quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Plano de aula-ciências-I unidade e II unidade

Unidade Escolar :
Área de conhecimento :
Componente Curricular /Disciplina : Ciências e Natureza                         turma 7º ano        Turno- mat/vesp
Professor(a) :

                                                        I Unidade  

 

Unidade  didática
Competência e  habilidades 
Conhecimento/Conteúdo
Transversalidade / Diálogos  Possíveis 
Metodologia 
Processo  Avaliativo







Primeira Unidade


*Apreciação da  vida  em sua    diversidade .
*Respeito  pelos   hábitos  alimentos
Das  outras culturas *Valorização dos  progressos da ciências e suas aplicações   médicos como agentes  do  bem  estar  humano .
*Valorização   dos avanços    tecnológicos  e científicos  empregados na  área da  saúde .  


*  O corpo humano o sistema  de    hoje .
* o  conhecimento  do  corpo  humano  através   do  tempo.
*Nosso  corpo   é  um  sistema  integrando
*Função de  nutrição 
* Nutrição
*Aproveitando os   nutrientes  dos  alimentos  .
*Absorção 

Pluralidade Cultural

*Coleta    de Informações   utilizando   diferentes   fontes (  revistas , livros, jornais , internet , vídeos )
*Utilização   de    tabelas informativas  sobre nutrientes para  avaliação   do  conteúdo  colérico   de  uma   dieta   diária .
*Elaboração   de   cartazes   informativos  entre     outros     suportes   sobre   os temas  estudados .
*Aula   expositiva   leitura  e interpretação  de  textos .

Forma e Critério
Resultado Observado (ao  final da unidade)


*Trabalho individuais e  em  grupos .
*Avaliação individuais
*Teste
*pesquisas
*Exercícios de classe
*Participação
*Pontualidade na  entrega   de  trabalhos   individuais .
  










Segunda Unidade



*Apreciação   da  literatura .
*Pesquisa , estudo  e discussão  sobre   real  e imaginário
*Obras do autor
*Jorge Amado
*Capitães  da areia
*A arte   de  contar   historia
*Movimento  e senso    de divisão




*Sistema cardiovasculares.
*A circulação do sangue.
*As composições e as funções do sangue.
*A respiração e o sistema urinário.
*Respiração:trocas gasosas e movimentos respiratórios.

*O ar no nosso corpo.
*Formação de resíduos pela células .
*Hipertrnsão.


*Pluralidade  
cultural



*Coleta   de  informação  utilizando    diferentes  fontes ((internet , jornais , revista vídeo etc.)
*Aula expositiva  
*Leitura
*Confecção  de  cartazes 
*Musicas
*Filmes
*livros  e   copia   de  textos


*Exercícios de classe e extra classe.
*Trabalhos individuais e em grupo.
*Participação.
 *Provas .
*Testes
Pontualidade na entrega de trabalhos.