quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Plano de aula-Bullying- temdetudo24hs















Disciplina: Língua Portuguesa/ Atividade Interdisciplinar
Público Alvo: 3º Ano – Ensino Médio
Tema: Bullying
Tempo Estimado: 06 Aulas

Justificativa:
A prática do bullying é uma realidade presente tanto nas nossas escolas como fora dos seus muros. As vítimas dessa prática carregam marcas profundas por toda a vida e muitos acabam até, cometendo suicídio. É papel também da escola conscientizar os seus educados sobre o tema, ensinando-os a não praticar ou tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo.
Objetivo Geral:
Propiciar ao alun, a oportunidade de aprofundamento no tema proposto, preparando-o para o debate e posicionamento crítico sobre o mesmo.
Objetivos Específicos:
1. Reconhecer o bullying como uma realidade presente dentro e fora das escolas.
2. Identificar as características do bullying.
3. Analisar o comportamento e as práticas violentas entre os jovens.
4. Perceber o bullying como resultado de preconceitos enraizados socialmente.
5. Despertar para a valorização de si e do outro.
6. Exercitar a expressão e desenvolver o senso crítico.
Habilidades:
Observar, diferenciar, analisar e opinar.
Desenvolvimento:
1ª aula: 50 minutos
O professor anunciará o tema da aula, questionando a turma sobre o que sabem a respeito do mesmo. Abre-se um momento para a socialização do conhecimento prévio. Em seguida, os alunos serão conduzidos ao laboratório de Informática e convidados a acessar o endereço:http://revistaescola.abril.com.br/bullying, onde encontrarão relevantes informações acerca do tema, informações dispostas no formato pergunta/resposta. O professor acompanhará a sequência das perguntas juntamente com os alunos, fazendo comentários e ouvindo os alunos acerca das suas opiniões.

2ª aula: 50 minutos
Continuidade ao processo. Neste link, ao final da discussão, os alunos poderão postar suas opiniões sobre o tema.
3ª aula: 50 minutos
Exibição, por parte do professor, de um breve vídeo: “O que é bullying/bullying nas escolas”-
e de dois depoimentos de adolescentes (Felipe e Isabela), ambos vítimas de bullying e cyberbullying (termo esse também discutido nas aulas anteriores). Tais depoimentos foram dados no Programa Altas Horas (Rede Globo de Televisão).
( Todo o material disponível no endereço: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com .)
Após a exibição do material, os alunos serão convidados a expressarem oralmente suas impressões e opiniões sobre o que viram. O professor deverá chamar a atenção para as consequências da prática do bullying sobre as vítimas.

4ª aula: 50 minutos
Produção de textos. Individualmente, os alunos deverão produzir um texto dissertativo sobre o tema, utilizando argumentos favoráveis ao seu ponto de vista. Após corrigidos, os textos deverão ser expostos num mural da escola.
5ª aula: 50 minutos
Divisão da turma em grupos. No Laboratório de Informática, os grupos deverão postar no blog da escola a resposta da enquete: “A escola pode ou não ajudar no combate ao bullying?” (enquete anteriormente postada no blog pelo professor).
6ª aula: 50 minutos
Socialização dos textos produzidos pelos grupos em resposta à enquete.
Recursos:
Computador, TV Pendrive, Datashow, Internet e Vídeo-clip.
Avaliação:
- Participação e contribuição (individual) nas discussões durante as aulas.
- Produção individual de texto.
- Produção textual em grupo.

Referência Bibliográfica:
- SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de janeiro: Objetiva, 2010.
- Http://bullyingportalprofessor.wordpress.com
- Http://revistaescola.abril.com.br/bullying




Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...