terça-feira, 15 de abril de 2014

04 CUIDADOS SOBRE MARKETING DIGITAL QUE DEVE TER COM SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS

04 CUIDADOS SOBRE MARKETING DIGITAL QUE DEVE TER COM SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS

Cada vez mais os empreendedores estão descobrindo o Marketing Digital como uma poderosa ferramenta de divulgação de suas empresas, e estão cada vez mais investindo nesse segmento em busca de resultados rápidos e na boa exposição da marca.
Afinal, o que é o Marketing Digital? Segundo a Wikipédia, o marketing digital é definido como: “ações de comunicação que as empresas podem realizar através da internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.”
Desnecessário dizer que, em pleno século XXI, saber utilizar-se das novas tecnologias da informação que encontram-se disponíveis é fundamental para qualquer um que queira impulsionar sua marca e até mesmo sobreviver no mercado.
Algumas vantagens que podemos encontrar no marketing digital:
·         Os clientes e consumidores cada vez mais estão conectados na internet e a usam para pesquisarem e tomarem suas decisões de consumo;
·         O empreendedor consegue reduzir custos na divulgação de sua empresa, podendo comprar e vender com valores menores;
·         A divulgação da marca, dos produtos e até mesmo dos novos produtos da empresa conseguem chegar ao público alvo com velocidade muito maior do que nos meios tradicionais, sem contar que podem chegar a potenciais consumidores nos mais variados lugares do mundo;
·         A empresa fica disponível ao cliente todos os dias da semana, 24 horas por dia.
As opções de ferramentas do marketing digital podem ser os sites, as lojas virtuais, o e-mail marketing, os links patrocinados, as mídias sociais, entre outras.
As mídias sociais (como Facebook, blogs, Twitter, YouTube, Flickr, SlideShare, fóruns) têm sido bastante utilizadas ultimamente, com empresas cada vez mais criando suas páginas e perfis. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem com a exposição da marca. Listamos algumas dicas úteis abaixo:


1)    Manter o conteúdo da página sempre atualizado
O empresário deve certificar-se de que seu perfil ofereça conteúdo de qualidade e que agreguem valor aos seus seguidores, para que mantenha-os fidelizados e consiga atrair cada vez mais clientes para seu negócio.

2)    Ter o perfil pessoal separado da página da empresa
A vida pessoal deve estar sempre separada da vida profissional. Isto significa que o empresário deve evitar colocar fotos, mensagens pessoais ou participar de discussões polêmicas na página da empresa, para não causar uma má exposição da marca.


3)    Resolver os conflitos com os clientes imediatamente
Qualquer dúvida ou eventual reclamação dos clientes deve ser resolvida e esclarecida sem demora. Uma reclamação não resolvida ou desconsiderada pode trazer como resultado um cliente insatisfeito que irá expressar sua indignação nas redes sociais, o que será devastador para a empresa. Cuidado!

4)    Acompanhar o andamento da página diariamente
O empresário deve acompanhar todos os dias o andamento da sua página nas mídias sociais, para que possa corrigir eventuais erros e manter os canais de comunicação com seus clientes sempre atualizados. Nunca é demais mencionar que as boas regras de ética e de educação cabem em qualquer lugar, quanto mais no mundo online!


A boa imagem da empresa e a boa reputação junto aos clientes é algo inestimável e que deve ser preservado a todo custo. Se o empreendedor souber como gerir essa tão poderosa ferramenta das mídias sociais, sem dúvida verá o crescimento e fidelização de sua marca rapidamente.


Sucesso!