. Serão avaliadas: animação, organização e espírito esportivo e participativo. Valor da Tarefa: 20 pontos Duração: 05 min. para cada equipe.
1ª lugar – 20 pontos
2º lugar – 15 pontos
3º lugar – 10 pontos
4° e 5° lugares – 05 pontos
TAREFA 02
REVELANDO TALENTOS
Cada equipe deverá apresentar uma paródia musical referente ao tema da Gincana, com instrumentos musicais. Os tipos de instrumentos são definidos pela equipe. A apresentação será feita em no máximo 07minutos e deverá contar com alunos para coreografar. Mínimo de participantes: 10 alunos.
JULGAMENTO – criatividade, coerência, organização, desenvoltura, tempo, oralidade. Valor da Tarefa:
50 pontos Duração: 05 min. para cada equipe.
1ª lugar – 50 pontos
2º lugar – 40 pontos
3º lugar – 30 pontos
4° e 5° lugares – 20 pontos
TAREFA 03
EXPLORANDO A CRIATIVIDADE
Cada equipe deverá apresentar uma logomarca que represente o Colégio Estadual Professor Carlos Valadares da forma mais criativa. Cinco professores, que não estejam envolvidos na gincana, e a comissão julgadora avaliarão cada logomarca. A logomarca que obtiver maior pontuação será exposta nas propagandas.
Valor da Tarefa:
20 pontos Duração: 05 min. para cada equipe.
1ª lugar – 20 pontos
2º lugar – 15 pontos
3º lugar – 10 pontos
4° e 5° lugares – 20 pontos
TAREFA 04
EXPLORANDO A CRIATIVIDADE
Cada equipe deverá apresentar uma logomarca que represente o Colégio Estadual Professor Carlos Valadares da forma mais criativa. Cinco professores, que não estejam envolvidos na gincana, e a comissão julgadora avaliarão cada logomarca.
A logomarca que obtiver maior pontuação será exposta nas propagandas.
Valor da Tarefa:
20 pontos Duração:
05 min. para cada equipe.
1ª lugar – 20 pontos
2º lugar – 15 pontos
3º lugar – 10 pontos
4° e 5° lugares – 20 pontos,
20 ponto para cada equipe
TAREFA 05
ALUNO SHOW
Cada equipe deverá criar o Hino para o nosso Colégio!
Não deixem de homenagear as pessoas que fizeram e fazem parte da “Família Carlos Valadares” e de contar como o CEPCV é importante para você!
Sejam bastante criativos!!!
Valor da Tarefa: 50 pontos Duração:
05 min. para cada equipe.
1ª lugar – 50 pontos
2º lugar – 40 pontos
3º lugar – 30 pontos
4° e 5° lugares – 20 ponto
TAREFA 06
EX-ALUNO
Cada equipe deverá trazer um ex-aluno, vencerá a equipe que trouxer o exaluno mais velho. O ex-aluno(a) deve apresentar documento que comprove o ano que ele estudou no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares.
Cada aluno deve contar sobre suas vivencias/ memorias no CEPCV.
Duração: 05 min. para ex-aluno falar sobre seu relato.
Valor da Tarefa: 20 pontos
1ª lugar – 20 pontos
2º lugar – 15 pontos
3º lugar – 10 pontos
4° e 5° lugares – 20 pontos
TAREFA 07
EU AMO AQUILO QUE FAÇO
Cada equipe deverá homenagear um funcionário que trabalha ou que trabalhou no colégio. Usem a criatividade para Homenagear essas pessoas que tanto contribuíram e contribuem para que a nossa escola esteja pronta para nos receber a cada dia. Os pontos dessa atividade serão para a equipe fizer a Homenagem mais emocionante.
Duração: 05 min. para cada equipe fazer a homenagem.
Valor da Tarefa:
20 pontos 1ª lugar
– 20 pontos 2º lugar
– 15 pontos 3º lugar – 10 pontos
4° e 5° lugares – 20 pontos
TAREFA 08
MEU PROFESSOR É NOTA MIL!
Cada equipe deverá convencer qualquer professor (a) do CEPCV para que ele possa fazer uma apresentação ao vivo (cantar, dublar, recitar poesia, fazer magica, contar uma história, etc..), juntamente com a turma. Pelo cumprimento da tarefa, a equipe obterá 50 pontos, e pela criatividade, harmonia e desenvoltura do conjunto (professores e alunos), os jurados atribuirão notas de 8 a 10 pontos.
TAREFA 09
A MINHA HISTÓRIA É UM CONTO DE AMOR.
Cada equipe deverá escrever um texto inédito (podendo ser conto, cordel, soneto, fabula, etc..) e apresenta-lo CARACTERIZADO no dia da Gincana. Esse texto deverá ter como tema os 50 anos do CARLOS VALADARES e a relação dos alunos com o Colégio.
Valor da Tarefa: 50 pontos
Duração: 05 min. para cada equipe.
1ª lugar – 50 pontos
2º lugar – 40 pontos
3º lugar – 30 pontos
4° e 5° lugares – 20 pontos
TAREFA 10
TESTANDO CONHECIMENTOS
Cada equipe deverá indicar 05 meninos e 05 meninas (de séries diferentes) para que participem da competição “Torta na Cara”. Nessa competição, os alunos responderão a dez perguntas referentes a História do CEPCV. Para cada resposta certa, as equipes que fizerem parte do time receberão 05 (cinco) pontos.
TAREFA 11
HISTÓRIA DO CEPCV EM FOTOS
Para essa tarefa, cada líder irá ser chamado pela Comissão Organizadora para fazer um sorteio. Nesse dia (data a definir), conheceremos a década que cada equipe ficará responsável. Nessa prova, cada equipe deverá montar um mural com fotos, representado a década sorteada.
Valor da Tarefa:20 pontos
1ª lugar – 20 pontos
2º lugar– 15 pontos
3º lugar– 10 pontos
4° e 5° lugares– 5 pontos
TAREFA 12
BOLO DECORADO
Cada equipe deverá confeccionar um bolo com um dos símbolos da escola. A escolha dos símbolos é livre! No dia determinado, o líder de cada equipe deverá apresentar a comissão organizadora o símbolo escolhido pela sua equipe para que não corra o risco de duas ou mais equipes com o mesmo símbolo.
Valor da Tarefa: 50 pontos
2º lugar – 40 pontos 3º lugar – 30 pontos 4° e 5° lugares – 20 pontos